Química Bacharelado

Titulação: Bacharel

Duração: 4 anos

Lançamento: 2004

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento - Portaria MEC - N.º 1.096 de 24/12/2015 Guia do Estudante: Avaliação do MEC: Nota 3

Sobre o Curso

O químico é o profissional responsável por investigar como os compostos reagem às variações de pressão e temperatura, entre outros fatores. É a ciência que estuda a matéria, suas composições e propriedades e as devidas transformações e combinações.

Na USC, o estudante do curso de Química possui uma formação competente e pautada nos princípios éticos e humanistas. O estudante pesquisa cientificamente com fins de aquisição de uma estrutura adequada à interpretação correta dos fenômenos.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Cálculo: Limite e Derivada 72 Horas
Desenho Técnico 36 Horas
Física Cinemática e Dinâmica: Teórica e Prática 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Química Fundamental Prática 36 Horas
Química Fundamental Teórica 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Cálculo: Integração com uma Variável 72 Horas
Comunicação e Expressão 72 Horas
Higiene e Segurança Industrial 36 Horas
Química Ambiental 36 Horas
Química Analítica Qualitativa 36 Horas
Química Geral 36 Horas
Química Orgânica Funções e Reações 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Física Eletrodinâmica e Eletromagnetismo: Teórica e Prática 72 Horas
Físico-Química Termodinâmica 36 Horas
Química Inorgânica 72 Horas
Química Analítica Quantitativa 72 Horas
Síntese Orgânica 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Economia e Organização Industrial 36 Horas
Eletiva I 72 Horas
Físico-Química Soluções 72 Horas
Mineralogia e Cristalografia 36 Horas
Química Analítica Experimental 72 Horas
Química dos Complexos 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Análise Espectrofotométrica e Cromatografia 36 Horas
Bioquímica 36 Horas
Eletiva II 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Físico-Química Quântica e Espectroscopia 36 Horas
Química Orgânica e Inorgânica Experimental 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Análise Térmica e Espectrometria 72 Horas
Estágio em Química I 100 Horas
Estatística 72 Horas
Físico-Química Experimental 36 Horas
Pesquisa da Prática em Química I 36 Horas
Processos Inorgânicos 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio em Química II 100 Horas
Microbiologia e Fermentação Industrial 72 Horas
Operações Unitárias 72 Horas
Pesquisa da Prática em Química II 36 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 214 Horas
Processos Alimentícios 72 Horas
Processos Orgânicos 72 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso 36 Horas


Corpo Docente

Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Fundação Educacional de Barretos (1996), mestrado em Engenharia Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Tem experiência nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, com ênfase em Produtos e processos biotecnológicos, atuando principalmente em produção e caracterização de produtos a partir de amidos de tuberosas tropicais e reologia.
Tempo de casa 9 Anos e 3 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Professora assistente I da Universidade do Sagrado Coração (Bauru/SP). Possui graduação em Ciências Biológicas-Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado (2004) e doutorado sanduíche em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP (2008) e University of Michigan (2006-2007). Pós-doutorado pela Faculdade de Odontologia de Bauru/USP (2014). Atua na área de Toxicologia e Imunotoxicologia, com ênfase no impacto de contaminantes ambientais na saúde e nos mecanismos celulares e moleculares envolvidos.
Tempo de casa 18 Anos e 3 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Herbert Duchatsch Johansen. Natural de Bauru, SP, Brasil, é Químico (Tecnológico) formado pelo Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Ganhador do Prêmio Lavoisier, do Conselho Regional de Química - IV Região, como melhor aluno do seu curso, é Professor, líder do Grupo de Eletroquímica e Corrosão. Doutor em Química pelo Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo (Brasil), em convênio de cotutela com a Universidade de Coimbra (Portugal). Realizou treinamento intensivo no Real Instituto Sueco de Tecnologia (KTH) em Ciências da Corrosão (Suécia). É Revisor de Periódico certificado junto às revistas Corrosion Science, Progress in Organic Coatings, dentre outras. Possui registro ativo junto ao Conselho Regional de Química - IV Região, experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química e Eletroquímica, atuando principalmente nas áreas de Corrosão e Eletrodeposição, Tratamentos de Superfícies e Efluentes por métodos eletroquímicos, tendo participado em congressos no Brasil, Portugal, Espanha, Alemanha e Suécia.
Tempo de casa 5 Anos e 3 Meses
Titulação Pós-Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Graduado em Química (1999) - Instituto de Química de Araraquara - UNESP, mestrado em Química (2002) e doutorado em Química (2006) - ambos no Instituto de Química de Araraquara - UNESP, Pós Doutoramento em Engenharia Rural pela Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu (2014) e possui Master in Business Administration (MBA) na área de Gestão de Projetos (2010) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem experiência na área de Química dos Produtos Naturais com enfoque na separação, isolamento e identificação de metabólitos secundários através de técnicas cromatográficas e espectroscópicas. Desenvolveu atividades na produção industrial de extratos vegetais (extratos brutos e óleos essenciais) e atuou como Gerente de Projetos no Grupo Centroflora - Anidro do Brasil SA. Desenvolveu projetos na área de Resíduos Sólidos e Compósitos do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP/Botucatu, desenvolvendo biocompósitos reforçados com fibras naturais. Atuou como consultor na área de P&D e na Gestão de Projetos em empresas via FEPAF-FCA UNESP de Botucatu. Atualmente, faz parte do corpo docente da Universidade Sagrado Coração - USC/Bauru junto ao Depto de Engenharia Química Centro de Exatas e Sociais Aplicadas. Atuou de 2015 a 2016 como Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação da área Ambiental USC, onde atuou como revisor de periódicos internacionais e no de desenvolvimento de novos materiais, gestão de projetos ambientais, desenvolvimento de corantes naturais, análise, isolamento e identificação de produtos naturais e reaproveitamento de resíduos agroindustriais. É professor de Química no Colégio La Salle de Botucatu.
Tempo de casa 5 Anos e 3 Meses
Titulação Pós-Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Marcia Chaves é doutora em Engenharia Química pelo Departamento de Engenharia Quimica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2008). É mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2002) e Bacharel em Química pelo Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (1998). É docente do curso de Eng. Química da Universidade do Sagrado Coração (Bauru). Tem experiência em química de materiais nas áreas de controle de poluição e biomateriais através da transformação e valorização de resíduos industriais, agrícolas e florestais. Produtos tais como compósitos fibra-polímeros, etanol de segunda geração, nanocelulose, adsorventes, polímeros reciclados, entre outros, são obtidos a partir do processamento dos resíduos citados e de interesse da pesquisadora.
Tempo de casa 6 Anos e 3 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Física pela Universidade de Bauru (1986), graduação em Química pela Universidade de Franca (1988), especialização pela Universidade do Sagrado Coração, graduação em Matemática pela Universidade Paulista e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995). Atualmente é docente na Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral.
Tempo de casa 30 Anos e 3 Meses

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Jornadas
  • Projetos de Extensão
  • Iniciação Científica
  • Visitas Técnicas


Você Sabia?

A Química vem da natureza. Todos os produtos químicos, sejam os chamados naturais ou os sintéticos, são produzidos a partir de matérias-primas encontradas na natureza. Até porque, como dizia Lavoisier, na natureza nada se cria,nada se perde, tudo se transforma. A água do mar, o petróleo, o carvão, os mais diversos minerais, a agricultura e a pecuária são exemplos das fontes de recursos básicos utilizados para a fabricação dos produtos químicos.

O papel do químico é usar seu conhecimento sobre as propriedades químicas e físicas das substâncias para identificar e sintetizar novas substâncias, aprimorar processos industriais, produzir medicamentos, cosméticos, além de realizar pesquisas em áreas tais como energia, desenvolvendo novos combustíveis e processos químicos para baterias.

O químico pode trabalhar na direção, supervisão, programação, coordenação, orientação, vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, execução de pareceres, laudos e atestados. Análises químicas, físico-químicas, químico-biológicas, bromatológicas, toxicológicas e legais. Padronização e controle de qualidade. Vendas e assistência técnica de produtos químicos. Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pela Universidade do Sagrado Coração, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.usc.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.usc.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação da USC.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto à USC; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Universidade, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Universidade e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, a Universidade, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral

Formar profissionais competentes, com espírito cristão, ético e humano para atuar na indústria, sendo cidadãos criativos, críticos e versáteis para adequação às mudanças educacionais e tecnológicas.

Específicos

  • Pesquisar cientificamente com fins de aquisição de uma estrutura adequada à interpretação correta dos fenômenos conhecidos e fazer predições sobre os desconhecidos.
  • Manipular conceitos com utilização correta da linguagem química.
  • Resolver problemas utilizando metodologia diversificada e inovadora.
  • Aplicar cálculos matemáticos aos sistemas quantitativos de notação.
  • Assumir o principal papel em sua educação e aprendizagem por meio de atitudes de trabalho, esforço e metodologia científica.
  • Justificar a não neutralidade da ciência relacionando ciência, tecnologia e sociedade.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof.ª Esp. Raquel Teixeira Campos
Currículo Lattes

(14)2107-7033

quimica.bacharelado@usc.br

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Data da última atualização: 25/04/2018.*informações sujeitas a alterações

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