Facebook Pixel Fallback

USC participa da seleção de receitas para o livro do Programa Mesa Brasil

Roseli Claus e Richtier Gonçalves foram jurados da ação “LAB de Receitas”, que selecionou os 18 melhores pratos para o material que será lançado em novembro



No dia 28 de junho, os coordenadores dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Universidade do Sagrado Coração (USC), Prof.ª Dra. Roseli Aparecida Claus Bastos Pereira e o Prof. Dr. Richtier Gonçalves da Cruz, respectivamente, participaram da banca de degustação da ação “LAB de Receitas”, promovida pelo Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (SESC) junto à assistente técnica da Gerência de Saúde e Alimentação (GSAL) e coordenadora do Programa Mesa Brasil no Estado de São Paulo, Luciana Curvello Gonçalves e Aline Bataier Maronezi Martins, nutricionista e coordenadora do Programa Mesa Brasil SESC Bauru.

A “LAB de Receitas”, a fim de sensibilizar os participantes para uma reflexão sobre outros aspectos do “cozinhar”, como um ato que mobiliza muitas emoções e mexe com todos os sentidos, selecionou as melhores receitas que farão parte do próximo livro do Programa Mesa Brasil. No total, 64 receitas foram enviadas e 30 foram selecionadas para degustação, seguindo os seguintes critérios: conter parte(s) de alimentos normalmente desprezadas, como cascas, sementes ou talos, e um ingrediente usado de maneira inusitada, diferente do convencional utilizado normalmente para a referida receita. Para o livro, que será lançado em novembro, foram aprovadas 18 receitas.

A ação, além de prospectar novas possibilidades de receitas com os alimentos doados em diferentes tipos de refeições, objetiva estimular a integração entre pares e a participação coletiva em ações formativas realizadas pelo Programa Mesa Brasil e fomentar a importância do aproveitamento integral de alimentos, explorando preparos diversificados e inovadores, possibilitando, assim, a troca de conhecimentos, dicas e informações com chefs renomados da cozinha nacional e a valorização do trabalho de cozinheiros participantes do Programa.

Em agosto, no Laboratório de Nutrição da USC, será realizada uma oficina culinária, com o objetivo de auxiliar os manipuladores sobre a higiene, formas de manuseio e armazenagem para o melhor aproveitamento dos alimentos doados.

Mais sobre o Mesa Brasil

O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. 

Em Bauru, o Mesa Brasil é coordenado pelo SESC Bauru e conta com parceria da USC e do Sindicato do Comércio Varejista de Bauru, o SINCOMÉRCIO. Na USC, o programa conta com a parceria do curso de Nutrição para as seguintes funções: Treinamento e capacitação da equipe técnica e de colheita na identificação e classificação dos alimentos, seu correto manuseio e acondicionamento; treinamento mensal para capacitação e/ou aperfeiçoamento dos profissionais da área de alimentação das instituições atendidas; pesquisa e desenvolvimento de novas receitas para repasse aos profissionais da área de preparo das refeições das instituições atendidas; palestras e cursos abertos à comunidade sobre hábitos saudáveis; educação alimentar e otimização do reaproveitamento de sobras.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7352-usc-participa-da-selecao-de-receitas-para-o-l.html
Tags: USC, Corpo Docente, Nutrição, Gastronomia


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro