Facebook Pixel Fallback

Unidos pela fé, estudantes participam de Retiro Universitário na USC

14 jovens refletiram, aprofundaram e praticaram a força original da espiritualidade e foram “Alcanç@dos” pelo amor de Deus



No dia 07 de abril, a Pastoral da Universidade (PdU) realizou o Retiro Universitário na Universidade do Sagrado Coração (USC). O momento foi marcado pela reflexão do tema “Alcanç@dos pelo Amor” e proporcionou aos participantes um encontro íntimo com Deus, consigo mesmo  e com os outros, com o objetivo de proporcionar a oportunidade de refletir, aprofundar e projetar a própria trajetória, em busca de uma vida mais plena.

As atividades realizadas foram desenvolvidas em três ambientes no campus da USC. No hall do Teatro Veritas, os estudantes foram acolhidos pelas palavras da Reitora Irmã Susana de Jesus Fadel e se apresentaram falando das expectativas de renovação, transformação e paz. Introduzidos na proposta do retiro, os jovens partiram para um momento de silêncio e oração pessoal, iluminados por algumas perguntas, sugestões e pelas palavras do Papa Francisco. Seguiu-se um momento de partilha em pequenos grupos, iluminados por trechos bíblicos. Estes primeiros momentos foram intitulados : “Fugir para onde? Se tudo vive dentro!”.

A programação continuou na sala de reuniões da Reitoria, primeiramente com uma partilha fraterna no lanche comunitário e depois com um trabalho sobre a família, inspirados pelo testemunho da jovem Maria Eduarda Matsubara Sacuno, da Paróquia Santa Rita de Cássia, que compartilhou uma experiência pessoal transformadora na família através da fé. Em seguida, os participantes conferiram com muita emoção vídeos de suas famílias em seus celulares e foram convidados a respondê-los através de uma carta.

Ex-alunos do curso de História deram início a outro momento. Valter dos Santos Xavier e Luciane Fernandes desenvolveram a reflexão do projeto de vida dentro da linha Inaciana, na qual os jovens foram convidados a identificar o Reino do Ego e o Reino de Deus e optar por um deles.

Os momentos finais do Retiro foram realizados na Capela, iniciados com a Adoração ao Santíssimo Sacramento e leitura do texto bíblico de Mateus 5,15-16, que diz “Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”, no contexto de que uma vela não se esconde, mas fica em evidência. Na sequência, o professor M.e Thiago Pignatti, fez uma reflexão da importância do jovem de fé no ambiente universitário, representando o papel de ser luz e fazer a diferença entre os colegas e locais que frequenta.

Para o encerramento do evento, cada participante teve suas mãos ungidas com óleo perfumado e acendeu uma vela representando eles mesmos diante de Jesus, na disposição de serem luz nos ambientes que frequentam; rezaram o Pai Nosso e foram presentados com um objeto decorativo de madeira com a palavra Amor, síntese do retiro.

Para a coordenadora da Pastoral da Universidade (PdU), Irmã Márcia Assis, o Retiro foi uma linda e impactante experiência. “Os participantes estavam preparados e bem dispostos e Deus, reconhecendo a abertura dos corações, fez maravilhas em cada um”, disse.

Confira o relato de quatro participantes do Retiro Universitário da USC:

Aline Camacho, estudante do curso de Fisioterapia: “Começo meu relato agradecendo a Irmã Marcia, por este momento incrível que foi nossa tarde de Retiro Alcanç@dos pelo Amor. Pra mim se fosse resumir em uma palavra este retiro, seria pouco por tanto que aprendi e vivi. Desde a minha chegada ao Teatro Veritas, até a nossa despedida. Todos os momentos de reflexão, e que reflexão . A cada momento que eu estive ali, eu senti a presença Deus muito forte nos lugares que passamos, tanto no teatro quanto na sala que partilhamos nosso alimento e mais ainda na capela no momento da adoração e no nosso momento da "vela" que só quem estava ali pode sentir Ele vivo no meio de nós. Por fim não resumiria em uma palavra este retiro mas conseguiria em duas. RENOVAÇÃO e GRATIDÃO a tudo, as pessoas que eu vejo todos os dias na faculdade mas nunca consegui vê-las da forma como eu vi sábado, formei amigos que quero levar pra minha vida toda, cada lembrança ganhada, cada história de vida que me fizeram emocionar, as surpresas da Irmã para nós. E se eu fosse deixar um conselho para todas as pessoas que queiram participar de próximos retiros da universidade, seria o de se inscrever o mais rápido possível porque foi uma experiência transformadora na minha vida, que eu me apeguei mais em Deus e refleti sobre a vida que quero pra mim e mais ainda sobre esse amor de Deus que agora estou sendo ALCANÇ@DA PELO AMOR.”

Oranceli Moreno, estudante de Letras Português/Inglês: “Para mim foi um divisor de águas. Uma semana antes de vir, eu sonhei com o Retiro, sonhei que ganhávamos uma imagem de santo e era pedido para que nós conversássemos com o a imagem desse santo e o meu Santo era de Santo Antônio. Eu recebia essa imagem e imediatamente conversava com ela, para mim era como se o meu avô Antônio estivesse presente. Depois que aconteceu isso, fiquei mais ansiosa ainda para o Retiro, tanto que no sábado precisei vir mais cedo para a USC. Quando começou, tivemos um momento em que colocamos os nomes de três pessoas que eram e foram muito importantes para nós, coloquei o da minha avó materna, o do meu avô Antônio e do meu padrinho de Crisma que mesmo não estando presentes fisicamente na minha vida, estão presentes espiritualmente. Algo que me tocou muito e gostaria falar, é sobre a vela que estava queimando incessantemente no altar da Adoração. No sábado, depois que eu saí do Retiro, minha mãe veio me buscar na faculdade e dentro do carro ela me disse que um antigo vizinho havia falecido. Fui à sua casa para consolar sua mãe, porque ela sempre se mostrou muito solícita para me ajudar quando eu mais precisei e a imagem da vela não saía da minha mente. Somente aí fui entender que por mais difícil que as coisas estivessem para mim, tinha que buscar forças de dentro e aos poucos entendi o que significava aquela vela queimando quase por completo no altar.”

Gustavo Orikassa, estudante de Fisioterapia: “O retiro Alcanç@dos pelo Amor foi o primeiro retiro que participei, e estar num momento com o grupo e um momento meu com Jesus, me deixou muito emocionado! Foi uma experiência maravilhosa de vida e de alma, pois me senti renovado com Deus, apesar de sempre frequentar as missas e participar de projetos da Igreja! Desde sempre quis participar de um retiro, mas não sabia como funcionava, então, a USC abriu as portas para um novo começo e decidi adentrar e simplesmente foi memorável aquele sábado!”

Juliana Gifalli, estudante de Fisioterapia: “O retiro foi uma experiência incrível, pois nunca tinha participado. Senti uma paz dentro de mim que nunca senti antes. Deus estava comigo ali e o momento que mais chamou a atenção foi a interação da família, me emocionei demais, somos muito unidos e é a base de tudo. Amei participar do retiro!”


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/7053-unidos-pela-fe-estudantes-participam-de-retir.html
Tags: USC, Retiro Universitário


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro