Química Bacharelado

Titulação: Bacharel

Duração: 4 anos

Lançamento: 2004

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento - Portaria MEC - N.º 1.096 de 24/12/2015 Avaliação do MEC: Nota 3

Sobre o Curso

O químico é o profissional responsável por investigar como os compostos reagem às variações de pressão e temperatura, entre outros fatores. É a ciência que estuda a matéria, suas composições e propriedades e as devidas transformações e combinações.

Na USC, o estudante do curso de Química possui uma formação competente e pautada nos princípios éticos e humanistas. O estudante pesquisa cientificamente com fins de aquisição de uma estrutura adequada à interpretação correta dos fenômenos.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Cálculo: Limite e Derivada 72 Horas
Desenho Técnico 36 Horas
Física Cinemática e Dinâmica: Teórica e Prática 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Química Fundamental Prática 36 Horas
Química Fundamental Teórica 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Cálculo: Integração com uma Variável 72 Horas
Comunicação e Expressão 72 Horas
Higiene e Segurança Industrial 36 Horas
Química Ambiental 36 Horas
Química Analítica Qualitativa 36 Horas
Química Geral 36 Horas
Química Orgânica Funções e Reações 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Física Eletrodinâmica e Eletromagnetismo: Teórica e Prática 72 Horas
Físico-Química Termodinâmica 36 Horas
Química Inorgânica 72 Horas
Química Analítica Quantitativa 72 Horas
Síntese Orgânica 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Economia e Organização Industrial 36 Horas
Eletiva I 72 Horas
Físico-Química Soluções 72 Horas
Mineralogia e Cristalografia 36 Horas
Química Analítica Experimental 72 Horas
Química dos Complexos 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Análise Espectrofotométrica e Cromatografia 36 Horas
Bioquímica 36 Horas
Eletiva II 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Físico-Química Quântica e Espectroscopia 36 Horas
Química Orgânica e Inorgânica Experimental 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Análise Térmica e Espectrometria 72 Horas
Estágio em Química I 100 Horas
Estatística 72 Horas
Físico-Química Experimental 36 Horas
Pesquisa da Prática em Química I 36 Horas
Processos Inorgânicos 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio em Química II 100 Horas
Microbiologia e Fermentação Industrial 72 Horas
Operações Unitárias 72 Horas
Pesquisa da Prática em Química II 36 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 214 Horas
Processos Alimentícios 72 Horas
Processos Orgânicos 72 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso 36 Horas

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Jornadas
  • Projetos de Extensão
  • Iniciação Científica
  • Visitas Técnicas


Você Sabia?

A Química vem da natureza. Todos os produtos químicos, sejam os chamados naturais ou os sintéticos, são produzidos a partir de matérias-primas encontradas na natureza. Até porque, como dizia Lavoisier, na natureza nada se cria,nada se perde, tudo se transforma. A água do mar, o petróleo, o carvão, os mais diversos minerais, a agricultura e a pecuária são exemplos das fontes de recursos básicos utilizados para a fabricação dos produtos químicos.

O papel do químico é usar seu conhecimento sobre as propriedades químicas e físicas das substâncias para identificar e sintetizar novas substâncias, aprimorar processos industriais, produzir medicamentos, cosméticos, além de realizar pesquisas em áreas tais como energia, desenvolvendo novos combustíveis e processos químicos para baterias.

O químico pode trabalhar na direção, supervisão, programação, coordenação, orientação, vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, execução de pareceres, laudos e atestados. Análises químicas, físico-químicas, químico-biológicas, bromatológicas, toxicológicas e legais. Padronização e controle de qualidade. Vendas e assistência técnica de produtos químicos. Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pela Universidade do Sagrado Coração, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.usc.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.usc.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação da USC.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto à USC; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Universidade, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Universidade e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, a Universidade, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral

Formar profissionais competentes, com espírito cristão, ético e humano para atuar na indústria, sendo cidadãos criativos, críticos e versáteis para adequação às mudanças educacionais e tecnológicas.

Específicos

  • Pesquisar cientificamente com fins de aquisição de uma estrutura adequada à interpretação correta dos fenômenos conhecidos e fazer predições sobre os desconhecidos.
  • Manipular conceitos com utilização correta da linguagem química.
  • Resolver problemas utilizando metodologia diversificada e inovadora.
  • Aplicar cálculos matemáticos aos sistemas quantitativos de notação.
  • Assumir o principal papel em sua educação e aprendizagem por meio de atitudes de trabalho, esforço e metodologia científica.
  • Justificar a não neutralidade da ciência relacionando ciência, tecnologia e sociedade.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof.ª Esp. Raquel Teixeira Campos
Currículo Lattes

(14)2107-7284

quimica.bacharelado@usc.br

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Data da última atualização: 17/11/2017.*informações sujeitas a alterações

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