Facebook Pixel Fallback

Nutrição da USC é destaque em eventos da área da saúde

Estudantes do curso foram premiados nos eventos JONUB e GANEPÃO com estudo sobre tratamento de camundongos



O curso de graduação em Nutrição da Universidade do Sagrado Coração (USC) participou, nos meses de maio e junho, de dois eventos científicos significativos: a 18ª Jornada de Nutrição da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (JONUB – UNESP) de Botucatu – SP, e o GANEPÃO, o maior Congresso de Nutrição da América Latina, realizado em São Paulo – SP.

O trabalho apresentado em ambos os eventos, intitulado “Efeito da curcumina associada à piperina no tratamento de camundongos portadores do tumor sólido Erlich”, foi desenvolvido pelos estudantes Marina Gaiato Monte e Pedro Capelazzo Rodrigues, sob orientação da Prof.ª Dra. Natália Baraldi Cunha e co-orientação da Prof.ª Dra. Dulce Helena Jardim Constantino. O estudo teve como objetivo geral analisar os parâmetros nutricionais como perda de peso e ingestão alimentar, além de avaliar o tamanho do tumor. Para isso, foram avaliados quatro grupos: um controle, com tumor sem tratamento; um com tratamento apenas com o composto orgânico piperina; um com o tratamento apenas com o composto curcumina; e um com a associação dos dois compostos, piperina e curcumina para o tratamento, tendo sido esse o mais efetivo para a recuperação de ganho de peso e consumo alimentar, controlando o crescimento do tumor.

As professoras e os estudantes compareceram no Congresso Nacional GANEPÃO, realizado entre os dias 12 e 15 de junho, com sete trabalhos a serem apresentados. Com o estudo citado anteriormente, a aluna Marina Monte levou o primeiro lugar nas apresentações orais. Já na 18ª JONUB, Pedro Rodrigues foi premiado em segundo lugar com o mesmo trabalho.

Para Cunha, tais eventos são grandes oportunidades para atualização na área de Nutrição e melhorias nos currículos. “Indo a congressos, temos a oportunidade de conviver com os profissionais renomados da nossa área, estimulando o saber científico, em especial dos nossos alunos. Os alunos interessados nesses tipos de eventos saem melhores preparados, em termos de currículo, para concorrer a provas de aprimoramentos, mestrado e outras pós-graduações”, disse.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7342-nutricao-da-usc-e-destaque-em-eventos-da-area.html
Tags: USC, Nutrição


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro