Facebook Pixel Fallback

2º Retiro Universitário de 2019 reuniu 20 estudantes

Em momentos de adoração e fé, participantes puderam vivenciar experiências de integração, partilha e revigoramento



A Pastoral da Universidade (PdU) da Universidade do Sagrado Coração (USC) promoveu a 5ª edição do Retiro Universitário, no dia 08 de junho. Contando com 20 estudantes participantes, a temática abordada desta edição, “Filho(a), eis aí a tua herança”, teve o intuito de propor aos participantes um momento de pausa e reflexão sobre a vida, por meio de atividades dinâmicas e de vivência, tanto em grupo quanto individuais em encontros significativos.

Para a coordenadora da PdU, Irmã Márcia Assis, a proposta do retiro no final do semestre foi exatamente a chance de parar, olhar para trás com esperança e gratidão e seguir o caminho sentindo-se amado e cuidado por Deus. “Em todos os momentos não nos faltou a Sua presença e poderosa e fiel. Ao longo da tarde e noite trabalhou-se os temas da insatisfação, tudo o que nos foi dado como herança em nossa vida de fé, a Lectio divina (Leitura Orante da Palavra) e o conhecimento mútuo. Ficamos edificados com os estudantes que mais uma vez deram seu sim a este chamado e se deixaram moldar internamente pela Graça de Deus. Somos gratos aos nossos professores Thiago Pignatti de Freitas e Fábio José de Souza e ao convidado Prof. Ricardo Nunes pela presença e efetiva participação, contribuição e incentivo aos estudantes. Juntos por uma Universidade em Pastoral!”, conta.

Confira os depoimentos de participantes do Retiro!

“Eu diria que confiar em alguém realmente é muito difícil, mas quando se tira um momento pra confiar em Deus tudo fica maravilhoso. O Retiro te ensina isso, que a partir daquele momento, você pode confiar que Deus está cuidando de você. Eu consegui chegar em casa, abraçar meus pais e me motivar a ser uma pessoa melhor. Um passo de cada vez!” – Letícia, estudante do curso de Educação Física

“Eu sempre gostei muito de ir aos retiros da minha igreja, na cidade de onde eu sou, e quando me mudei para Bauru por conta da faculdade, vi que a USC proporcionava essa aproximação nossa com a fé, achei uma oportunidade incrível! Acho que o Retiro foi MUITO marcante e lindo de viver, mas tiveram 2 momentos que me fizeram refletir muito e me emocionaram: o momento com nossa Mãe Maria, e o momento final, com o Santíssimo exposto para nós dentro da sala de aula! Deus sempre quer próximos os seus filhos, Ele está sempre nos chamando para sermos amigos dEle, mas muitas vezes nós não ouvimos, e o fato de estar em uma Universidade Católica que promove esse tipo de encontro já é um chamado que não deveria ser ignorado! Essa experiência, como a do Retiro passado, me deu uma aproximação à Deus que eu havia perdido, reacendeu o fogo dentro do meu coração.” – Mirella, estudante do curso de Fisioterapia.

“Conquistei muitas coisas durante esse semestre e não tinha maneira melhor de retribuir todo o cuidado que Ele teve comigo, se não indo ao encontro dEle. Apesar do esgotamento físico por tantos compromissos, tinha certeza que iria ser totalmente renovado. Na adoração, tivemos a oportunidade de contemplar Jesus face a face. Naquele momento, tive a certeza de que Ele é meu amigo e que vai estar sempre comigo, me dando forças, me motivando e concedendo as graças que necessito. Para quem não participou ainda, gostaria de dizer que está perdendo a chance de ter uma oportunidade única de um abastecimento espiritual. Por se tratar da Universidade, alguns podem ficar com receio do que os aguarda, mas cada momento é pensado com tanto carinho pela Pastoral que conseguimos até mudar o modo de pensar em relação a instituição e as pessoas que a compõem. Essa experiência serviu para eu ter a certeza de que Jesus nos deixou uma herança, que é a Sua presença e a Sua misericórdia. Mas também me mostrou que dentro do meio acadêmico existem pessoas que se importam com meu lado pessoal e estão sempre dispostas a me ajudar, independentemente da situação que se encontra.” – Miguel, estudante do curso de História.

“Participar do Retiro foi literalmente dar um tempo, me “retirar”, ter um momento sem pressa e deixar as pressões e preocupações do cotidiano de lado e me reconectar comigo e com aqueles que estavam ali. Convido os alunos a participarem de pelo menos uma edição. A experiência me fez sentir acolhida, trouxe amigos novos e me permitiu conhecer uma parte da Universidade que não era presente na minha vida.” – Amanda, estudante do curso de Publicidade e Propaganda.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8762-2-retiro-universitario-de-2019-reuniu-20-estu.html
Tags: USC, PdU, Retiro


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro