Ensino para a Vida: Direitos Humanos e Cidadania

Local: USC e Escolas Públicas de Bauru Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

A presente proposta pretende expandir a atuação do curso de Relações Internacionais no que concerne à Educação para os Direitos Humanos e para a Cidadania. Serão discutidas questões transversais, presentes no cenário internacional e na sociedade civil, como a migração, a violência sob todas as suas formas, a importância das Organizações Não-governamentais e das Instituições e a capacidade de resposta do cidadão. O objetivo do projeto é atingir as escolas públicas e as crianças e adolescentes que não tem amplo conhecimento sobre seus próprios direitos e sob a tutela dos Direitos Humanos. Para tanto, os alunos de Relações Internacionais passarão por um processo de estudos, com os professores participantes do projeto e quando estiverem prontos poderão ministrar os mini-cursos, sempre com acompanhamento docente. O conteúdo será dividido e dinamizado, montaremos blocos de meia hora/aula sobre os temas escolhidos. Será desenvolvido, na comunidade alvo, um trabalho de educação, inspirado nos conceitos pedagógicos da autonomia de Paulo Freire, que instigue nos alunos e professores da USC envolvidos e nos atores comunitários (alunos, professores, funcionários e pais da escola-alvo) o senso crítico, a politização e a organização.



Objetivos

  • certificar a sociedade acadêmica e a sociedade civil de uma maior compreensão da sua importância no processo de promoção dos Direitos Humanos e da cidadania.
  • Definir claramente os conceitos de liberdade, dignidade, justiça, igualdade, solidariedade, cooperação, tolerância, paz e cidadania
  • Estimular nos alunos da USC o senso solidário e de doação ao próximo.
  • Elucidar a sociedade civil de seus direitos e deveres enquanto indivíduos e cidadãos.
  • Fazer a conexão entre sociedade internacional, sociedade civil e Direitos Humanos.

Público alvo

Crianças e Adolescentes de Escolas.


Estatística

781 pessoas atendidas em 2016. No 1º semestre de 2017 foram 883 pessoas atendidas.


Metodologias

Minicursos explicativos com duração de meia hora, dinâmicos e que consigam prender a atenção das crianças e adolescentes, para que estes entendam melhor a realidade e o campo de ação dos Direitos Humanos e a importância da dignidade no processo educativo. Os temas mais específicos serão delimitados depois das reuniões entre os professores e alunos participantes do projeto. Pretendemos escolher algumas escolas mais carentes, onde esse conhecimento pode realmente fazer a diferença.
Já estamos providenciando a questão jurídica, para que os alunos da USC tenham a autorização de deixar a Universidade em determinado período.
Quanto à questão da Secretaria da Educação, temos horário marcado para 04/11 e uma resposta afirmativa.


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