Mesa Brasil

Local: Aulas teóricas - SESC Bauru - Oficina culinária - Laboratório de Nutrição – USC Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

O Mesa Brasil é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo ou sem valor comercial. A alimentação adequada tem reflexos imediatos na saúde e na melhoria da qualidade de vida do indivíduo, desenvolvendo imunidades e reduzindo significativamente a possibilidade de adquirir doenças. Ações como: combater a fome evitando o desperdício; combater a fome a partir da educação; promover a saúde a partir da nutrição e desenvolver uma rede de solidariedade junto à comunidade; esses são os objetivos principais do programa MESA BRASIL SESC Bauru, que atua desde março de 2003 e conta hoje com 45 empresas doadoras e 80 instituições sociais inscritas que atendem diariamente 29.028 pessoas. Além de fornecer alimentos que complementam refeições, o programa dedica-se intensamente a ações de caráter educativo, que se iniciam na empresa doadora com orientações sobre as possibilidades e condições de doação de gêneros, e se estendem às organizações sociais atendidas com a realização de treinamentos sobre condições de higiene, manipulação, armazenagem e otimização do aproveitamento integral dos alimentos doados, ocasionando uma significativa melhora na qualidade da alimentação oferecida a seus assistidos. Em parceria com a USC, através do curso de Nutrição (docente e estudantes), assume as funções de treinamento e capacitação da equipe técnica do programa, dos manipuladores de alimentos das entidades e da comunidade.



Objetivos

  • Melhorar a qualidade de vida de segmentos carentes da população, com a aquisição de hábitos saudáveis e qualidade das refeições através de ação educativa.
  • Treinar e capacitar a equipe técnica e de colheita na identificação e classificação dos alimentos, seu correto manuseio e acondicionamento.
  • Melhorar a qualidade das refeições das instituições receptoras através de treinamento aos manipuladores de alimentos.
  • Desenvolver novas receitas para repasse aos profissionais da área de preparo de refeições das instituições atendidas.

Público alvo

Manipuladores de alimentos de entidades cadastradas no programa e comunidade


Estatística

273 manipuladores no ano de 2015 e 124 em 2016. No 1º semestre de 2017 foram 297.


Metodologias

O Programa é composto de ações educativas teóricas e práticas de caráter permanente, visando à redução do desperdício de alimentos, do seu aproveitamento integral e da consequente contribuição para a diminuição da fome, valorizando assim o ser humano e educando para o resgate da cidadania.


Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro