Facebook Pixel Fallback

Egressa de Publicidade e Propaganda cursa mestrado no exterior

Camila Formiga Hanada se formou em 2013 e ingressou no mestrado em Estratégias de Marketing Digital na Trinity College, em Dublin, na Irlanda



A egressa do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Sagrado Coração (USC), Camila Formiga Hanada, está em Dublin, na Irlanda, cursando o mestrado em Estratégias de Marketing Digital (Digital Marketing Strategy) na Trinity College. Nele, são desenvolvidas competências de análise e visão de negócios necessárias para ter sucesso no mundo digital, bem como habilidades de planejar, projetar e implementar estratégias que agregam valor às organizações. 

Em entrevista com Camila, a comunicação da USC perguntou sobre a experiência lá fora e como foi se adaptar em outro país com hábitos e costumes diferentes. Ela contou, também, sobre as exigências do processo seletivo, e deu dicas para quem quer seguir carreira no exterior. Confira!  

USC: Conta para gente como funciona o Programa. 

Camila: Aqui, o Mestrado é mais como uma pós-graduação lato sensu. Não tenho que defender uma dissertação, mas me formando nesse curso eu sou apta a dar aula em Universidades. Como o curso é meio período, eu tenho aula duas vezes por semana e são divididos em módulos. Os professores de cada módulo têm diferentes métodos, mas normalmente temos um projeto final em grupo, no final de cada módulo, e um projeto final individual. Alguns professores optam por provas de autoconhecimento, mas como é um curso de meio período e todos os alunos trabalham, os professores preferem analisar com trabalhos e projetos, para não ficar muito pesado. É um curso bem prático e com o uso de muitas ferramentas digitais. 

USC: E o processo seletivo? Como foi? 

Camila: O processo seletivo é um pouco diferente do Brasil. E também vai depender de qual país você é e qual faculdade está prestando, porque cada uma tem seu método de seleção. Para Brasileiros, a Trinity College exige que você tire mais que 6.6 no IELTS (prova que analisa seu inglês), tenha seu currículo traduzido (para analisar sua experiência anterior), apresente referências acadêmicas de professores traduzidas (pra analisar sua performance na faculdade), inclua certificados, certificado de conclusão de curso, histórico escolar e uma carta pessoal dizendo um pouco sobre você, o porque está  aplicando e qual seria sua contribuição para a faculdade. De acordo com a sua performance escolar e notas, a banca faz a análise.  

USC: Por que optou pelo Programa no exterior? De onde surgiu o interesse? 

Camila: Eu moro na Irlanda há quatro anos e queria voltar a trabalhar na área de comunicação. Percebi que a melhor forma de contribuir era aprendendo mais sobre marketing digital, porque é o que esta em alta atualmente. Eu terminei a faculdade há quatro anos e vim direto pra cá. Naquela época nem era ensinado nada de digital na faculdade e é um dos campos mais importantes na área de comunicação hoje em dia. Na hora de escolher meu curso, eu observei também que a Irlanda é um centro de empresas do mundo digital: tem Google, Facebook, LinkedIn, Accenture. Todas essas empresas de tecnologia estão aqui, o que vai ajudar bastante para entrar no mercado. 

USC: E como foi o processo de adaptação em outro país, com outra cultura? 

Camila: No começo foi complicado, mas tudo vale como aprendizado. Foi a minha primeira experiência fora do Brasil, e aprender sobre outras culturas é impagável. Hoje me sinto com uma cabeça totalmente diferente. A gente começa a entender que o mundo não é só aquilo que conhecemos, não é branco e preto, existem diferentes culturas e temos que respeitá-las. E honestamente eu acredito que essa nova visão será muito produtiva na minha vida profissional. Mas voltando a falar sobre a adaptação, depende da pessoa, tem gente que se adapta rápido à língua inglesa, ao tempo frio, tem gente que demora mais. 

USC: A USC contribuiu neste processo?

Camila: Foi na USC que tive minha formação acadêmica, e eu sou muito grata por isso. Sei que tive uma formação de ponta e que muitas coisas que aprendi em Publicidade e Propaganda estão me servindo de base pra esse mestrado. Na Universidade, eu participei bastante das atividades extracurriculares e elas foram muito importantes no meu processo. 

USC: Se você tivesse que dar alguma dica para quem quer prestar algum Mestrado fora do país, qual seria?

Camila: É muito importante ter o domínio da língua do país que você está estudando. É um grande desafio cursar uma graduação ou pós-graduação em uma língua que não é a nossa. Eu vejo como algo positivo, pois sabendo disso acabo me esforçando muito mais do que os nativos. Eu também aconselho a tentar fazer contribuições acadêmicas, como artigos, conferências e atividades extracurriculares, pois elas têm um grande peso. Veja também como é a questão de visto no país de sua escolha, esse é um fator muito importante. Acredito que ter uma experiência fora do país é importante para o crescimento profissional e pessoal.

 


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7242-egressa-de-publicidade-e-propaganda-cursa-mes.html
Tags: USC, egressa, Publicidade e Propaganda, Mestrado, Dublin


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro