Facebook Pixel Fallback

Sucesso na Jornada de Ciências Biológicas da USC

Evento evidenciou a diversidade de atuação do biólogo com minicursos, palestras, mesa-redonda, apresentação de trabalhos e uma Feira de Ciências para alunos do Ensino Médio



Nos dias 08 e 09 de outubro, a Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou a Jornada de Ciências Biológicas, evento que evidenciou a diversidade de atuação do biólogo em cinco minicursos, duas palestras, mesa-redonda, apresentação de trabalhos e até evento cultural e Feira de Ciências para alunos do Ensino Médio, com temas que envolveram Ciências da Saúde, Ciências Ambientais, Ciências Agrárias, Ciências Forenses, Educação e muito mais.

Para o primeiro dia do evento, dois minicursos deram início ao período da tarde. O biólogo Bruno Tayar Marinho do Nascimento apresentou o minicurso “Metodologia de pesquisa aplicada a Herpetofauna: amostragem e identificação”, que acompanhou a definição e execução de métodos que visam a conservação de espécies e evitam ameaças à diversidade biológica de répteis e anfíbios de determinada região. Simultaneamente, o físico e docente da Faculdade Gran Tietê, Prof. Marcelo Alexandre Finez, ministrou o minicurso “A biologia na análise da cena de um crime”, identificando o papel da biologia na investigação criminal por meio de estudos de genética, botânica e até mesmo entomologia (estudos de insetos) no processo de coletas de provas criminais.

Para o final da tarde, foi realizada a exposição “Abertura Cultural”, onde empreendedores ligados à área ambiental puderam expor os seus trabalhos e a equipe do Jardim Botânico de Bauru pôde conversar com os participantes presentes sobre o projeto “Eu curto sagui. Ele lá e eu aqui!”. Em seguida a cerimônia oficial de abertura ocorreu no Anfiteatro E002 para introduzir a mesa-redonda “A diversidade da atuação profissional do Biólogo”. As vertentes profissionais no mercado de trabalho de Ciências Biológicas foram expostas e analisadas, propondo um debate sobre as oportunidades de atuação como Biologista, Professor, Agente de Saúde, Laboratorista, Pesquisador e entre outros. Para isso, a composição da mesa contou com os palestrantes: Nelson Antônio Gallo, biólogo e Gerente Regional de Unidades de Conservação – Fundação Florestal/SMA; Dr. Paulo Henrique Weckwert, que atualmente coordena a área de concentração em Biologia Oral do Programa de Pós-Graduação em Biologia Oral e é docente da graduação da USC; Robson Tirotti Felipe, perito criminal da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SP) e professor concursado da Academia de Polícia Civil (SP); e Dra. Sabrina Santos Rochel Maia, docente de Ensino Fundamental I em Bauru – SP, com pós-doutorado no Centro de Receptores Nucleares e Sinalização Celular na Universidade de Houston, Texas – EUA.

No segundo dia de evento, foram realizados três minicursos, duas palestras, apresentações de banners e pôsteres, e Feira de Ciências. “Meiose: análise a partir de testículos frescos de gafanhoto” foi o minicurso ministrado pela Dra. Rita Peruquetti, doutora em Genética e coordenadora do curso de Ciências Biológicas da USC, no qual foi explicado o processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade; “Biologia de camarões de importância econômica” ficou por conta do Prof. Dr. João Alberto Farinelli Pantaleão, Especialista em biologia e ecologia de crustáceos decápodes; e “Fungos filamentosos no controle biológico: quadro atual e perspectivas futuras” foi conduzido por Noemi Carla Baron Cozentino, mestra em Microbiologia Aplicada, e abordou algumas características desse tipo de colônia – que pode ter características aveludadas ou algodonosas – no controle de pragas agrícolas e insetos transmissores de doenças.

À tarde, às 17h, foram apresentados os trabalhos inscritos nos formatos de banner e pôster no setor vivência do bloco E da USC. No local, também ocorreu a Feira de Ciências, em que alunos do Ensino Médio puderam participar para conhecer melhor os projetos científicos e experimentos que foram expostos.

No período noturno, a partir das 19h, a palestra “Programação fetal: do desenvolvimento intrauterino ao envelhecimento” ficou por conta do doutor em Biologia Celular e Estrutural, Luis Antonio Justulin Junior, e discutiu esse fenômeno que explica a relação entre o meio intrauterino desfavorável e o desenvolvimento de doenças na vida adulta, tanto na produção animal quanto na reprodução humana. Na sequência, Tiago da Silveira Vasconcelos, doutor em Ciências Biológicas-Zoologia, ministrou a palestra “Mudanças climáticas e seus potenciais impactos na distribuição da diversidade biológica”, traçando um panorama geral das mudanças de clima e as consequências para o meio ambiente. Ao final do dia, os melhores trabalhos de cada área de avaliação do evento – Ciências da Saúde, Ciências Ambientais, Práticas Educativas e Feira de Ciências – foram premiados com certificação.

Para Peruquetti, o evento trouxe a oportunidade de atualização em relação ao mercado de trabalho e as vertentes do profissional de Ciências Biológicas. “Foi muito importante ver a envolvimento dos alunos com o evento, pois os mesmos participaram do processo de montagem da programação, divulgação e aproveitaram intensamente todas as atividades do evento. Esse tipo de evento, além de ser importantíssimo para a formação acadêmica do aluno, possibilita uma maior interação dos nossos alunos e docentes com alunos e profissionais de outras instituições, o que possibilita a abertura de portas e estabelecimento de contatos para uma futura inserção no mercado profissional”, conta.

Confira os trabalhos premiados!

Área: Ciências da Saúde

Título do trabalho: Expressão de genes localizados nas regiões de heterocromatina e não heterocromatina do cromossomo 9 e sua associação com a fertilidade reduzida em homens 

Autora: Amanda Gonçalves M. da Costa

Área: Ciências Ambientais

Título do trabalho: Análise da frequência e planejamento das espécies arbóreas dos Bairros Vila Engler e Jardim Marambá, Bauru – SP

Autora: Paula Letícia A. Gimenez

Título do trabalho: Morfologia dos gonópodos i de mithraculus forceps a. milne-edwards, 1875 (crustacea: decapoda: brachyura)

Autor: Rafael F Swenson

Área: Práticas Educativas

Título do trabalho: O Reino Vegetal: atividades práticas com alunos do 7º ano do ensino

Autora: Fabiana G. Crepaldi Miras

Área: Feira de Ciências 

Título do trabalho: Sustentabilidade e tecnologia - criando um irrigador inteligente

Autora: Cecília Ayumi da Silva Ivata


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7607-sucesso-na-jornada-de-ciencias-biologicas-da-.html
Tags: USC, Eventos, Jornada, Ciências Biológicas


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro