CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi constituída pela Portaria/USC n° 35 de 2004, em consonância com o art. 11, da Lei nº10.861/2004, como órgão de coordenação, condução e articulação do processo interno de avaliação institucional, de orientação, de sistematização e de prestação de informações à comunidade universitária e ao SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.

O Sinaes é vinculado ao Ministério da Educação através Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza as informações decorrentes da Avaliação Institucional juntamente com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

Desde 2004 a CPA/USC desenvolve seu projeto de autoavaliação visando ao acompanhamento avaliativo das dimensões institucionais e à institucionalização de práticas de avaliação, que compreendem o aprimoramento das análises de resultados de avaliação com vistas à orientação de ações gestoras. Em atendimento à legislação vigente, a CPA/USC é composta por representantes dos docentes, dos estudantes, dos técnico-administrativos e da sociedade civil organizada.

Contato

cpa@usc.br

Objetivo geral

Fortalecer a cultura de avaliação participativa, para o autoconhecimento e a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão na USC, por meio do planejamento e da avaliação, em consonância com a visão, missão e valores da IES.

Objetivos específicos

  • Solidificar um processo contínuo de autoavaliação;
  • Colaborar para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, dando um caráter formativo ao processo avaliativo que leve à reflexão crítica sobre as Finalidades e as práticas institucionais, com vistas ao aperfeiçoamento;
  • Integrar as diversas iniciativas de avaliação já existentes na Instituição;
  • Avigorar o potencial didático pedagógico, científico, tecnológico e extensionista da IES;
  • Colaborar para a transparência da Instituição em seus vários níveis;
  • Identificar fragilidades e potencialidades da IES, por meios de diagnóstico e relatórios, referentes às dimensões do SINAES, como importantes instrumentos para tomada de decisões.

REPRESENTANTES

Representantes do Corpo Docente

Rosilene Frederico Rocha Bombini - Docente do curso de Letras – Titular

Vitor Pachioni Brumatti - Docente do curso de Publicidade e Propaganda – Suplente

Beatriz Antoniasse Tavarez - Docente do curso de Química – Titular


Representantes do Corpo Técnico-Administrativo

Camila Visacre - Reitoria – Titular

Keila Muniz Andrade Cremasco - Centro de Ciências Humanas – Suplente

Elisete Azevedo - Recursos Humanos – Titular

Aline Santos Rossi - Setor de Bolsas – Suplente


Representantes do Corpo Discente

Rafaela Pignatti de Freitas (Mestrado em Biologia Oral) – Titular

Rogério Silveira Bueno (Engenharia Ambiental) – Suplente

Brendo Henrique Alves dos Santos (Biomedicina) – Titular

José Augusto dos Santos Magalhães (Relações Públicas) – Suplente


Representantes da Sociedade Civil

Waldomiro Fantini Júnior – Titular

Keity Symonne dos Santos Silva Abreu – Suplente

Maria José Ursolini – Titular

Célia Maria Sanches Salles


Sinaes

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) – Clique Aqui!
É formado por três componentes principais:
– a avaliação das instituições,
– a avaliação dos cursos e
– a avaliação do desempenho dos estudantes.
O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

Relatórios

Os relatórios de Autoavaliação Institucional construídos pela CPA/USC se fundamentam em dados fornecidos por diversos setores da universidade e/ou resultantes de procedimentos de coleta específicos aplicados aos diferentes segmentos da instituição. As informações e análises avaliativas contidas nesses relatórios são legitimadas pela comunidade e amplamente divulgadas interna e externamente.

A CPA pretende o envolvimento de todos – alunos, professores, funcionários, gestores e egressos – na Avaliação. Essa participação envolve a discussão do processo de Autoavaliação, o fornecimento de informações através de instrumentos de pesquisa elaborados pela comissão, com a finalidade de coletar dados para o programa, e, por fim, a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional.

Publicações

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