Facebook Pixel Fallback

Jornada de Arquitetura e Urbanismo destacou o planejamento Urbano e Regional no Brasil

Evento levantou discussões acerca do papel do Arquiteto e Urbanista em questões humanitárias e sociais das cidades



A Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou nos dias 29 e 30 de abril a 6ª Jornada de Arquitetura e Urbanismo. O evento reuniu estudantes, egressos e profissionais nas palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos que abordaram o Arquiteto e Urbanista enquanto profissional essencial na transformação do espaço das cidades, e seu papel em questões como moradia, saúde, educação, exclusão social e infraestrutura.

A primeira palestra dessa edição foi realizada no dia 29, ministrada pelo Prof. Dr. Rodrigo Santos de Faria, pesquisador do Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade e Professor Adjunto do Departamento de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UNB), que falou sobre o planejamento urbano e regional no Brasil, incluindo sua institucionalização, temas e contradições.

No segundo dia do evento, tarde do dia (30), o Prof.º Me. Fabio Jose de Souza, advogado, deu um panorama geral sobre as questões legais e responsabilidades sobre o tópico de incêndio. Nesta mesma tarde, a Profa. Ma. Giovana Inocenti Strabeli explanou sobre tecnologias de combate a incêndios, assim como a legislação e demais aspectos que relacionam a profissão do Arquiteto à questão de incêndio. Para a noite de encerramento, no mesmo dia, o jornalista e especialista em Gestão Estratégica de Serviços/Marketing, Marcelo Palinkas, contou sobre a sua participação na elaboração do Projeto Cidade Limpa em Ribeirão Preto – SP, discutindo a questão da interferência da Poluição Visual nos municípios e as propostas de retirada do excesso dessa poluição.

Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof.ª M.ª Tatiana Ribeiro de Carvalho Luppi, “a jornada proporcionou aos participantes conhecimentos imprescindíveis na formação de um profissional atualizado, engajado e que esta voltados às suas responsabilidades profissionais enquanto gestor, planejador, organizador e intermediador da relação espaço x pessoas assim como  com a função social e espacial das cidades.”, destacou.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8310-jornada-de-arquitetura-e-urbanismo-destacou-o.html
Tags: USC, Jornada de Arquitetura e Urbanismo


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro