Facebook Pixel Fallback

1º Retiro Universitário de 2019 proporcionou momentos de fortalecimento da fé

Reflexão, partilha, união e amor fizeram a diferença no encontro, realizado no último dia 27



A Pastoral da Universidade (PdU) da Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou, no dia 27 de abril, a 4ª edição do Retiro Universitário – sendo a primeira deste ano. Aberto para a comunidade acadêmica, o encontro foi realizado no Centro de Treinamento e Vivência (CTV), das 14h às 21h, e proporcionou a todos os participantes uma pausa restauradora ao longo da trajetória da vida, com momentos intensos de partilha e reflexão.

Contando com 51 alunos participantes, além de 6 professores e funcionários da USC, o tema “Novas sandálias em teus pés” teve como objetivo trazer uma nova proximidade do estudante com sua fé, em momento íntimo com Deus, consigo mesmo e com os outros. O intuito central do encontro foi o fortalecimento da fé, a experiência de ser amado e querido mesmo diante das quedas e fracassos e a certeza do amor de Deus que vai além de qualquer situação e nos dá sempre novas disposições para o caminho.

A organizadora do encontro e coordenadora da PdU, Irmã Márcia Assis, ressalta que o Retiro ultrapassou suas expectativas. “Os estudantes estavam muito bem dispostos e abertos a todas as propostas: dançaram, cantaram, silenciaram, partilharam, se entregaram em cada proposta. Foi tudo muito intenso e verdadeiro, tudo forte e marcante, deixando em cada um uma marca de amor e restauração”.

Confira depoimentos de alunos participantes!

“Participar do Retiro foi uma das melhores coisas que poderia ter me acontecido. O tema abordado foi transmitido para cada aluno de uma forma especial, trazendo uma reflexão individual. Foi uma experiência única, apenas quem estava presente conseguiu sentir o que nos foi passado!” – Felipe Sorrilha, Arquitetura e Urbanismo.

“Foi tudo muito emocionante, principalmente a surpresa que fizeram, com um vídeo que os funcionários da USC gravaram! O Retiro trouxe um sentimento de importância sobre o autoconhecimento e reconhecimento de erros, que Deus sempre está conosco através de nossas escolhas... Aproveitem a oportunidade, não irão se arrepender! Vale muito a pena.” – Felipe Matheus, Jornalismo.

“Esse é o segundo Retiro Universitário que participo desde que iniciei a graduação. Tivemos vários momentos maravilhosos de reflexão e entendimento, momentos que não tinha há muito tempo, de só parar e pensar na vida, minhas atitudes, o que poderia ser modificado, o que eu poderia melhorar. A partilha com os colegas em cada momento me abria a mente, me fazia enxergar a situação com outros olhos, e entender que as pessoas também passam por momentos semelhantes aos meus, senti que não estou só nessa caminhada. Foi uma possibilidade de crescimento espiritual. Sem dúvida o momento mais emocionante foi na capela, sentir o Pai vivo ali em nossa frente, nos abraçando enquanto cantávamos e orávamos ao mesmo tempo... Foi um momento de intensa entrega, o corpo arrepiado, os olhos cheios de água e a certeza de que Ele estava no meio de nós. Tudo fez com que cada um entendesse que Deus é um pai que nos ama incondicionalmente, que pega todos os nossos erros e pecados, nos limpa, nos purifica e nos dá novas vestes, novas sandálias e nos devolve dignidade. É uma chance de sair renovado, com ânimo pra enfrentar qualquer problema que esteja passando, você sai transformado, é só se permitir viver aqueles momentos de maneira profunda.” – Jaqueline Marson, Odontologia.

“No Retiro, reforço a intensidade do momento do lava pés, no qual nossos pés foram lavados pela Irmã Marcia, assim como Jesus fez com seus apóstolos. Esse momento foi baseado na parábola do filho pródigo, na qual o filho mais novo pede para o pai a sua parte da herança, vai para o mundo e o abandona. Porém quando ele volta arrependido o pai está de braços abertos o esperando, pede que ele se banhe e lhe dá novas vestes e sandálias. O banho e o ato de lavar os pés simboliza um recomeço, uma vida nova, pois independente dos nossos erros e pecados, Jesus sempre estará de braços abertos nos esperando. É um momento de reflexão e autoconhecimento, onde podemos parar um pouco com a correria do dia a dia e pensar em nós, em como anda a nossa vida, em pausa e introspecção. Além disso, é uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas” – Mariah Cortez, Nutrição.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8303-1-retiro-universitario-de-2019-proporcionou-m.html
Tags: USC, Retiro Universitário, PdU


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro