Biblioteca da USC inaugura setor de Obras Raras e Especiais

Com quase duas mil obras datadas de 1600 a 1950, espaço será aberto ao público para pesquisa e visitação




A Biblioteca “Cor Jesu” da Universidade do Sagrado Coração (USC), já conhecida por possuir um dos maiores e mais completos acervos da região, inaugura em 12 de março, às 19h, setor para alocar suas Obras Raras e Especiais. Com quase duas mil obras datadas de 1600 a 1950, o acervo conta com materiais em francês, italiano, alemão, espanhol, grego, russo, latim, polonês e português, de todas as áreas do conhecimento e é um local para pesquisa e visitação guiadas. 

Destacam-se os acervos doados pela Companhia de Jesus, também conhecida por Jesuítas, com a história da ordem, seus pensamentos, pesquisas, publicações sobre espiritualidade e os sermões do Padre Antônio Vieira, em 16 volumes da reprodução fac-similar de 1736; e a reprodução fac-similar do Correio Brasiliense, datada de 1811, com 31 volumes. 

“A abertura do acervo de obras raras e especiais ao público ratifica o compromisso da Universidade do Sagrado Coração em promover e valorizar a educação e a cultura na cidade de Bauru e região. Esta iniciativa vai ao encontro da missão da USC, que é a formação integral da pessoa, e é motivo de grande alegria para a nossa comunidade universitária”, diz Irmã Ana Cristina Távora de A. Lopes, Coordenadora da Biblioteca. 

“Este acervo é uma raridade e faz o diferencial da Biblioteca da USC, já que estamos preservando a história e a cultura em materiais que não são mais publicados”, completa Irmã Brígida Campos Cunha, historiadora, pedagoga e bibliotecária responsável por organizar o setor. A raridade citada por Irmã Brígida se dá pelo ano, autoria, valor histórico e procedência. “É a Universidade disponibilizando ao público um local de alto valor para as pesquisas”, complementa. 

A maior parte do acervo é composta por obras sobre religião e história. O setor tem o objetivo de enriquecer a pesquisa dos alunos da USC e de outros usuários. São livros de literatura, filosofia, línguas, jornalismo, ciências, botânica, artes e estão organizados a partir da Classificação Decimal de Dewey (CDD), utilizada internacionalmente. 

Curiosidades 

Alguns livros possuem dedicatórias, como os “Chico Nunes das Alagoas” e “Na Rolança do Tempo”, que Mário Lago dedicou à USC em 1976; e como a reprodução fac-similiar de 1572 de “Os Lusíadas”, com dedicatória do bibliófilo José Ephim Mindlin. 

Outras obras possuem ex-libris próprio e original, selo usado para associar e identificar um exemplar à determinada pessoa, biblioteca ou instituição. Estas marcas de propriedade artística retratam uma época em que havia o costume de marcar os livros com ex-libris, por pessoas possuidoras de biblioteca particular, levando seu brasão e seu nome. 

Da mesma forma a USC também identificou todas as obras deste acervo com o ex-libris próprio, que representa sua história e missão, junto ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, instituição mantenedora, e Madre Clélia Merloni, Fundadora do instituto. 

Ganha destaque, também, a beleza visual do acervo, com obras de diversos tamanhos, tipos e materiais de encadernação que hoje em dia são pouco encontrados, além das cores e qualidades das figuras. 

Agradecimento da Reitora 

A Reitora Irmã Susana de Jesus Fadel agradece o empenho de Irmã Ana Cristina, Irmã Brígida e demais integrantes das equipes de trabalho que, ao longo dos anos, organizaram o acervo. “Sabemos que as equipes cuidaram deste projeto das Obras Raras e Especiais com dedicação, estudo e competência, a fim de criar mais um espaço cultural e social na Universidade, aberto à comunidade. Agradeço a cada um”, finaliza. 

SERVIÇO: 

A inauguração do setor de Obras Raras e Especiais da USC será no dia 12 de março, às 19h, no piso superior da Biblioteca Cor Jesu. 

Após a cerimônia, o setor passará a receber diariamente pesquisadores e visitantes. Para ter acesso ao local o pesquisador deve direcionar-se ao balcão de atendimento e será acompanhado até o setor. As visitas são agendadas previamente pelo e-mail biblicorjesu@usc.br. O horário de atendimento para visitas é de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h e sábado, das 8h às 11h30. 

A USC fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru-SP. O telefone para mais informações é o (14) 2107-7099.


Link deste artigo: https://www.usc.br/site/conteudo/6918-biblioteca-da-usc-inaugura-setor-de-obras-rar.html
Tags: Obras raras


Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2018 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro