Facebook Pixel Fallback

USC conquista 1º, 2º e 3º lugares no Prêmio Solucionar

Promovido pela Sedecon, a premiação objetivou identificar soluções voltadas à resolução dos desafios da cidade



A Universidade do Sagrado Coração (USC) conquistou, nesta quarta-feira (28/11), os 1º, 2º e 3º lugares no Prêmio Solucionar. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda de Bauru (Sedecon), dentro da programação da I Conferência de Negócios e Empreendedorismo Universitário, a premiação objetivou a identificação de soluções inteligentes e inovadoras voltadas à resolução dos desafios encontrados na cidade. 

O 1º lugar do Prêmio Solucionar foi para o Projeto de Extensão “Comunicação 3.0”, cujos desafios e soluções propostos pelos integrantes basearam-se no aumento da participação da população na Coleta Seletiva de Bauru. O 2º lugar foi para o projeto Canteiro Vivo e o terceiro para a ação de extensão Sorriso Saudável.

1º lugar: Projeto de Extensão – Comunicação 3.0

O melhor projeto, segundo o Prêmio Solucionar, foi um trabalho que envolve uma comunicação integrada entre jornalismo, publicidade, marketing e relações públicas. Em execução desde 2014, o projeto da USC propôs uma ação sobre reciclagem em Bauru.

O Comunicação 3.0 tem como objetivo sensibilizar os bauruenses sobre a reciclagem. Dessa forma, o programa é composto por ações que visam ampliar o conhecimento da população sobre a coleta seletiva e as cooperativas. Em prática, o projeto irá realizar ações informativas como palestras, materiais publicitários e conteúdos em áudio, motivando a população a participar de maneira mais intensa da seleção e destinação de recicláveis, para o correto descarte dos resíduos.

Segundo um dos membros do projeto e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da USC, Vitor Brumatti, a facilidade em colocar o projeto em prática, foi um dos motivos da vitória. Além disso, ele conta qual a sensação de ganhar o prêmio: “Ficamos muito felizes e avaliamos que vencer o prêmio dá visibilidade à problemática da reciclagem em Bauru. Esperamos que a cidade se engaje mais nessa problemática”.

2º lugar: Projeto – Canteiro Vivo

Já o segundo lugar foi para o projeto “Canteiro Vivo”, que consiste na revitalização de escolas municipais do ensino infantil e fundamental. Os alunos que participam do projeto analisam as demandas de cada escola, a faixa etária dos alunos e criam um ambiente alegre e lúdico para as crianças.

Assim, por meio de espaços com nova pintura e novo paisagismo é possível estimular o desenvolvimento das crianças. Além disso, segundo a coordenadora do curso de Engenharia Civil da USC e do Projeto Canteiro Vivo, Fabiana Costa Munhoz, os novos ambientes causam um impacto positivo tanto nas crianças quantos nas famílias que frequentam as escolas.

“Os alunos extensionistas contribuem de forma efetiva e significativa para melhorar a comunidade. É fundamental para um universitário compreender que as atividades de cada profissão são especificas, mas que os problemas da sociedade estão interligados e não são distintos”, diz.

3º lugar: Ação de Extensão – Sorriso Saudável

A ação “Sorriso Saudável”, uma parceria dos cursos de Design e Odontologia da USC surgiu como uma colaboração ao projeto “Suporte coletivo para escovas dentais”, da pós-graduação em Odontologia, que atua na Wise Madness em Bauru. Lá eles desenvolvem um trabalho de higiene bucal com crianças e adolescentes, em escolas.

O problema surgiu quando esses alunos não levavam os kits com escova de dente para o projeto e, dessa forma, não era possível ensinar sobre a higiene da boca. Por isso, era preciso pensar em uma forma de armazenar as escovas de dentes na instituição de forma correta. Foi quando o curso de Design foi acionado para dar apoio ao curso de Odontologia.

“Nós desenvolvemos uma solução para a necessidade de armazenar as escovas para que não fossem contaminadas. O protótipo é uma caixa armazenadora a partir de garrafas Pet, são capas individuais de escovas de dente. Foi uma solução prática e viável, porque pode ser facilmente construída”, explica Sileide Paccola, coordenadora de Design da USC.

Sobre o Prêmio 

O Prêmio contou com a inscrição de dez projetos. Do total, quatro foram desenvolvidos por alunos e docentes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP Bauru, cinco pela Universidade do Sagrado Coração (USC) e um pela Instituição Toledo de Ensino (ITE). A Banca Avaliadora foi composta por cinco integrantes: Ademir Redondo, Diretor da Escola SENAI de Bauru; Wilson Nishimura, Gerente Regional do SEBRAE Bauru; Robson Carmona, Diretor da ASSERTI Bauru; Carlos Mola, Coordenador da área de Projetos de Inovação da Paschoalotto; e Fábio Duran, Gerente de Serviços na Lecom Tecnologia. 

Os Critérios de Avaliação foram pautados em nove pilares, sendo eles a qualidade técnica da forma e conteúdo; profundidade da abordagem; amplitude e atualidade do desafio escolhido; multiplicidade de fontes; enfrentamento das consequências sociais e humanas; contextualização socioeconômica; propositura de soluções; fidelidade do protótipo em relação à síntese do projeto escrito e o potencial de aplicabilidade.

Sobre a I Conferência de Negócios e Empreendedorismo Universitário

A I Conferência de Negócios e Empreendedorismo Universitário integra o planejamento da Sedecon, buscando fomentar as discussões sobre inovação e tecnologia no município e promovendo a aproximação entre o Poder Público e os Centros Acadêmicos. Ariel Barca, Diretor de Logística e Novos Negócios da Sedecon, afirma que a próxima edição do evento já está confirmada para o ano de 2019. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Bauru


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7873-usc-conquista-1-2-e-3-lugares-no-premio-soluc.html
Tags: USC, Sedecon, SENAI, Prêmio


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro