Facebook Pixel Fallback

Docentes e estudantes da USC têm artigos publicados na Brazilian Journal of Health Review

Abordando adaptações corporais decorrentes da gravidez, as pesquisas avaliaram gestantes do Projeto de Extensão Gestação, Vida e Saúde



A docente Dra. Marta Helena Souza De Conti da Universidade do Sagrado Coração (USC) orientou estudos que resultaram em dois artigos publicados na Brazilian Journal of Health Review, procedentes de pesquisas realizadas com gestantes do Projeto de Extensão Gestação, Vida e Saúde, com coautoria entre estudantes e docente dos cursos de Fisioterapia, Estética e Cosmética.

Um dos artigos intitulado “Existe relação entre dor lombar, diástase abdominal e capacidade funcional em gestantes?” contou com a coautoria das estudantes de Fisioterapia Talessa Botero dos Santos, Letícia da Silva Rodrigues e das docentes Dra. Sandra Fiorelli de Almeida Penteado Simeão e Dra. Marta Helena Souza De Conti. A pesquisa avaliou qualitativamente e quantitativamente 39 gestantes residentes no município de Bauru – SP e conclui que existe influência da dor lombar sobre a diástase abdominal, e capacidade funcional para realizar atividades de vida diária em gestantes.  

O artigo “Ocorrência de disfunções dermatológicas em gestantes”, além de avaliar a alteração na pele de 38 participantes, analisou o grau de informação em relação aos cuidados para prevenir o agravamento. A pesquisa foi realizada pelas estudantes do curso de Estética e Cosmética Andréia Cristina da Silva Jerônimo e Daniela da Silva Jerônimo, orientadas pela Profa Dra Marta Helena Souza De Conti.  

No Projeto de Extensão Gestação, Vida e Saúde, que propiciou a elaboração das pesquisas, são desenvolvidas atividades de educação em saúde com enfoque nos cuidados da mulher durante a gestação, parto, puerpério, além de cuidados com o bebê, alimentação materna e incentivo ao aleitamento exclusivo. De acordo com a Profa. Dra. Marta Helena Souza de Conti, coordenadora do Mestrado em Fisioterapia da USC, “o Projeto proporciona um ambiente favorável à articulação dos três pilares da educação: ensino, pesquisa e extensão, além de promover a interdisciplinaridade. Acredito que os alunos, assim como a comunidade assistida, trocam experiências de vida e assim, contribuem para o crescimento pessoal de ambos. As ações desenvolvidas visam acrescer nos alunos extensionistas, a reflexão de mudanças na realidade social e, consequentemente, um mundo melhor. E para as gestantes busca melhorar a qualidade de vida do binômio mãe-filho”, ressalta.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8253-docentes-e-estudantes-da-usc-tem-artigos-publ.html
Tags: USC, Docentes, Egressos, Saúde, Extensão


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro