Facebook Pixel Fallback

Docente da USC participa de evento científico internacional

Entre os dias 10 e 13 de julho, Rita Peruquetti participou da Reunião Anual da Sociedade para Estudos da Reprodução, nos Estados Unidos, e apresentou trabalho sobre Envelhecimento e Fertilidade



A Prof.ª Dra. Rita Luiza Peruquetti, coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Sagrado Coração (USC), participou da 51ª edição da “Society for the Study of Reproduction Annual Meeting”, ou Reunião Anual da Sociedade para Estudos da Reprodução, apresentando um trabalho em forma de pôster sobre Envelhecimento e Fertilidade.

O evento, que abordou a temática Reprodução e Envelhecimento, atrai anualmente pesquisadores interessados em mecanismos de reprodução vindos de diversas partes do mundo, e trouxe, na edição desse ano, o tema “Caminhos a se descobrir: Sinalização para Reprodução, Desenvolvimento e Longevidade”.

O trabalho supervisionado e apresentado por Peruquetti foi intitulado “Envelhecimento e formação de corpos cromatóides: esses eventos fisiológicos estão correlacionados?” e teve a coautoria de: Elisa Gomes dos Santos e Renata Pereira Amorim (Mestres em Saúde Coletiva pela USC e egressas respectivamente dos cursos de Biomedicina e Farmácia/USC); Maraisa Alves Silva e Dayana Salles Silva (egressas do curso de Biomedicina/USC); Leticia de Souza Giordano (egressa do curso de Biomedicina/USC e atual bolsista de treinamento técnico nível III TT-3, FAPESP); Wilson Aparecido Orcini (Responsável técnico pelo Laboratório de Biologia Molecular e Citogenética/ USC); e do Prof. Dr. Lucas Trevizani Rasmussen (PPG Ciência e Tecnologia Ambiental/USC e do curso de Biomedicina/USC).

No estudo, o grupo observou que existe uma alteração na estrutura dos corpos cromatóides (constituídos por em cobaias machos que envelhecem naturalmente, o que pode ser uma das causas da redução do número de espermatozoides em indivíduos mais velhos. “Se conseguirmos confirmar essa relação, os componentes químicos e moleculares dos corpos cromatóides nas células percussoras dos espermatozoides podem vir a se tornar alvos terapêuticos para reversão da redução do número de espermatozoides em homens mais velhos que ainda desejam se tornarem pais, além de serem alvos terapêuticos para a própria prevenção do processo de envelhecimento”, conta a supervisora do estudo.

O artigo completo também foi publicado recentemente na revista “Experimental Biology and Medicine” (“Medicina e Biologia Experimental”) e pode ser acessado clicando aqui


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7422-docente-da-usc-participa-de-evento-cientifico.html
Tags: USC, Docentes


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro