Facebook Pixel Fallback

20 anos dos cursos de Comunicação da USC

Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas receberam Moção de Aplauso da Câmara dos Vereadores de Bauru



Daniela Luchesi, Fábio Manfrinato, Mayra Ferreira e Vitor Brumatti

No dia 02 de maio, a Universidade do Sagrado Coração (USC) recebeu a Moção de Aplauso da Câmara dos Vereadores de Bauru pelos 20 anos dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Fábio Manfrinato e a Universidade foi representada na cerimônia pela Diretora do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, M.ª Daniela Luchesi, pela coordenadora do curso de Jornalismo, M.ª Mayra Fernanda Ferreira e pelo coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, M.e Vitor Pachioni Brumatti, que na ocasião estava representando também a Coordenação do Curso de Relações Públicas.

A Moção de Aplauso é uma forma de homenagear pessoas e instituições que desenvolvem ou desenvolveram serviços relevantes a toda comunidade, mediante aprovação da Câmara dos Vereadores. “Recebê-la foi um momento muito importante, uma vez que demonstra o olhar atento da sociedade, representada pelo poder público, para uma história de 20 anos dos cursos de Comunicação, em que mais de 1.000 profissionais já se formaram e estão atuando em âmbito local, regional, nacional e até mesmo, internacional”, comentou Brumatti sobre a homenagem recebida. 

Para os coordenadores, a Moção simboliza o reconhecimento do comprometimento da Universidade com o ensino e a sociedade. “Representa um trabalho bem feito, com qualidade e respeito pelo outro, fazendo da comunicação uma marca institucional e que valoriza o cidadão”, disse Mayra.  Comprometimento que, para Vitor, é resultado de esforços da comunidade acadêmica. “Acredito que representa a consolidação de um trabalho forte, constante e intenso desses três cursos em se firmar como uma das referências em formação na área de Comunicação no interior do estado de São Paulo”, completou. 

Os desafios e as vitórias 

Nos anos 90 quando os cursos foram lançados, a USC, assim como agora, se norteava pela indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão como princípio fundamental da sua essência como Universidade. Neste período, surgiram os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas que, desde então, têm assumido diversos desafios. “O desafio é lidar com as questões acadêmicas relacionadas a um curso de bacharelado em consonância com as exigências do mercado profissional em constante atualização. Há também uma preocupação presente em oferecer uma formação forte, de qualidade e alinhada com o que há de mais inovador dentro da profissão, para isso buscamos, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão abranger essas demandas e oferecer uma formação completa”, explicou Vitor. O coordenador acredita que os cursos de Comunicação da USC estão em constante processo de evolução. “Os cursos mantém uma matriz atualizada de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como com as inovações que o mercado apresenta e busca profissionais capacitados para atuar frente a esses desafios. A mudança mais forte nos últimos anos, e talvez décadas, é o processo de digitalização, tanto dos meios de comunicação, bem como do próprio processo de se fazer a comunicação”, pontuou. 

Para Mayra, além de se atentar às demandas do mercado, um dos desafios é repensar o ensino de jornalismo para assegurar a atuação do profissional e com a marca da USC. “Nossos egressos têm tido êxito, exatamente, pelo diferencial de saber apurar e contar as históricas com um olhar diferenciado, plural. E nos quatro anos de graduação, o trabalho de coordenação tem sido um diálogo constante com este mercado e com os alunos, que se destacam em empreendedorismo jornalístico com qualidade de produtos inovadores que têm sido reconhecidos em premiações nacionais”, pontuou. Mayra acrescenta, especificamente para o curso de Jornalismo, que o resultado positivo que vem obtendo está pautado, sobretudo, na formação ética e de responsabilidade. “Visamos a formação humana e integral aos jornalistas, para que possam atuar na profissão compromissados com o público e com as demandas da sociedade. A grade curricular do curso contempla as mudanças da área, do impresso ao on-line, do analógico ao digital, e garante a especialização nas diferentes mídias em meio a um trabalho multidisciplinar em atividades que integram disciplinas teóricas e práticas de modo que os estudantes possam refletir sobre as práticas e produzir conteúdos com mais senso crítico”, explicou. 

A egressa do curso de Relações Públicas da USC, Ana Elisa Matana Barradel, se formou em 2010 e, naquela época, a formação humana e integral já fazia parte do ensino. “Cursar Relações Públicas na USC com o currículo vigente na época foi incrível. A formação universitária - no sentido mais literal da palavra - me possibilitou ter uma visão humanizada e global da realidade do mundo. Matérias como Antropologia, Sociologia, Geopolítica foram, sem dúvida, as matérias que mais despertaram em mim o senso crítico e a vontade de mudar a minha volta. Digo isso porque a técnica é de fácil acesso. Hoje, com o advento da internet, aprender algo novo ficou extremamente fácil. O que ficou difícil é trabalhar o olhar analítico sobre uma situação. E é isso o que o profissional de Relações Públicas mais precisa: um olhar profundo sobre as situações de uma organização. Por isso, sou extremamente grata à minha formação na USC, que foi além do "beabá" educacional e me levou a um novo patamar onde aprendi a ser resiliente diante de um novo desafio”, disse. 

A Diretora do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas há 9 anos, professora M.ª Daniela Luchesi Luchesi, cita o sucesso desses 20 anos dos cursos de comunicação graças à soma de esforços que refletem no jeito usqueano de ensinar.  “Como instituição de ensino superior inovadora e de excelência acadêmica, investimos continuamente na formação humana, profissional, ética e espiritual dos nossos estudantes. A produção acadêmica está orientada a colocar o saber para o bem da sociedade formando profissionais competentes, criativos, comprometidos com a transformação da sociedade e líderes com o coração”, ressaltou. 

Da fita K-7 ao digital 

Como pontuaram os coordenadores dos cursos de comunicação, a área passou e passa por constantes transformações, sobretudo pelas tecnologias em redes de computadores, digital, internet, que revolucionaram o fazer das profissões. Para os estudantes das primeiras turmas, o sentimento de saudosismo é presente ao lembrar de uma época de muito aprendizado, embora hoje transformado, mas sobretudo de construção de bases profissionais sólidas que são independentes de contagem temporal. 

Ricardo Bizarra foi estudante da primeira turma de Jornalismo e responsável por produzir o primeiro jingle – música de abertura - da Rádio Cigarra FM, atual WebRádio USC e contou como era feita a produção de áudios na época. “O trabalho dos alunos era amplificado no serviço de som externo da Universidade, na hora do intervalo. Não tínhamos Bg´s, efeitos sonoros ou edição em computador. Toda edição dos programas era feita no play e pause do aparelho de K-7. Tive o prazer de produzir o primeiro jingle de abertura da rádio. Convidei um amigo pra cantar e em uma noite, produzimos!”, lembra. O Jornalista reforça a transformação da área e a importância da formação acadêmica para seu desenvolvimento profissional.  “De lá pra cá a dinâmica do jornalismo mudou muito. Mas uma coisa que aprendemos juntos naquela época: a essência de um bom profissional nunca muda! Valores éticos e respeito ainda são os mesmos de vinte anos atrás”, concluiu. 

Com uma infraestrutura diferenciada na qual se evidencia a aprendizagem ativa e dinâmica, aliada ao suo adequado das tecnologias, os Cursos de Comunicação contam com Laboratório de Metodologias Ativas, propiciando a interação e a participação do estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem, um Laboratório de Rádio com dois estúdios, sala de redação e sala de aula que permitem o acompanhamento de produções de trabalhos práticos e teóricos dos estudantes dos cursos de Comunicação. Conta também com o Laboratório de Multimídia equipado com computadores com alta capacidade de processamento para edição de áudio, vídeo e editoração eletrônica de materiais impressos; o Laboratório de TV/TV Acadêmica com estúdio, central técnica, duas ilhas de edição não-linear, sala de redação equipada com notebooks e sala de aula equipada com projetor multimídia e TV de LED integrada aos demais ambientes, fornecendo toda infraestrutura necessária para a captação, edição e pós-produção de materiais; e o Laboratório Fotográfico, que possui equipamentos modernos e atualizados para atividades fotográficas.

Confira o primeiro jingle da Rádio Cigarra FM:


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7238-20-anos-dos-cursos-de-comunicacao-da-usc.html
Tags: USC, Comunicação, 20 anos, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro