Ética em Pesquisa

O COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA da Universidade do Sagrado Coração – CEP-USC é um instituto de natureza consultiva, deliberativa, educativa e autônoma. Sua principal finalidade é emitir pareceres sobre protocolos de pesquisas desenvolvidos na Universidade ou em outras instituições de ensino superior e de pesquisa que assim solicitarem. Com isso, visa-se dar segurança ao objeto da pesquisa e ao pesquisador de estudos que envolvam seres humanos, no que diz respeito aos aspectos éticos. Desta forma, almeja-se primariamente a defesa da integridade e dignidade dos sujeitos da pesquisa, individual ou coletivamente considerados.

O CEP-USC é constituído conforme as normas da Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde.

Trata-se de um grupo multi e transdisciplinar, incluindo professores com experiência em pesquisa da área da saúde, das ciências sociais e humanas, e usuários da instituição.

Inicialmente muito voltado para área da saúde e ciências biológicas, o CEP-USC foi ampliando seu horizonte e, hoje, analisa um considerável número de projetos da área das ciências humanas e exatas, além daqueles próprios das ciências ligadas à saúde e à biologia.

O CEP-USC, credenciado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP – CNS) utiliza a Plataforma Brasil como interface para a gestão de todas as suas atividades, particularmente no diálogo com os pesquisadores. Suas reuniões ocorrem mensalmente, seguindo um cronograma de registro de projetos e seu envio para os devidos pareceres. Assim, antes da reunião do Comitê, todos os projetos são analisados por um ou mais de seus membros e, em situações específicas, por um especialista convidado em caráter ad hoc.

O colegiado do CEP-USC é constituído atualmente pelos seguintes membros:

  • Dulce Helena Jardim Constantino
  • Geraldo Marco Rosa Junior
  • Herbert Duchatsch Johansen
  • Lourdes Madalena Gazanini Conde Feitosa
  • Luiz Carlos de Melo
  • Márcia Aparecida Nuevo Gatti
  • Marcela Pagani Calabria
  • Marcos da Cunha Lopes Virmond
  • Sandra Fiorelli de Almeida Penteado Simeão
  • Sara Nader Marta


Submissão de Projetos e Orientações


Contato

Coordenação: Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond

E-mail: comitedeeticadehumanos@usc.br

Telefone: (14) 2107-7254

A Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA foi criada obedecendo a orientações da Lei Arouca (Lei Nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA-MCT). A CEUA-USC tem como função básica garantir a integridade e o respeito às condições básicas, dentro de princípios éticos, de animais utilizados em protocolos voltados para o ensino e pesquisa. É de competência da CEUA-USC a análise de protocolos de ensino e pesquisa e emissão de pareceres, acompanhamento dos projetos aprovados e a conscientização dos pesquisadores sobre os princípios éticos que envolvem a experimentação animal além de promover palestras e cursos com foco principal na ética e a experimentação animal.

Submissão de Projetos e Orientações

Contato

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Dulce Helena J. Constantino

E-mail: comitecientificodeanimais@usc.br

Telefone: (14) 2107-7254

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro