Facebook Pixel Fallback

Estudantes participam de programa de intercâmbio da Índia

Usqueanos foram contemplados com bolsas de estudos para o “2º Programa de Experiência em Intercâmbio Cultural” da Sharda University



Marcelo Vallin, Ana Laura Lucarelli, Ana Paula Martins, Gabrielle Hayashi e Luttiano Milanez em visita ao Taj Mahal

Entre os dias 22 e 29 de outubro, cinco estudantes da Universidade do Sagrado Coração (USC) viveram uma enriquecedora experiência. Marcelo Vallin, do curso de Engenharia de Computação, Ana Laura Lucarelli, de Arquitetura e Urbanismo, Ana Paula Martins, de Biomedicina, Gabrielle Hayashi, de Relações Internacionais e Luttiano Milanez, do MBA em Gestão Estratégica de Negócios foram contemplados com uma bolsa para o "2nd Cultural Exchange Experience Programme" (“2º Programa de Experiência em Intercâmbio Cultural”) da Sharda University, na Índia.

Os estudantes puderam visitar a Índia e experimentar a vida acadêmica e a cultura indiana participando de workshops e eventos ligados à educação e cultura do país. Também conheceram pontos turísticos, como o Taj Mahal. Confira, em depoimentos, como foi a experiência de cada um deles!

Ana Laura Lucarelli:

“O meu sonho sempre foi conhecer a Índia, mas nunca me passou pela cabeça ir realmente, já que era algo muito distante da realidade, e então recebi o e-mail da universidade me convidando para uma bolsa integral na ÍNDIA. Menos de um mês entre receber a carta e estar em Dheli. Só acreditei quando cheguei lá. Recepção nota 1000 da Sharda University, referência em medicina, maior universidade que já conheci, ótima estrutura e pessoas mais do que incríveis. Fomos à Índia como representantes do Brasil e da USC, uma grande responsabilidade em um programa cultural no qual cada país enviou cinco representantes.

Descobri uma Índia diferente dos meus sonhos, um país que é 8 e 80, repleto de beleza, paz,  cor, arquitetura, histórias, monumentos e acima de tudo felicidade. Uma população que mesmo nas condições mais precárias do mundo, vivendo na miséria está sorrindo e mesmo sem nada para comer ou viver está lá com alegria esperando para nos receber, dançar e cantar.

O mundo tem muito que aprender com a Índia, a como ser ser humano, a como respeitar o próximo independe de qualquer cor, religião, crenças. Exaltar a mulher e respeitar a família. Aprender a ser feliz com as pequenas coisas.

Obrigada USC e Sharda por essa experiência única na vida”.

Ana Paula Martins:

“As pessoas de lá são super atenciosas, as acomodações eram ótimas. No geral, foi tudo muito bom, uma experiência única. Agradeço muito as duas Universidades pela oportunidade de participar desse programa”.

Gabrielle Hayashi:

“A experiência foi incrível e os organizadores da viagem e da bolsa em si estavam extremante animados para nos ensinar mais sobre seu país. O que mais gostei definitivamente foram as visitas aos templos, além das primeiras aulas sobre cultura indiana.

Para aqueles que querem fazer intercâmbio, eu aconselharia que realizassem uma pesquisa bem aprofundada na escolha do país, para que visitem um lugar que combine com as preferências pessoais da pessoa. Por exemplo, não adianta ir para o Canadá no inverno se você não gosta de frio, pois a experiência vai ser danificada por conta disso. Outra dica, agora financeira, seria a busca por bolsas de estudos que cubram os gastos da viagem de forma parcial ou integral, tal como essa como nos levou para Índia”.

Luttiano Milanez:

“Foi uma experiência muito boa, fantástica! A questão cultural lá na Índia é muito forte, extremamente ampla e vasta. Mas o que eu mais gostei, com certeza, foram as pessoas. Muito atenciosas e receptivas.

O ponto alto da viagem foram as visitas aos templos, o Taj Mahal é simplesmente fantástico, todo feito em mármore, impressiona pela beleza. O templo de Akshardham também é incrível. Lá tem um festival das águas que é impressionante, com luzes, água sendo jogada pra cima, é muito bonito.

A experiência me fez rever nossa vida aqui no Brasil. Me fez enxergar que somos privilegiados em diversos aspectos. Apesar de termos desigualdade social, a questão lá na Índia é mais profunda”.

Marcelo Vallin:

“Melhor semana da minha vida! Me conectei e fiz várias amizades com pessoas de diversos lugares do mundo, pude praticar meu inglês como nunca antes, e ainda conhecer um país maravilhoso com uma cultura heterogênea e riquíssima como a Índia”.

Internacionalização na USC!

A USC oferece a seus estudantes, egressos, professores e funcionários mais de 50 convênios e parcerias internacionais com diversas Universidades por todo o mundo.  O Departamento de Relações Internacionais é o setor responsável por estabelecer convênios de cooperação acadêmica com Universidades estrangeiras, oferecer oportunidades de mobilidade internacional (intercâmbios) à comunidade acadêmica da USC e auxiliar em todos os aspectos burocráticos os estudantes que desejam realizar um intercâmbio.

O Departamento de RI funciona de segunda à sexta-feira, das 13h às 22h e está localizado no 4º andar do Bloco J da USC. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail: ird@usc.br ou telefones (14) 2107-7194 / (14) 2107-7350. A USC fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7819-estudantes-participam-de-programa-de-intercam.html
Tags: USC, intercâmbio, Índia


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro