Psicologia, Saúde e Comunidade

Local: Clínica de Fisioterapia e bairros de Bauru Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

O Projeto “Psicologia, saúde e comunidade” atua a partir da intervenção psicossocial. Os estudos indicam a necessidade de um forte investimento nas Políticas de Saúde Pública, especialmente no setor de atenção primária, o que reduziria o acometimento, a cronificação e as sequelas de doenças como o DM, por exemplo. Atualmente não é possível apenas culpabilizar o sujeito por sua doença, sem considerar o contexto social e econômico em que ele está imerso. Na proposta de prevenção e promoção de saúde, este Projeto, integrando o Programa estabelece a associação entre a prática interventiva, de reversão de sintomas, como o descontrole glicêmico, com ação de diversas especialidades e ações no campo preventivo. Esta proposta tem estendido os conhecimentos teóricos e práticos aos indivíduos que ainda não apresentam a doença ou mesmo os sintomas.



Objetivos

Promover intervenções individuais e coletivas, junto às comunidades atendidas, com ênfase na esfera psicossocial, desenvolvendo a autonomia dos usuários tornando-os sujeitos ativos e co-responsáveis no cuidado com a saúde e a qualidade de vida; informar aos usuários sobre temas de seu interesse e que contribuam na melhoria da saúde e qualidade de vida; promover debates que permitam a tomada de consciência sobre a importância de mudar práticas cotidianas na conquista da saúde e qualidade de vida; desenvolver ações interdisciplinares que permitam aos usuários a construção de conhecimento e de estratégias de ações cotidianas que promovam saúde e melhoria da qualidade de vida..


Público alvo

Associados da ADB, Hospital Estadual de Bauru e comunidades atendidas pelos projetos sociais do IASC – Jardim Nicéia, Ferradura Mirim e Jardim Carolina.


Estatística

Em 2016, tivemos 2511 pessoas atendidas de forma direta e 8013 de forma indireta pelo programa. No 1º semestre de 2017 tivemos 1.490 pessoas atendidas de forma direta e 4.470 pessoas atendidas de forma indireta pelo programa.


Metodologias

Intervenção realizada tendo como ponto de partida os resultados das investigações exploratórias, tanto no que se referem à especificidade da Psicologia, quanto às ações interdisciplinares, orientadas pelo Programa de Extensão; b) Ações com a utilização do processo grupal e individual como dispositivo terapêutico de intervenção, focalizando a Educação para a saúde e qualidade de vida.


Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro