Facebook Pixel Fallback

Coordenador do curso de Teatro da USC defendeu tese de doutorado na França

Rafael Resende realizou estudo sobre os aspectos artístico, teórico e pedagógico da atuação do palhaço



No dia 10 de novembro, o coordenador do Curso de Teatro da Universidade do Sagrado Coração (USC), Rafael Resende Marques da Silva, realizou a defesa da tese de seu doutorado em Artes e Estudos Teatrais, realizado em Montpellier na França. A pequisa tem o título “Développement d’une pédagogie du jeu clownesque : un parcours entre Brésil et Europe”, na tradução para o português “Desenvolvimento de uma pedagogia do jogo do palhaço: uma trajetória entre Brasil e Europa”. Ela analisa as técnicas do palhaço nos aspectos artístico, teórico e pedagógico. Entre 2012 e 2015, o pesquisador também recebeu apoio para realizar seus estudos com o auxílio da bolsa de doutorado pleno no exterior pela CAPES (Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior), cedida pelo Governo Federal.

Além da realização de oficinas de palhaço na Bélgica e na França, dois espetáculos foram criados com o jogo do palhaço. “Foram desenvolvidos dois espetáculos A2 (O amor entre dois palhaços) e Turning Point: os Burrocratas (uma paródia de um escritório) que foram criados e apresentados na Bélgica, França, Itália e Portugal. E continuam em circulação pelo Brasil. Tudo isso estimulará a pesquisa e a criação em teatro ampliando seu acesso e a fruição!”, conta. 


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7933-coordenador-do-curso-de-teatro-da-usc-defende.html
Tags: USC, Docentes


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro