Facebook Pixel Fallback

Egressas de Psicologia são aprovadas em Programas de Aprimoramento da Unesp

Maria Julia e Heidy se formaram em 2018. Confira essa entrevista e veja como foi a conquista!



Maria Julia Cosin Shindo e Heidy Roxane Venturini

Duas egressas do curso de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração (USC) foram aprovadas em Programas de Aprimoramento. Maria Julia Cosin Shindo obteve a aprovação no Aprimoramento em Psicologia Hospitalar em Diálise na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) no campus de Botucatu e Heidy Roxane Venturini foi aprovada no Programa de Psicologia da Saúde, na mesma universidade.

A comunicação da USC conversou com as novas psicólogas e perguntou sobre a graduação, suas experiências, o interesse pela área escolhida e algumas dicas. Confira!

USC: Contem pra gente um pouco sobre as atividades que serão desenvolvidas em cada Programa.

Maria Julia: No Aprimoramento, as atividades serão direcionadas para a avaliação psicológica, intervenção psicoterápica individual e em grupo, apoio psicológico aos pacientes internados, formação teórica e técnica, entre outros.

Heidy: Realizarei atendimentos de novos casos, psicodiagnóstico e intervenção psicoterápica individual e grupal de adultos, crianças, adolescentes e seus familiares. Bem como, assistência psicológica a pacientes internados no Hospital das Clínicas de Botucatu, seminários sobre temas de psicoterapia, psicopatologia e interconsulta psicológica e supervisão individual e grupal dos atendimentos.

USC: Quanto aos processos seletivos, como foram?

Maria Julia: o processo se dividiu em etapas, a primeira etapa foi a prova objetiva e escrita, após isso, foi analisado o currículo e por último a entrevista.

Heidy: O processo se constituiu de duas etapas: a primeira foi uma prova com questões objetivas e dissertativas e, posteriormente os aprovados, passaram por uma entrevista presencial, além da análise de currículo.

USC: Por que optaram e de onde surgiu o interesse pelos respectivos Programas?

Maria Julia: Meu interesse na área surgiu após acompanhar alguns familiares com problemas renais, percebi o quanto isso gera conflitos e limitações na vida diária, tanto na saúde física como mental da pessoa.

Heidy: Sempre gostei da área clínica e hospitalar, e o Programa me possibilitará trabalhar como psicóloga hospitalar com a supervisão de professores, o que irá contribuir para amenizar a insegurança que surge no começo da carreira. Além do título de aprimoramento sairei com título de especialista da saúde, pois também se trata de uma especialização, sendo assim terei uma boa base e com certeza irá me abrir muitas portas.

USC: Se vocês tivessem que dar algumas dicas para quem quer prestar algum aprimoramento, quais seriam?

Maria Julia: O mercado de trabalho é extremamente competitivo e devemos estar preparados para conquistarmos nosso lugar, meu conselho: comprometimento, planejamento e dedicação. Os estudos são a longo prazo, é preciso paciência e coragem para enfrentar os medos e a angústia, isso faz parte do processo, o importante é não deixar de tentar. 

Heidy: Aproveite ao máximo sua graduação, seus professores (eles são muito capacitados pra te ajudar em tudo!), os projetos de extensão que a universidade oferece, grupos de estudo, entre outros, pois tudo isso te coloca em contato com a prática. No começo do último ano crie um calendário com as datas de inscrição dos programas que te interessam e já comece a estudar pelo edital do ano anterior, isso irá ajudar muito!

USC: Para finalizar, qual foi a contribuição da USC nesse processo?

Maria Julia: Durante os estudos e o processo seletivo, contei com o apoio dos professores, sempre muito atenciosos e competentes, percebi o quanto a USC nos oferece uma formação diferenciada nos preparando para o mercado de trabalho, sem deixar de lado a formação humanizada. 

Heidy: Posso dizer que sou uma pessoa completamente diferente após me formar na USC. Os professores não nos preparam apenas para o mercado de trabalho (com maestria), mas, também, nos preparam para o mundo. A formação se deu de forma extremamente humana e a boa relação com os professores, muito capacitados, só ajudou. Além de terem o conhecimento teórico e conseguirem passá-lo pra nós, nos incentivaram muito com a prática através dos projetos de extensão, matérias teóricas e estágios práticos. Sei que ainda há muito o que aprender mas a base que a USC nos oferece é incrível e abre um leque de muitas possibilidades para o futuro.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8097-egressas-de-psicologia-sao-aprovadas-em-progr.html
Tags: USC, Psicologia, Egressos


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro