Facebook Pixel Fallback

Inscrições abertas para a Semana de Estudos do Corpo Docente – SECOD da USC

Em sua 44ª edição, o evento tem como proposta promover discussões e atividades relacionadas à capacitação em ensino, pesquisa e extensão nas ações pedagógicas para 2019



Entre os dias 17 de janeiro e 01 de fevereiro, a Universidade do Sagrado Coração (USC) realiza a 44ª edição da Semana de Estudos do Corpo Docente para 2019. O evento será gratuito e promoverá atividades voltadas para o fortalecimento da missão e identidade da Instituição, em meio às questões que envolvem a busca pela excelência na área acadêmica. As inscrições vão até 17 de dezembro e podem ser feitas clicando aqui!

Entre as propostas da SECOD 2019, estão programadas palestras, reuniões, mesa-redonda, planejamento coletivo e individual de propostas de ensino, pesquisa e extensão, assim como reflexões espirituais. O objetivo principal é promover discussões sobre a prática docente e ações pedagógicas para o melhor desempenho no próximo ano letivo.

Para dar início à programação presencial, no dia 21 de janeiro, o escritor Prof. Dr. Júlio Furtado ministrará a palestra “Mediação da Aprendizagem no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades”, debatendo sobre a estrutura de uma aula significativa e estratégias recomendadas na educação superior.

O segundo dia do evento (22) apontará fatores positivos e negativos da modalidade semipresencial, com sugestões de ferramentas de elaboração e gestão de aulas na oficina pedagógica “Planejamento e gestão de disciplinas Semipresenciais”, com a Prof.ª Dra. Rosilene Frederico Rocha Bombini, Coordenadora Pedagógica da USC. Já no dia 23, Bombini ministra o minicurso “A taxonomia de Bloom e matrizes de referência orientando os instrumentos de avaliação no padrão ENADE”, apontando modelos de avaliação e aquisição de conteúdos para coordenadores de curso e professores.

Encerrando a primeira semana do evento na sexta-feira (25), professores convidados trarão partilhas sobre os últimos semestres em relação às metodologias ativas e seus resultados, na Roda de Conversa “Partilha de vivências com Metodologias Ativas”.

No dia 28, a SECOD recebe o Prof. M.e Thiago Pignatti de Freitas, coordenador do curso de Engenharia de Produção da USC, para ministrar a Oficina Pedagógica “Projeto de Vida”, relatando formas de elaboração de projetos de vida e domínios de emoções básicas com atividades práticas.

Na quarta-feira (30), as atividades presenciais se encerram com a palestra “Desafios e Contribuições da Universidade Confessional na Formação do Ser Humano Integral”, do Prof. Dr. Antonio Boeing, secretário da Associação Nacional de Educação Católica em São Paulo. Na ocasião, Boeing abordará a sociedade em tempos de mudanças e suas consequências na educação.

E mais: Oficinas de Capacitação!

A 44ª SECOD contará, também, com seis oficinas em plataforma on-line de capacitação, abertas a todos os docentes para serem realizadas de 17 de janeiro a 16 de fevereiro no Portal do Professor.

A primeira oficina, intitulada “O professor do Século XXI”, envolverá a formação do professor e sua função dentro da sala de aula, incluindo formas de interação entre alunos, familiares e as constantes mudanças vividas pelos educadores atualmente. Já a oficina “As competências para o Século XXI” debaterá o afastamento entre professores e alunos e as causas do desinteresse, bem como métodos de inserção do aluno no processo de ensino-aprendizagem.

Em relação às propostas de ensino com as evoluções da tecnologia na educação, serão realizadas três oficinas: “Formação inicial técnico-pedagógica de tutores para EAD”, que refletirá sobre a mediação e interação em processos de ensino e aprendizagem e as práticas em ambientes virtuais; “Como aplicar avaliações rápidas com utilização do Moodle”, em ferramenta de questionário envolvendo os melhores tipos de questões, como associação, múltipla escolha e preenchimento de lacunas; e “Uso de recursos tecnológicos na sala de aula”, com o objetivo de encontrar meios de inovação na educação por meio de planejamentos de aulas com inserção da tecnologia para o ensino.

A importância do docente e a compreensão da atuação dos professores com foco na formação integral do educando serão debatidos na oficina “Docência: mais que profissão, MISSÃO”, promovida pela Pastoral da Universidade (PdU).

Para Bombini, a expectativa para o evento é que todos os professores possam participar do maior número possível de atividades. “Esse período de duas semanas é preparado especialmente para a "capacitação pedagógica" de profissionais que estão na função de professor no ensino superior, mas, muitas vezes, não possuem essa formação para a docência. É muito importante que aproveitem cada momento de formação e reflexão para o aperfeiçoamento do trabalho em sala de aula”, comenta.

Serviço

As inscrições para 44ª Semana de Estudos do Corpo Docente vão até o dia 17 de dezembro e podem ser feitas clicando aqui. Mais informações na Coordenadoria Pedagógica pelos telefones (14) 2107-7188/7031/7046 ou pelos e-mails rosilene.bombini@usc.brjose.colombo@usc.br e bruna.andrade@usc.br . A USC fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7934-inscricoes-abertas-para-a-semana-de-estudos-d.html
Tags: USC, SECOD


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro