Pós em Ensino de Línguas Estrangeiras - Inglês

Titulação: Especialista

Duração: 22 meses

Periodicidade: Semanal

Carga Horária: 360 horas

Período: Sexta-feira, das 19h às 22h15

Sobre o Curso

O curso tem como proposta promover a especialização de professores de línguas estrangeiras, apresentando recursos e oportunizando a ampliação de conhecimentos que lhes permitam atender às necessidades específicas que se manifestam atualmente no contexto de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Ministrado por professores com ampla experiência docente e no desenvolvimento de atividades de pesquisa na área de Linguística Aplicada - Ensino de Línguas Estrangeiras, o programa de Especialização em Línguas Estrangeiras da USC objetiva colocar em perspectiva os universos linguísticos, neste caso da língua inglesa, na proximidade e distância com o contexto brasileiro.

Recursos Disponíveis

  • Laboratório Multidisciplinar para as licenciaturas
  • Laboratório de Teatro
  • Outros Recursos: O curso de especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras usufrui da excelente infraestrutura proporcionada pela Universidade para atividades de caráter geral. Conta também com o NUPHIS – Núcleo de Pesquisa e História dedicado à preservação do patrimônio histórico-cultural-regional e aberto a universitários que necessitem elaborar pesquisas em nível histórico-cultural-regional.
  • Anfiteatros
  • Auditórios
  • Estacionamento
  • Laboratórios Móveis de Informática
  • Lanchonetes
  • Núcleo de Pesquisa e História da Universidade do Sagrado Coração – NUPHIS
  • Quadra poliesportiva
  • Rede Wireless
  • Restaurante
  • Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia e computador
  • SIAGE
  • Teatro Veritas


Atividades do Curso

  • Aulas Teóricas
  • Aulas Práticas
  • Produção Científica.

Mercado de Trabalho e Áreas de Atuação

O mercado de trabalho para os professores de língua estrangeira está em alta em virtude da utilização crescente dos mais diferentes idiomas em diversos setores da economia brasileira, além de sua valorização na sala de aula, tanto em escolas públicas quanto nas particulares, principalmente em relação ao inglês. Além disso, a área também conta com inúmeros programas stricto sensu nos quais os alunos com o título de especialista podem ingressar a fim de poderem se dedicar à carreira acadêmica e ao ensino em instituições de nível superior.


Informações Adicionais

Geral

Promover a ampliação e o aprofundamento da pesquisa e do ensino de língua estrangeira por meio da reflexão e das práticas didático-pedagógicas.

A avaliação é global, contínua e processual, não se restringindo a uma ou algumas atividades durante o desenrolar do processo pedagógico, devendo ser enfatizado o caráter formativo e orientador da avaliação.

São três as dimensões para que o aluno seja aprovado: frequência, avaliação modular e trabalho de conclusão de curso (TCC), devendo ser aferidos individualmente, mas de forma indissociável entre si.

Os docentes possuem ao seu alcance um sistema avaliatório composto de diversos instrumentos de aferição dos conhecimentos adquiridos pelo discente ao longo de cada um dos módulos cursados, a serem aplicados de acordo com a didática de ensino empregada pelo professor.

Diversificar o método de avaliação significa um importante avanço pedagógico nos cursos de especialização, na medida em que os docentes passam a verificar, de forma contínua e efetiva, a verdadeira situação acadêmica do discente no que se refere à quantidade e à qualidade das informações por ele apreendidas. A seguir, são apresentadas algumas formas de avaliação do aluno:

  • Trabalhos - Elaborados por escrito, individualmente ou em grupo, de acordo com os temas previamente fornecidos pelos professores, mediante uma abordagem científica e organizada precedida da necessária pesquisa;
  • Seminários - Realizados em sala de aula, individualmente ou em grupo, sob a orientação presencial dos professores, tratando de determinados assuntos previamente designados, por meio de debates e discussões com os demais alunos;
  • Microensino: Realizado em sala de aula, individualmente ou em grupo, sob a orientação presencial e a distância dos professores, como uma metodologia pedagógica para a formação e o desenvolvimento de competências docentes, promovendo o treinamento de habilidades de ensino, discussões sobre desempenho e autocrítica.
  • Participação do Aluno - Representa efetivamente a atuação do discente mediante as diversas atividades desenvolvidas, incluindo a opinião, o questionamento, a análise crítica e o debate ao longo do curso.
  • Prova Escrita - Trata-se de uma avaliação aplicada individualmente, em sala de aula e em data marcada, realizada de acordo com a matéria indicada pelo professor.

Estão aptos a se matricular aqueles que apresentarem diploma de conclusão de curso em nível superior, em qualquer área, e que também comprovem conhecimento de língua inglesa em nível intermediário superior, correspondente a B2 no Marco Comum Europeu para Línguas. O falante nível B2 maneja o idioma com o grau de fluidez e independência necessário para se comunicar naturalmente com um interlocutor nativo. É ainda capaz de compreender qualquer texto escrito, ainda que trate de aspectos técnicos, e dar sua opinião sobre temas da atualidade. Para tanto, deverá ser entregue junto à documentação de matrícula, certificado de curso do idioma, certificado de exame de proficiência (TOEIC, TOEFL, Cambridge, Michigan, University of London, Trinity, IELTS, entre outros) ou declaração comprobatória de experiência no ensino do idioma.

Profissionais que atuam no ensino da língua inglesa, de sua cultura e literatura.

Disciplinas e Carga Horária

  • Abordagens e Métodos: 20h
  • Avaliação: 20h
  • Bilinguismo: 12h
  • Competência e Identidade Cultural: 20h
  • Compreensão e Produção Oral: 16h
  • Crenças em Ensino e Aprendizagem de Línguas: 8h
  • Ensino de Gramática da Língua Inglesa: 20h
  • Escrita Acadêmica: 12h
  • Fonética e Fonologia da Língua Inglesa: 20h
  • Formação do Professor de Línguas Estrangeiras: competências e perfis: 16h
  • Jogos teatrais na sala de aula de Língua Estrangeira: 8h
  • Leitura e Produção Escrita: 20h
  • Metodologia Científica: 24h
  • Morfologia e Sintaxe: 20h
  • Motivação na Aprendizagem de Língua Estrangeira: 16h
  • O Movimento Reflexivo: 20h
  • Produção em Ensino de Línguas: 8h
  • Recursos Tecnológicos: 20h
  • Recursos Metodológicos: 12h
  • Seminários Avançados em Ensino de Línguas: 16h
  • Tendências em Pesquisa na área de Ensino de Línguas Estrangeiras: 12h
  • Teorias de Aquisição e Aprendizagem de Línguas: 20h

Após finalizar a inscrição, enviar os documentos abaixo para o e-mail: atendimento.prppg@usc.br

  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Cópia do Diploma da Graduação
  • Cópia do Histórico Escolar da Graduação
  • Cópia do comprovante de endereço atualizado
  • Uma foto 3x4
  • Currículo Simples.

Prof.ª M.ª Valéria Biondo - Currículo Lattes

atendimento.prppg@usc.br

(14) 2107-7112 / 2107-7034

latosensu.prppg@usc.br

(14) 2107-7359 / 2107-7373 / 2107-7377

Data da última atualização: 03/05/2017.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro