Facebook Pixel Fallback

Egressos de História são aprovados em Programas de Mestrado no estado de São Paulo

Gabriela Isbaes, Hélio Andrade, João Fardin, Mariane Pizarro e Taís Temporim realizarão pesquisas em diferentes temáticas de História e Educação a partir deste primeiro semestre de 2019



Na foto, a egressa Gabriela Isbaes, aprovada no Programa de Mestrado em História, na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

No início de 2019, cinco egressos do curso de História da Universidade do Sagrado Coração (USC) ingressaram em Programas de Pós-Graduação stricto sensu no estado de São Paulo. Entre as principais linhas de pesquisa, os destaques são Educação e História.

João Otávio Tomazini Fardin e Mariane Pizarro foram os aprovados no Programa de Mestrado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), de Assis e Araraquara, respectivamente. Na Universidade Federal de São Paulo, o novo mestrando em História é Hélio Gustavo da Silva Andrade.

Já Gabriela Isbaes e Taís Temporim de Almeida, formadas em 2017, conquistaram vagas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sendo elas nos Programas de Mestrado em História e em Educação. A linha de pesquisa de Isbaes será em Gênero na História Cultural e a representação das mulheres em pinturas do Sítio Arqueológico de Pompéia, na Itália, enquanto de Temporim será em Educação e História Cultural com o tema de análise discurso imagética em representações de figuras negra e indígena em materiais didáticos.

Para Isbaes, a escolha do Programa se deu pelo interesse em História Antiga enquanto na graduação, o que também trouxe a demanda em estudos de idiomas, e por isso, se dedicará ao aprendizado de inglês, francês e latim para complementar suas pesquisas bibliográficas. Pelo grande prestígio ao ser aprovada, sua principal dica aos que pretendem seguir carreira no ambiente acadêmico é sempre persistir. “Se você acredita que tem um perfil acadêmico, e quer seguir realizando pesquisas, deve buscar tudo o que a instituição de ensino superior oferece para gerar um currículo interessante e conhecer melhor a área em que você pretende seguir. O primordial para que eu chegasse até aqui foram os professores que tive na Universidade. Todos, sem exceção, foram grandes incentivadores, e me fizeram crescer tanto como pesquisadora, quanto como pessoa. Nossa formação foi voltada não só à prática docente, mas nos constituímos como historiadores críticos, desenvolvedores de argumentações, e que articulam muito bem suas ideias no momento da pesquisa e na oralidade em sala de aula. Além disso, as atividades oferecidas pela Universidade, como o PIBID, grupos de pesquisa e iniciação científica, auxiliaram em demasia na construção de meu perfil acadêmico e profissional, gerando um bom currículo Lattes, bem como na escolha de minhas preferências de pesquisa”, ressalta.

Temporim também relembra a importância do apoio ao longo da graduação. “Em toda a minha trajetória na USC, os professores incentivaram a produção acadêmica voltada a essa possibilidade, caminhando simultaneamente com a formação técnica e prática. Pelos eventos e estímulo à produção, o caminho até o mestrado foi bem mais fácil e prazeroso”, complementa.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8090-egressos-de-historia-sao-aprovados-em-program.html
Tags: USC, Egressos, História


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro