Facebook Pixel Fallback

Jornada de Terapia Ocupacional da USC integrou alunos e profissionais da área

Evento discutiu os desafios da atuação do profissional na atualidade, com palestras, minicurso, mesa-redonda e apresentação de trabalhos



Nos dias 08 e 09 de outubro, a Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou a Jornada de Terapia Ocupacional, com palestras, minicurso, mesa-redonda e apresentação de trabalhos, que contemplaram as inovações na atuação do terapeuta ocupacional, refletindo e aprofundando estudos científicos na área e promovendo a integração de alunos e profissionais aos desafios da atuação na atualidade.

Para o primeiro dia de evento, a palestra de abertura foi ministrada pelo terapeuta ocupacional e mestre em Ciências da Reabilitação Neuro-Motora, e também o vice-presidente do CREFITO 3 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região) Adriano Conrado Rodrigues, que falou do papel do terapeuta ocupacional em contextos de atuação multiprofissional, contemplando competências e amplitude de abordagens, métodos, técnicas e intervenções terapêuticas ocupacionais. Na sequência, a colaboradora externa da Câmara Técnica Regional de Saúde Mental do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (CREFITO 3), Priscila Cordeiro, abordou a importância de fortalecer ações na área para a gestão de serviços de saúde na palestra “Terapia Ocupacional na Gestão em Saúde”. Para finalizar, relatos de experiências da atuação da terapia ocupacional foram tratados na mesa-redonda “Experiências profissionais impulsionadas pela parceria, nas áreas de Terapia Ocupacional” pelos profissionais M.ª Ana Claudia Tavares Rodrigues, Dra. Marcia Cristina Almendros Fernandes Moraes, Esp. Ana Laura Spirandeli Cruz de Oliveira, M.ª Juliana Peixoto Pizano e Esp. Evandro Caversan de Godoy.

O segundo dia de evento contou com o minicurso “Intervenção Sensorial na Saúde Mental”, conduzido pela Esp. Mariane Aparecida Terssoni da Conceição, delegada no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO 3, que falou sobre intervenções baseadas na disfunção da modulação sensorial,  envolvendo o uso de atividades específicas às necessidades do cliente, estratégias comportamentais, equipamentos específicos e da modificação do ambiente físico e social para ajudar na regulação da experiência sensorial de um indivíduo. Para encerrar a Jornada, Tatiana Barbieri Bombarda falou da contribuição da intervenção da terapia ocupacional nos cuidados assistenciais oferecidos para todo paciente que tenha uma doença fora de possibilidades de cura na palestra “Cuidados Paliativos na Terapia Ocupacional” e, para encerrar a Jornada, a Terapeuta Ocupacional da Espanha, M.ª Cristine Pergamo contou sua experiência profissional e internacional na palestra “Atuação da Terapia Ocupacional na Espanha”.

Para a organizadora da Jornada e coordenadora do curso de Terapia Ocupacional, Prof.ª M.a Cristina Maria da Paz Quaggio, o sucesso do evento se dá pela interação significativa entre os futuros terapeutas ocupacionais e os atuais profissionais representantes do mercado de trabalho. “Foi atingido o objetivo de valorizar as inovações da atuação dos profissionais da área e integrou estudantes e profissionais para melhor preparação para o mercado de trabalho, o que ficou visível entre os participantes da Jornada”, conta.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7596-jornada-de-terapia-ocupacional-da-usc-integro.html
Tags: USC, Eventos, Jornada, Terapia Ocupacional


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro