Uso da Fototerapia para o Tratamento de Úlceras Epteliais

Local: Clínica de Terapia Ocupacional da USC Fale com o Coordenador: extensao@usc.br

Sobre o Projeto

O objetivo primário do presente projeto de extensão é incorporar a fototerapia ao trabalho interdisciplinar desenvolvido no projeto de extensão intitulado "Ambulatório para tratamento de feridas". Secundariamente, visa estabelecer protocolos de tratamento baseados em fototerapia associados aos cuidados da Enfermagem e orientação nutricional, bem como servir de campo de estágio extracurricular e de pesquisa para graduandos e graduados de Fisioterapia. As atividades serão semanais (4ª feira), das 14h às 18h, com atendimento dos pacientes portadores de úlceras nos membros inferiores, e a realização de reuniões científicas.



Objetivos

Introduzir a fototerapia como uma terapia adjuvante e complementar ao tratamento de úlceras de membros inferiores que já é realizado no projeto de extensão intitulado: "Ambulatório para tratamentos de feridas", liderado pela docente profa. Dra. Márcia Aparecida Nuevo Gatti, do curso de Enfermagem da USC.


Público alvo

Portadores de úlceras venosas, arteriais, diabéticas, traumáticas que comparecerem por demanda espontânea ou encaminhamento ao ambulatório da CEPS, tendo este capacidade de atendimento de até 12 pacientes por semana.


Estatística

No 1º semestre de 2017 foram 102 atendimentos.


Metodologias

O atendimento dos pacientes portadores de úlceras nos membros inferiores será realizado mediante agendamento prévio.
Primeiramente a equipe de Fisioterapia orientará os pacientes a mobilizarem os membros afetados afim de evitar a rigidez articular e a perda de amplitude de movimento. Exercícios específicos e mobilizações poderão ser realizados nesse momento. Em seguida, os pacientes serão cuidados pela equipe de Enfermagem para a limpeza da(s) úlcera(s), incluindo a assepsia local e retirada de tecidos necróticos. Posteriormente, será aplicada a fototerapia por meio de canetas e "clusters" de lasers/ LEDs pela equipe de Fisioterapia. Por fim, a equipe de enfermagem irá ocluir a ferida com curativos adequados e específicos para cada tipo de úlcera. Vale destacar que a equipe de enfermagem é liderada pela profa. Dra. Márcia Aparecida Nuevo Gatti, e a equipe de Fisioterapia será liderada pelo prof. Dr. Cleber Ferraresi, ambos docentes da USC.
Serão realizadas reuniões científicas para discussão dos casos clínicos e elaboração de artigos científicos para publicação com os discentes participantes do projeto.


Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro