Facebook Pixel Fallback

2º Retiro Universitário do ano #DeVoltaPraCasa no Centro de Transformação e Vivência

O tema da segunda edição possibilitou a 16 jovens o reencontro com Deus, consigo mesmo e uma leitura da própria caminhada deste primeiro semestre



No dia 09 de junho, a Pastoral da Universidade (PdU) da Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou o  2º Retiro Universitário do ano #DeVoltaPraCasa no Centro de Transformação e Vivência (CTV) de Bauru. Para esta segunda edição de 2018, o tema proposto deu continuidade à reflexão indicada pela primeira edição “Alcanç@dos pelo Amor”, na qual proporcionou um encontro íntimo com Deus, consigo mesmo e com os outros. O objetivo do segundo momento foi permitir o reencontro de Deus e consigo mesmo e fazer a leitura da própria caminhada deste primeiro semestre à luz da fé e a projeção do caminho a partir da luz vinda do silêncio e da oração. 

Pensando na temática #DeVoltaPraCasa, o retorno desses jovens começou com o reconhecimento de quem eles verdadeiramente são através da peregrinação de um caminho distribuído ao longo do CTV. Nele, havia sete paradas que os levaram a refletir através de objetos que um peregrino usa e situações que o mesmo enfrenta em sua caminhada. “A juventude conectada alcança tantos e tantos caminhos com facilidade, alguns nos levam a perdas, desencontros, tristezas, decepções, mas existem diversas “casas” às quais precisamos retornar. Os jovens refletiram sobre estas “casas”, sendo elas a casa espiritual – o seu ser, morada de Deus; a casa física – o seu corpo, repositório de tudo o que somos e das escolhas que fazemos e a casa família – nosso tesouro do céu aqui na terra”, explica o Assistente da Pastoral da Universidade (PdU), Anderson Santos. 

O retorno para a casa espiritual aconteceu na reconciliação com Deus através da confissão, depois de observar sua peregrinação até ali. Já a casa física, que precisa ser cuidada e alimentada, foi representada pela oportunidade de silêncio e contemplação e partilha de um lanche comunitário. A casa família foi o tema abordado pelo casal Wilson e Marli, da Comunidade Famílias Novas de Agudos. O testemunho levou os jovens a refletir sobre a sua vivência familiar, sobre o que há em seu coração e sobre como este reencontro consigo mesmo também impacta no seu reencontro com a família. “Independente de onde nós tenhamos nos aventurado, o importante  é lembrar que sempre temos para onde voltar. O abraço do Pai no filho Pródigo  apresentado no evangelho de Lucas 15, 11-31, é o abraço misericordioso que Deus sempre tem a nos oferecer cada vez que temos a coragem de voltar para casa”, disse a Coordenadora da PdU, Irmã Marcia Assis. 

Reconciliados com Deus e consigo mesmo, os jovens finalizaram o Retiro sentindo a presença de Jesus em suas vidas através de um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. “Este Jesus que todos adoramos e bendizemos juntos naquela noite, é o mesmo que mora dentro de cada um, nos acompanha, nos ama, nos compreende e espera por nós, mesmo que no peregrinar desta vida acabemos por nos esquecer Dele em alguns instantes, mas agora sabemos que sempre há chance de fazer o caminho #DeVoltaPraCasa”, concluiu Santos.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7305-2-retiro-universitario-do-ano-devoltapracasa-.html
Tags: USC, 2º Retiro, CTV


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro