Facebook Pixel Fallback

Jornada de Biomedicina da USC

Evento trouxe temas atuais da área e divulgou o conhecimento científico entre acadêmicos, professores e profissionais



A Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou a Jornada de Biomedicina nos dias 13 e 14 de junho. Com temas atuais da área, o evento divulgou o conhecimento científico e promoveu a integração entre acadêmicos, professores e profissionais através de cursos, palestras, mesa redonda e exposição de trabalhos orais e pôsteres. No total, 23 trabalhos foram apresentados no formato de pôster e, dentre eles, três foram selecionados para apresentação oral e premiados. 

O curso “Diagnóstico de doenças e seleção de terapia a partir de PCR em tempo real” foi ministrado pela Dra. Tatiana Maria de Souza Moreira, professora na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de Araraquara. A Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Radiofarmácia do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Dra. Ana Claudia Camargo Miranda ministrou a palestra “A atuação do biomédico na Medicina Nuclear”. O minicurso “Extração de células derivadas da medula óssea de camundongos” foi realizado por M.ª Marcela Furtado, Mestranda em Imunologia Básica e Aplicada FMRP na Universidade de São Paulo (USP). Para o encerramento do primeiro dia de atividades, a Jornada contou com a mesa-redonda “Biomedicina: a profissão do futuro”, com os palestrantes: Dra. Renata Caroline Ferreira Lopes do Amaral, Coordenadora da Pós-graduação em Biomedicina Estética na Universidade Cruzeiro do Sul; Dr. Salvador de Jesus Donega, professor na Facoph em cursos de Harmonização Facial; Dr. Wellerson Rodrigo Scarano, presidente da Comissão de Integridade, Ética e Práticas na Pesquisa da UNESP; Esp. Marcelo Milanda Ribeiro Lopes, coordenador geral do Centro de Estudos de Terapias Naturais de Bauru (CETN). 

Para o segundo dia, o curso “Atividade antimicrobiana de substâncias naturais” foi ministrado pela M.ª Ana Stéfano Simionato, doutoranda na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O Biomédico Esp. Jonathan Tavares realizou o minicurso “Biomédico na Perfusão”. Uma série com três palestras encerrou o evento: “Látex para aplicações biomédicas”, ministrada por Juliana Ferreira Floriano, doutora em Ciência e Tecnologia de Materiais pela UNESP; “Reprodução Assistida”, com a Dra. Aline Bomfim, mestre em Biologia da Reprodução pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP); “Novas tecnologias para novos profissionais”, com o Dr. Rafael Gomes Satiro de Oliveira, MBA em Gestão de saúde. 

Segundo a coordenadora do evento, a Prof.ª M.ª Daniela Nicolielo, a Jornada de Biomedicina, em uma metodologia de incentiva à pesquisa, premiou os três melhores trabalhos. “A ciência está presente em todas as áreas de atuação do ser humano, desta forma, incentivar a pesquisa tem como objetivo o aperfeiçoamento acadêmico. A pesquisa tem o compromisso de formar não somente cientistas, mas também de buscar o desconhecido, colaborando com o desenvolvimento do assunto pesquisado e levantamento de dados para futuros descobrimentos”, disse.

Confira os trabalhos premiados: 

1º lugar

Título: INVESTIGAÇÃO DO EFEITO DE TRIBULUS TERRESTRIS NA ANÁLISE HISTOLÓGICA FEMORAL DE CAMUNDONGOS SUIÇOS FÊMEAS OVARIECTOMIZADAS E NÃO OVARIECTOMIZADAS

Autores: Thainá Valente Bertozzo; Lucas Roberto Moreira; Jonatas Medeiros de Almeida Ângelo; Márcia Clélia Leite Marcellino

2º lugar

Título: A EXPOSIÇÃO DE FÊMEAS ADULTAS AO EXTRATO HIDRO-ALCOÓLICO DE CASEARIA SYLVESTRIS NA DOSE LOAEL CAUSA INTERRUPÇÃO DO CICLO ESTRAL

Autores: Amanda das Neves Gini; Carla Dal Bianco Fernandez

3º lugar

Título: PURIFICAÇÃO PARCIAL DE β-1,3-GLUCANASE DE Aspergillus niger

Autores: Luana do Amaral Bovi; Bruna Letícia Martins; Geisiany Maria de Queiroz-Fernandes


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7318-jornada-de-biomedicina-da-usc.html
Tags: USC, Jornada de Biomedicina


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro