44ª SECoD: Mediação da Aprendizagem no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades




O evento

Programa acadêmico direcionado para planejamento e estudos do Corpo Docente visando ao aperfeiçoamento de competências e habilidades no processo de ensino/aprendizagem. As atividades são voltadas para o fortalecimento da Missão e Identidade da USC, em meio às questões que envolvem a busca pela excelência na área acadêmica.

A Semana de Estudos do Corpo Docente / 2019  propõe  alguns momentos distintos, tais como:

  • reflexão espiritual;
  • capacitação contínua por meio de palestras, mesa-redonda, reuniões de planejamento e oficinas on-line e presenciais;
  • planejamento coletivo e individual das propostas de ensino, pesquisa e extensão para 2019.

Objetivos Específicos:

  • Promover reflexão sobre a Prática Docente, promovendo a discussão das ações pedagógicas e do planejamento visando à inovação e aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.
  • Planejar as atividades de ensino, pesquisa, extensão para o ano letivo de 2019.

Período

De 17/01 a 01/02/2019


Mais detalhes

Data limite das inscrições: 17/12/2018

(reabertura do site para inscrição em 17/01/2019)


Programação

ABERTA A TODOS OS DOCENTES

Oficina online 1 – O Professor do Século XXI
Responsável: Coordenadoria Pedagógica (Prof.ª Rosilene R. Bombini)
Período: de 17/01/2019 a 16/02/2019
Local: Plataforma Moodle – Portal do Professor
Nº de Vagas: 100
Carga horária: 4h
Ementa: Formação de professores no século XXI e suas reflexões. A função do professor dentro de sala de aula. As formas de interação entre os alunos, as famílias e os educadores e as constantes mudanças nas últimas décadas.

Oficina online 2 – As Competências para o Século XXI
Responsável: Coordenadoria Pedagógica (Prof.ª Rosilene R. Bombini)
Período: de 17/01/2019 a 16/02/2019
Local: Plataforma Moodle – Portal do Professor
Nº de Vagas: 100
Carga horária: 4h
Ementa: O descompasso entre a modernidade e as noções pedagógicas. O afastamento entre professores e alunos. Causas desse afastamento e do desinteresse. A inserção do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Habilidades para o século XXI. Aprendizagem para a vida toda.

Oficina online 3 – Formação inicial técnico-pedagógica de tutores para EAD
Responsável: Coordenadoria Pedagógica
Período: de 17/01/2019 a 16/02/2019
Local: Plataforma Moodle – Portal do Professor
Nº de Vagas: 200
Carga horária: 10h
OBS: recomendada para professores das disciplinas semipresenciais
Ementa: O Tutor na EaD: Funções e atribuições do tutor. Modelos de Tutoria: Diferentes tipos e modelos de tutoria.  O presencial/virtual: o desenvolvimento de novas competências para ensinar. Mediação e interação em processos de ensino/aprendizagem. Mediação e interação em processos de ensino/aprendizagem a distância. Motivação. Diferentes práticas na ação tutorial. Desafios da prática em ambientes virtuais

Oficina online 4 – Como aplicar avaliações rápidas com utilização do Moodle
Responsável: Coordenadoria Pedagógica (Prof. Alexandre de Oliveira)
Período: de 17/01/2019 a 16/02/2019
Local: Plataforma Moodle – Portal do Professor
Nº de Vagas: 200
Carga horária: 6h
Ementa: Ferramenta Questionário. Configurações Gerais. Criando uma nova questão. Tipos de questões: associação, múltipla escolha, preenchimento de lacunas, resposta curta, verdadeiro/falso, numérica etc. 

Oficina online 5 – Uso de recursos tecnológicos na sala de aula
Responsável: Coordenadoria Pedagógica
Período: de 17/01/2019 a 16/02/2019
Local: Plataforma Moodle – Portal do Professor
Nº de Vagas: 100
Carga horária: 4h
Ementa: O uso da tecnologia na sala de aula. Inovação em educação. A sociedade da informação e as tecnologias digitais da informação e comunicação. A tecnologia e a maneira como aprendemos e ensinamos. Utilização de recursos tecnológicos no planejamento das aulas.

Oficina online 6 – Docência: mais que profissão, MISSÃO
Responsável: Pastoral
Período: de 17/01/2019 a 16/02/2019
Local: Plataforma Moodle – Portal do Professor
Nº de Vagas: 100
Carga horária: 4h
Ementa: A importância do docente em uma Instituição Confessional de Ensino; compreensão da atuação do professor com foco nas informações específicas, mas também na formação integral do educando.

Palestra – Mediação da Aprendizagem no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades
Tipo: Palestra
Palestrante: Prof. Dr. Júlio Furtado
Data: 21/01/2019 
Horário: 19h - 22h
Local: Auditório João Paulo II
Nº de Vagas: 300
Público-Alvo: Todos os docentes
Ementa: O sentido da mediação da aprendizagem. A tríade Professor – Aluno – Conhecimento no processo de mediação de aprendizagem. O processo da Aprendizagem Significativa. A estrutura de uma aula significativa. Algumas estratégias recomendadas para o Ensino Superior.

Oficina Pedagógica - Planejamento e gestão de disciplinas Semipresenciais
Tipo: Oficina
Palestrante: Prof.ª Rosilene Bombini
Data: 22/01/2019
Horário: 16h às 18h
Local: Anfiteatro E-002
Nº de Vagas: 200 
Público-Alvo: Docentes de disciplinas semipresenciais e disciplinas EAD
Ementa: A modalidade semipresencial e sua fundamentação legal. Princípios da modalidade semipresencial. O material didático. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Preparação das aulas semipresenciais. A organização das aulas semipresenciais. Sugestões para elaboração de material. Gestão das aulas semipresenciais. Sugestões de ferramentas para elaboração de aulas semipresenciais.

Minicurso - A taxonomia de Bloom e matrizes de referência orientando os instrumentos de avaliação no padrão ENADE 
Tipo: Curso
Palestrante: Prof.ª Dra. Rosilene Bombini
Data: 23/01/2019
Horário: 14h às 18h
Local: Sala de Metodologias Ativas E-102
Nº de Vagas: 60
Público-Alvo: Coordenadores de Curso e professores membros do NDE dos cursos + professores de 3º e 4º anos.
Ementa: Relação dos Domínios Cognitivos com as DCNs e Portarias do Enade. Taxonomia de Bloom como classificadora dos resultados no Enade. Taxonomia de Bloom como instrumento de fortalecimento dos PPCs. Métodos de avaliação aderentes aos Domínios Cognitivos da Taxonomia. Processo de aquisição de conteúdos pelos estudantes. Processo de julgamento de conteúdos pelos estudantes. Processo de produção de novos conteúdos pelos estudantes.

Roda de Conversa – Partilha de vivências com Metodologias Ativas
Tipo: Roda de Discussão
Palestrantes: Professores convidados
Data: 25/01/2019
Horário: 16h às 18h
Local: Sala de Metodologias Ativas E-104
Nº de Vagas: 80
Público-Alvo: Professores de 1º e 2º anos
Ementa: Partilha de experiências desenvolvidas por docentes da USC ao longo dos últimos semestres. Planejamento e desenvlvimento de diferentes metodologias ativas e seus resultados.

Oficina Pedagógica - Projeto de Vida
Tipo: Oficina
Palestrante: Prof. Thiago Pignatti
Data: 28/01/2019
Horário: 14h às 17h
Local: Anfiteatro E-002
Nº de Vagas: 100
Público-Alvo: Professores de 1º ano e Coordenadores de Curso
Ementa: Projeto de Vida – Introdução; PNL - Programação Neuro Linguística - Emoções básicas; Domínio das emoções básicas; Aspectos de decisão; Formas de elaboração do Projeto de Vida; Atividade Prática.

Desafios e Contribuições da Universidade Confessional na Formação do Ser Humano Integral
Tipo: Palestra
Palestrante: Prof. Dr. Antonio Boieng
Data: 30/01/2019
Horário: 20h
Local: Auditório João Paulo II
Nº de Vagas:  Vagas para todos os docentes
Ementa: A sociedade em tempos de mudanças de época e as consequências para a educação. A Universidade Confessional e sua excelência evangelizadora. Compromisso com o Carisma e a Missão da Universidade Católica. A efetiva Formação Integral do Ser Humano, desde um currículo pautado no Humanismo Solidário.


Investimento

Evento gratuito e exclusivo aos docentes USC.

CONTATO

Coordenadoria Pedagógica:
– Rosilene Rocha Bombini
– 2107-7188
rosilene.bombini@usc.br

– José Henrique Bispo Colombo
– 2107-7031
jose.colombo@usc.br

– Bruna de Melo Gardim Andrade
– 2107-7046
bruna.andrade@usc.br 



Link deste artigo: https://www.usc.br/secod2019



Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2019 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro