Facebook Pixel Fallback

Estudantes de Engenharia Química realizam intercâmbio na Espanha

Daniel Baldini Fumis, Larissa Roza Duarte e Thiago Vilas Boas Almeida estudaram, além das disciplinas do curso, aulas de Espanhol e participaram de atividades de lazer, cultura e voluntariado



Larissa Roza Duarte, Daniel Baldini Fumis e Thiago Vilas Boas Almeida

Os estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade do Sagrado Coração (USC), Daniel Baldini Fumis, Larissa Roza Duarte e Thiago Vilas Boas Almeida realizaram um intercâmbio para a Espanha com duração entre seis meses e um ano, onde tiveram a oportunidade de cursar disciplinas do curso, fazer aulas de Espanhol e participar de atividades de lazer, cultura e voluntariado na Universidade de Santiago de Compostela, na cidade de Galiza.

Os estudantes, para participar do intercâmbio, passaram por um processo seletivo ainda na USC, através do Departamento de Relações Internacionais, que analisou o histórico escolar e as médias das notas das disciplinas cursadas; após isso, enviaram documentos comprovatórios e uma carta para a universidade na Espanha sobre o interesse pessoal pelo intercâmbio e aguardaram a carta de aceitação. Almeida comenta como o departamento de Relações Internacionais da USC foi importante durante todo o processo do intercâmbio. “O Departamento de RI da universidade me ajudou em todos os momentos, desde o Brasil até a Espanha, na hora de conhecer o funcionamento, até a retirada do visto e a preparação de documentos”, diz.

Para Duarte e Almeida, realizar um intercâmbio sempre foi um sonho e a troca de experiências com alunos que já realizaram o programa aumentaram ainda mais esse desejo. “Meu sonho sempre foi fazer intercâmbio para conhecer uma nova cultura e pessoas, e entender como que é fora do meu país, sem minha família e as pessoas que eu conheço e confio. Eu escolhi a Espanha por ser um país da Europa onde sempre sonhei conhecer e, também, pelo fato do Espanhol ser uma língua que sempre tive vontade de aprender, por ser parecido com o português. Meu interesse pelo intercâmbio surgiu através do contato com um estudante de engenharia química que realizou o intercâmbio na Austrália e compartilhou um pouco da sua experiência”, expõe Duarte.

A USC contribuiu não só no processo do intercâmbio, auxiliando com a documentação e acordos, mas também, através do ensino de qualidade que proporcionou aos alunos, trazendo elogios dos professores da Universidade de Santiago de Compostela. “O método de ensino da USC deu uma base de ensino igual e até superior aos espanhóis, fato que foi muito elogiado pelos professores da universidade, que disseram: ‘Os estudantes brasileiros são grandes pesquisadores e pioneiros no desenvolvimento de tecnologias, parabenizamos a Universidade do Sagrado Coração por desenvolver projetos de pesquisas e com isso servir de exemplo para nossos alunos’, foi muito especial ouvir isso de um professor de outro país”, relata Almeida.

Experiências e dicas

Fumis acredita que o intercâmbio é uma experiência que todos deveriam ter, uma vez que desafia a pessoa a viver uma realidade distinta. “Creio que depois dessa vivência eu tenho mais disposição para enfrentar coisas novas e desafios que antes eu considerava distantes”. O aluno dá a dica de se entregar para a oportunidade de realizar o intercâmbio: “não pense duas vezes se tiver essa oportunidade. A princípio assusta, mas depois que quebrar essa barreira, será para toda a vida. E em todo lugar vai ter alguém para te ajudar”, comenta.

Duarte considera que a oportunidade a fez enxergar as coisas simples e o Brasil com outro olhar, dando mais valor e, também, contribuiu para o desenvolvimento pessoal e educacional, com novas vivências e diferentes métodos de ensino. “Foram os meses em que vivi intensamente e que me fez crescer em todos os aspectos, pois conheci coisas que jamais imaginaria. O intercâmbio abriu minha cabeça me tirou da ‘bolha’ que vivia”, relata.

Almeida propõe, ainda, que é possível além de todo o ensino adquirido, aproveitar os momentos de lazer e conhecer lugares e países. “Foi muito bom conhecer alguns países da Europa, e os principais pontos turísticos do mundo”, relembra.

Quer apoio da USC para fazer intercâmbio?

A USC oferece aos estudantes, egressos, professores e funcionários convênios e parcerias internacionais com 53 Instituições de Ensino Superior por todo o mundo. Além disso, dá todo o suporte necessário para o sucesso das etapas de conquista de um intercâmbio, com orientação adequada e especializada na área. Mais informações no Departamento de Relações Internacionais, que fica no 4º andar do bloco J da USC e funciona de segunda à sexta-feira, das 13h às 22h. O telefone para contato é o (14) 2107-7194.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8158-estudantes-de-engenharia-quimica-realizam-int.html
Tags: USC, Engenharia Química, Intercâmbio, Espanha


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro