Facebook Pixel Fallback

“Dia C” da USC vai movimentar o Jardim Manchester

Estudantes, professores e funcionários realizarão ações em prol da comunidade no dia 13 de abril, envolvendo desde a área da saúde, até as engenharias, comunicação, tecnologia, humanas. A expectativa é atender 1.500 pessoas



Entre as 9h e 13h do dia 13 de abril, a Universidade do Sagrado Coração (USC) realizará a campanha do “Dia C”, que consiste na maior mobilização de volta às aulas, tanto da Universidade quanto de Bauru – SP, em prol da comunidade. Em um único dia, todos os cursos, representados por seus estudantes acompanhados de professores e funcionários, estarão reunidos para transformar o bairro Jardim Manchester.

No bairro, há centenas de construções irregulares que abrigam, pelo menos, 900 famílias de forma improvisada, conforme dados dos próprios moradores e de matérias publicadas na imprensa. Faltam condições básicas, como esgoto, rede de água pluvial, guia, sarjeta, asfalto, iluminação pública em boa parte das ruas, Unidade Básica de Saúde, creche, Centro de Assistência Social (Cras) e escolas.

Neste ano a mobilização irá beneficiar a população nas áreas da saúde, educação, lazer e sustentabilidade, focando não somente no auxilio assistencialista e momentâneo, mas levando aprendizados que contribuam para a transformação social da comunidade, promovendo a integração, inclusão e que possibilite o exercício posterior das atividades transmitidas nas oficinas. A previsão para 2019 é que, com o apoio da Prefeitura Municipal de Bauru e da Paróquia Maria de Nazaré, o Dia C impacte direta e indiretamente 400 famílias, totalizando 1.500 pessoas atendidas com atividades e serviços.

As ações solidificam o compromisso social da USC de participar ativamente na busca de soluções eficazes e sustentáveis para as necessidades dos indivíduos e da sociedade, bem como encorajam os estudantes para uma formação comprometida com o desenvolvimento humano e social, trazendo benefícios tanto para a comunidade assistida, quanto para a comunidade acadêmica. 

Para a Coordenadora da Pastoral da Universidade (PdU), Irmã Márcia Assis, o Dia C será uma oportunidade de integração entre os cursos, bem como com a comunidade de Bauru, por meio de ações solidárias que impactam também nas visões pessoais de cada participante. “Com o Dia do Coração reafirmamos nosso repúdio ao trote violento e fechamos com chave de ouro o Trote Solidário aplicado aos nossos calouros do ano de 2019. Será uma manhã inesquecível na vida de cada participante uma vez que fortalecerá nossa consciência social, solidariedade, gratidão e respeito ao próximo. Desde o início do ensino superior vamos consolidando a certeza de que nossa formação é orientada para o bem da sociedade e cada um é protagonista na construção da civilização do amor. Vale lembrar que ao longo do ano realizaremos outras ações nesta querida comunidade através da disciplina de Responsabilidade Social”, ressalta.

Os cursos de graduação da universidade estão de mobilizando, também, na arrecadação de alimentos e materiais escolares. Até o dia 20 de março, já tinham sido arrecadados milhares de itens, entretanto, o elevado número de famílias necessitadas, e o envolvimento contínuo dos alunos, contribuíram para a prorrogação do prazo de entrega, que foi estendido até o dia 29 de março. “Agradeço imensamente a participação e o empenho de todos os alunos e coordenadores que se sensibilizaram para as doações, peço que continuem contribuindo para beneficiarmos ainda mais famílias e convido a todos àqueles que passarem pelo Centro de Exatas e Sociais Aplicadas para darem uma olhada na sala de reuniões e verem a grandeza do coração e da ação solidária conjunta que estamos realizando”, expõe Irmã Marcia.

Confira a programação completa!

  • Farmácia e Biomedicina: Dosagem de glicemia capilar e orientação de descarte de medicamento;
  • Enfermagem: Medida da pressão arterial;
  • Estética e Cosmética: Massagens relaxantes (Bambuterapia);
  • Fisioterapia: Manipulações da coluna vertebral;
  • Engenharias Agronômica, Ambiental e Sanitária, Química, Arquitetura e Urbanismo, Design, Relações Internacionais e Ciências Contábeis: Oficina – Montagem de Brinquedos com materiais recicláveis;
  • Design, Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo, Ciência da Computação e Jogos Digitais: Oficina – Montagem de Móveis com materiais recicláveis;
  • Design, Design de Moda, Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Mecânica, Elétrica e Civil: Oficina – Montagem de Horta suspensa;
  • Psicologia: Elaboração de currículo;
  • Ciências Biológicas: Oficinas de Produção de artesanato ecológico e Montagem de armadilha para captura do mosquito da dengue;
  • Nutrição e Gastronomia: Entrega dos kits de lanches e orientação sobre higiene das mãos;
  • Letras, Tradutor e História: Entrega dos Kits Escolares;
  • Administração e Engenharia de Produção: Entrega de Cestas Básicas;
  • Líderes Jr, Atlética IX de Maio, Administração e Engenharia de Produção: Entrega dos doces para as crianças;
  • Movimento - Terço das Sete Dores de Maria: Entrega de ovos de Páscoa;
  • Pastoral da Universidade: Momento de oração;
  • Educação Física, Pedagogia, Artes e Teatro: Recreação com as crianças;
  • Prefeitura Municipal de Bauru: Brinquedos infláveis;
  • Odontologia: Entrega dos kits do Dr. Dentuço e orientação sobre escovação dental.

Serviço

A ação será no dia 13 de abril, na Rua Josué das Neves, quadra 01, no Bairro Jardim Manchester. O Dia C é uma realização da Pró-Reitoria Acadêmica, em parceria com a Pastoral da Universidade (PdU). Mais informações podem ser adquiridas através do e-mail comunitaria@usc.br ou pelo telefone (14) 2107-7026. A USC fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8178-dia-c-da-usc-vai-movimentar-o-jardim-manchest.html
Tags: USC, Dia C


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro