Facebook Pixel Fallback

Oncologia foi tema da Jornada de Enfermagem 2019

Evento proporcionou aos participantes vivências práticas e teóricas através de minicursos, palestras e mesa redonda



O curso de Enfermagem da Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou nos dias 13 e 14 de maio a Jornada de Enfermagem 2019 trazendo o tema central de Oncologia. O evento teve por objetivo o fortalecimento do conhecimento de bases de tratamento, cuidados de enfermagem e cuidados paliativos e contou com palestras, minicursos e mesa redonda. 

Na manhã do primeiro dia (13), foi realizado o minicurso de Manejo e Cuidados com Cateter Port - A Cath, ministrado pela Esp. Simone Adorno – enfermeira assistencial na Unidade de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital de Câncer de Barretos – e pela M.ª Taís Lopes Saranholi, Enfermeira Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES. Simultaneamente, o Esp. Bruno Fernando da Silva - Enfermeiro Acessor Técnico do Grupo SóQuímica, ministrou o minicurso “Manejo e Cuidados com bolsa de Colostomia”. 

Para os períodos da tarde e noite, foi dada sequência a uma série de palestras: Introdução a Oncologia – Epidemiologia e Gestão Hospitalar, com a diretora executiva do Hospital Estadual de Bauru e assessora hospitalar da Coordenadoria FAMESP Bauru, Dra. Deborah Maciel Cavalcanti Rosa; Desafios no diagnóstico e tratamentos oncológicos, com a enfermeira no Hospital Amaral Carvalho, Dra. Elisângela Ramos de Oliveira; Cuidados paliativos e seus desafios, com Dr. José Roberto Ortega Jr., e Dinâmicas dos cuidados em oncologia, com Patrícia Araújo Lantman. 

No dia 14 de maio, no período da manhã foram realizados os mesmos minicursos do dia anterior, a fim de que todas as turmas pudessem participar. Durante a tarde e noite foram ministradas as palestras: Boas Práticas em Acessos Vasculares: Indicação e Manutenção pela Fernanda Felix; Manejo Clínico em Oncopediatria pela M.ª Claudia tereza de Oliveira que atua no Departamento de Oncologia do Hospital Estadual de Bauru;  Desfechos oncológicos associados à infectologia pelo Dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza; Oncologia em saúde da mulher pelo Dr. José Roberto Salina; e Geriatria e a segurança do paciente com a participação da M.ª Valéria Drumond Nagem Aragão. 

O encerramento do evento sucedeu com a mesa redonda acerca da atuação multiprofissional em Oncologia, com os palestrantes Esp. Marcelo Bernardini Antunes, supervisor técnico do Centro de Oncologia do Hospital Estadual de Bauru-SP (HEB) pertencente à Rede Hebe Carmargo e chefe do Serviço de Oncologia do NAIC (Nair Antunes Instituo do Câncer), Franciani Bellorio Giglioti Rosa, Andréa Patrícia Serrano, Esp. Ana Luiza Vacari fisioterapeuta do Hospital Estadual de Bauru. 

Para o coordenador do curso de Enfermagem, Prof. Dr. Caio Cavassan de Camargo, a jornada proporcionou aos participantes a oportunidade de aperfeiçoamento e atualização sobre temática da Oncologia. “O evento foi uma construção de saberes em Oncologia, tema este, solicitado por muitos alunos para que fosse abordado em Jornadas. A comissão organizadora, bem como os professores estão de parabéns pelo empenho e dedicação para que o evento fosse conduzido com tamanha qualidade. Destaco, ainda, que a participação dos alunos e interesse dos mesmos foi essencial para que a chama do aprender continue sempre acesa.”, ressaltou. 


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8675-oncologia-foi-tema-da-jornada-de-enfermagem-2.html
Tags: USC, Jornada de Enfermagem


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro