Facebook Pixel Fallback

USC realizou Fórum de Iniciação Científica

Mais de 160 comunicações orais e 180 painéis foram apresentados no evento, que tem o objetivo de incentivar a prática da pesquisa na Graduação e no Ensino Médio



A Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou, entre os dias 05 e 09 de novembro, o XXV Fórum de Iniciação Cientifica – PIBIC; VI Fórum de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI e V Fórum de Iniciação Cientifica do Ensino Médio PIBIC-EM, com o objetivo de incentivar a prática da pesquisa na Graduação e no Ensino Médio. A programação contou com palestra, comunicações orais e sessão de painéis. 

Nos dias 05 e 06 (segunda e terça-feira), cerca de 180 painéis foram expostos no setor vivência do bloco K e apresentados no dia 06 pelos autores das pesquisas. O Fórum contou, também, com a palestra “Iniciação à pesquisa científica: desafios e possibilidades”, ministrada pela Dra. Eliana Marques Zanata, que atua na área da pesquisa e da extensão universitária, principalmente nos seguintes temas: Inclusão, Educação Inclusiva, Deficiências, Projeto Pedagógico e Políticas Públicas para a Educação Especial e Inclusiva. Os participantes puderam saber mais sobre a importância da Iniciação Científica na formação acadêmica e para o futuro profissional. 

Nos dias 07 e 08 de novembro (quarta e quinta-feira), mais de 160 apresentações orais foram realizadas, com trabalhos desenvolvidos por alunos de cursos dos Centros de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Humanas e Saúde.

A Prof.ª Dra. Sandra Fiorelli Simeão, Coordenadora Geral dos Programas de Iniciação Científica da USC e uma das organizadoras do evento, fala da importância de incentivar a pesquisa no ambiente acadêmico. “O Fórum de Iniciação Científica é o ponto máximo da atividade de IC em âmbito institucional, porque permite ao aluno a oportunidade de socializar seu trabalho com os demais membros da comunidade universitária, demonstrando a aquisição da competência de comunicar-se cientificamente. A participação de docentes da USC e de outras Instituições, pós-graduandos e discentes, com críticas e sugestões aos trabalhos apresentados, representa uma grande contribuição à formação dos alunos”, disse. 

Sobre os programas de IC na USC 

O PIBIC é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e tem a intenção de apoiar e incentivar a política de iniciação científica criada nas Instituições de Ensino e Pesquisa de todo o Brasil. O foco principal do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) é promover uma ênfase científica aos novos talentos que estão para se formar. Os projetos de pesquisa nos quais os alunos e as alunas participam devem ter qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada por um pesquisador qualificado. 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o PIBITI, visa proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, o PIBIC-EM foi criado com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de ensino, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por docente/pesquisador qualificado em instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisa.

A IC/Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo destina-se a alunos de graduação em instituições de ensino superior localizadas no Estado, para desenvolvimento de pesquisa científica (IC) ou tecnológica (IT) sob a direção de um orientador com título de doutor ou qualificação equivalente, avaliado por sua súmula curricular. O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do projeto de pesquisa e deve ter um bom desempenho acadêmico. As bolsas podem ser solicitadas em qualquer época do ano, com duração de 12 meses. O candidato não poderá ter vinculo empregatício e dedicação exclusiva ao curso (mínimo de 12 horas semanais). 

O Fundo de Amparo a Pesquisa da USC (FAP/USC) é uma modalidade de Iniciação Científica financiada com recursos próprios da Universidade, como contrapartida as bolsas concedidas à mesma pelo CNPq. Tem como objetivos despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação e estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação. 

O Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) é uma modalidade de Iniciação Científica, na qual a Universidade disponibiliza toda a infraestrutura e recursos humanos para os alunos que não foram contemplados com as bolsas PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq e FAP/USC. Dessa forma, o aluno terá a oportunidade de desenvolver sua vocação científica, ser orientado por pesquisador qualificado, aprender técnicas e métodos de pesquisa, bem como ser estimulado a desenvolver o pensar cientificamente e a criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. 

O Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVIT) têm como objetivo contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico com alto potencial de inovação, realizando a transferência destas novas tecnologias para a sociedade.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7812-usc-realizou-forum-de-iniciacao-cientifica.html
Tags: USC, Fórum de Iniciação Científica, Pesquisa


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro