Facebook Pixel Fallback

Estudante de Arquitetura e Urbanismo da USC apresenta trabalho para Prefeitura Municipal de Jaú – SP

O estudo desenvolvido por Renato Toda Garcia para seu Trabalho Final de Graduação destaca propostas de revitalização e conservação de parte do centro da cidade



No dia 13 de dezembro, o formando do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Sagrado Coração (USC), Renato Toda Garcia, apresentou seu Trabalho Final de Graduação (TFG) a convite da Prefeitura Municipal de Jaú – SP em uma reunião de revisão do Plano Diretor da cidade. O trabalho foi intitulado “O centro histórico de Jaú no pêndulo entre o Patrimônio Cultural e a subutilização: revitalização da quadra do Mercado Municipal como articuladora de uma nova Ágora” e teve como proposta um modelo de revitalização do centro histórico e exemplo de formulação de diretrizes para novos usos do patrimônio e aproveitamento dos miolos de quadra para estacionamento, praças, novas fachadas para as lojas e áreas verdes.

Orientado pela Prof.ª M.ª Lilian Massumie Nakashima, o trabalho propõe a revitalização da quadra do Mercado Municipal no centro de Jaú surgiu após a constatação do uso inadequado de parte de seus edifícios e do patrimônio histórico ali existente, bem como da necessidade de conservação dos edifícios do Mercado e de outras duas antigas residências transformadas em comércio e albergue, aliada a um programa de atividades de uso misto com funcionamento em diferentes períodos do dia.

Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof.ª M.a Tatiana Ribeiro de Carvalho, o tema do trabalho apresentado é de grande impacto na sociedade. “A requalificação da quadra e seus edifícios, em particular do Mercado Municipal, surge como modelo de um centro mais atrativo à população, mais seguro e ativo. Além dos espaços de comércio, serviços, cultura e lazer propostos, a projeto se concentra também em fazer a população novamente vivenciar o espaço do mercado, assim como historicamente essa atividade acontecia”, conta.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7946-estudante-de-arquitetura-e-urbanismo-da-usc-a.html
Tags: USC, Arquitetura e Urbanismo


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro