Facebook Pixel Fallback

Estudante de Relações Internacionais realizará estágio na Câmara dos Deputados em Brasília

Rafaela Lopes Ramos acompanhará durante 5 dias o Deputado Federal Rodrigo Agostinho



A aluna do segundo ano de Relações Internacionais, Rafaela Lopes Ramos, da Universidade do Sagrado Coração (USC), foi escolhida para realizar o Programa Estágio-Visita de Curta Duração na Câmara dos Deputados em Brasília, entre os dias 25 e 29 de março.

O programa é conduzido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) e possui duração de cinco dias, com palestras sobre o papel institucional da Câmara dos Deputados e sobre o processo legislativo, debates, visitas aos gabinetes, comissões e Plenário, simulação do funcionamento das comissões, entre outras atividades. O alojamento, alimentação e traslado diário para Câmara são custeados pelo programa. Além disso, a estudante acompanhará o Deputado Federal Rodrigo Agostinho, ex-prefeito de Bauru, durante o período.

Para ser selecionada, a universitária, precisou enviar um e-mail para o gabinete do Deputado mostrando interesse pelo programa, alguns dias depois já obteve a resposta. “Desde então, eu mantenho contato com sua assessora, que sempre de forma muito gentil, me auxilia. Como fui a primeira a entrar em contato com eles, fui escolhida pelo deputado Rodrigo Agostinho para participar do programa, enviei as documentações necessárias, a assessora realizou a inscrição on-line, e depois de alguns dias, recebi um e-mail para confirmação”, conta.

A estudante tomou conhecimento do programa através do professor da disciplina de Direito Internacional Privado e Diplomacia, Prof.º Dr. Bruno Vicente Lippe Pasquarelli, que também participou e contou para a turma do segundo ano de Relações Internacionais como foi a sua experiência. “Sempre tive curiosidade sobre Ciências Políticas, e após saber sobre a experiência do professor decidi enviar e-mails para diversos deputados, pois acreditei ser essa, uma oportunidade única para conhecer mais sobre o funcionamento da política do nosso país”, comenta.

Receber o retorno dos deputados não é uma tarefa simples. Como a inscrição no programa ocorre por meio da indicação de um parlamentar, é necessário se destacar, uma vez que cada deputado pode indicar, por semestre, somente dois universitários. Sendo assim, Ramos incentiva os alunos que tiverem interesse em participar. “Eu diria para não desistir, enviei vários e-mails para diversos deputados tentando a indicação para me inscrever, no entanto, não obtinha retorno. Sempre torcia para que desse certo com o Rodrigo Agostinho, por ele ser de Bauru e por sua atuação ativa na Câmara. Agora, me sinto realizada em ter conseguido”. A aluna ainda reconhece a importância que seus pais tiveram para sua conquista “Agradeço imensamente os meus pais por acreditarem e me apoiarem nessa etapa”, expõe. 


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8143-estudante-de-relacoes-internacionais-realizar.html
Tags: USC, Relações Internacionais, Estágio


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro