Primeiros Passos: adolescência e mundo do trabalho

Local: CRAS – Jd. Ferraz, Fundato / Santa Cândida e Casa de Nazaré. Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

Este projeto possui ações voltadas ao desenvolvimento de orientação profissional, cujo objetivo principal é o de auxiliar o jovem na sua escolha profissional, bem como na busca do primeiro emprego, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.
Outro propósito é orientar as Instituições parceiras no sentido de fortalecer as ações voltadas para a inserção do jovem no mercado de trabalho, compreendendo como atuam e propondo formas mais eficazes.
O projeto tem parceria com o “Programa Projovem” do governo Federal pertencente ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de bairros diversos da cidade de Bauru, além da Instituição "Legião Mirim".
Utiliza como metodologia encontros semanais (duração de 2 horas) abordando temas diversos sobre adolescência, identidade e escolha profissional, elaboração de currículo e dicas de comportamento na entrevista de emprego. Além disso, discute-se sobre postura profissional e a busca do primeiro emprego.



Objetivos

  • Desenvolver um programa de orientação no sentido de auxiliar o jovem na sua escolha profissional, bem como contribuir para sua inserção no mercado de trabalho.
  • Refletir sobre a escolha vocacional, as dificuldades e facilidades em decidir sobre uma carreira profissional.
  • Informar sobre o mercado de trabalho: tendências atuais, elaboração de currículo, dicas sobre postura comportamental na entrevista de emprego.
  • Possibilitar aos alunos da USC envolvidos no projeto o acesso à pesquisa e ao desenvolvimento de um trabalho humano e social promovido pela Universidade, e contribuir para a formação de líderes com o coração.

Público alvo

Adolescentes em situação de vulnerabilidade social pertencentes a Instituições bauruenses.


Estatística

Em 2016, tivemos 1430 pessoas atendidas de forma direta. No 1º semestre de 2017 foram 394 pessoas atendidas.


Metodologias

Nas Instituições: Elaboração do diagnóstico do grupo de adolescentes, aplicação das intervenções através de apresentação de vídeos e slides, aplicação de exercícios de dinâmica de grupo, dramatização, roda de conversa, entre outros.

Nas supervisões em grupo: constitui um espaço de relato de experiência, planejamento das intervenções e análise dos resultados.


Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro