Facebook Pixel Fallback

Egressa da USC tem trabalho premiado no 9º Congresso Internacional de Crustáceos

Jessica Colavite foi uma das cinco premiadas pela Sociedade de Carcinologia no evento considerado o mais importante sobre estudos da biologia de crustáceos



Prof. Dr. William Santana, Ms. Jessica Colavite e Prof.ª Dra. Amanda Windsor

A egressa do curso de Ciências Biológicas, Jessica Colavite, e o professor Dr. William Santana da Universidade do Sagrado Coração (USC) participaram do 9º Congresso Internacional de Crustáceos (9th International Crustacean Congress - 9ICC), realizado entre os dias 22 e 25 de maio, em Washington DC, nos EUA. No evento, Jessica apresentou dois trabalhos, sendo um premiado pela Sociedade de Carcinologia (The Crustacean Society), maior instituição carcinológica do mundo e organizadora do Congresso. 

O evento premiou os cinco melhores trabalhos apresentados e é considerado o mais importante no que se refere aos aspectos da biologia de crustáceos. Os trabalhos apresentados por Jessica foram orientados pelo Prof. Dr. William Santana e desenvolvidos em parceria com a USC no Laboratório de Sistemática Zoológica da Universidade. 

Intitulado "Taxonomic Revision of the Eastern Pacific Species of Stenocionops", o trabalho premiado foi apresentado no formato de pôster e trata-se de uma revisão taxonômica das espécies de caranguejos aranha do Pacifico Oriental do gênero Stencionops. O estudo é parte de sua dissertação de mestrado, realizado na Universidade Regional do Cariri no Ceará, no qual foram revisadas as espécies Atlânticas desse gênero. “Esses caranguejos habitam diversos substratos, como recifes de corais e fundos rochosos. Eles são conhecidos como caranguejos decoradores, pois se camuflam ao colocarem materiais encontrados no ambiente, como anêmonas, algas e esponjas e as espécies do Pacífico são encontradas desde a Califórnia até o Peru, incluindo as Ilhas de Galápagos. Com esse estudo, eu consegui prover uma chave de identificação para o gênero que auxiliará na identificação correta das espécies e no mapeamento da sua real distribuição, o que consequentemente  contribui para o conhecimento da biodiversidade desses locais”, explicou. 

Outro trabalho apresentado no Congresso foi na modalidade oral, sobre seu atual projeto de doutorado, que consiste também na revisão taxonômica de outro gênero de caranguejos decoradores. Na apresentação, foram apresentados os resultados parciais de um potencial complexo de Macrocoeloma trispinosum, espécie usada em aquarismo e que possui diferentes morfotipos desde a Carolina do Norte até o Rio Grande do Sul, através da combinação de dados moleculares e morfológicos.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7265-egressa-da-usc-tem-trabalho-premiado-no-9-con.html
Tags: USC, egressa, trabalho premiado, Crustáceos


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro