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Estudante de Publicidade e Propaganda apresentou pesquisa no Rio de Janeiro

Maria Clara Tersi Conceição participou do “Simpósio + Exposição #MuseudeMEMES” do dia 29 a 31 de maio



A estudante do último ano do curso de Publicidade e Propagando da Universidade do Sagrado Coração (USC), Maria Clara Tersi Conceição, apresentou pesquisa no “Simpósio + Exposição #MuseudeMEMES: A política dos memes & os memes na política”, realizado entre 29 e 31 de maio, no Museu da República (Palácio do Catete), no Rio de Janeiro. Seu trabalho foi selecionado para ser apresentado nos Seminários Temáticos do evento. 

Durante o simpósio, os inscritos tiveram a oportunidade de participar de conferências com diversos pesquisadores de renome, nacionais e internacionais; da exposição “#MUSEUdeMEMES” com memes (imagens, frases, ideias que ganharam popularidade instantaneamente na internet) e obras,  que abordaram a relação entre memes e o universo da política, campanhas eleitorais, ativismo, do humor satírico  e fake News; e dos seminários temáticos com a apresentação de 45 trabalhos de estudantes de 19 instituições do país. A USC foi representada por Conceição, que apresentou sua pesquisa intitulada “Memes como ferramenta de engajamento na Publicidade e Propaganda: Estudo de Caso Masterchef Brasil”, no dia 30 de maio.

A pesquisa foi desenvolvida juntamente com a docente dos cursos de comunicação da USC, Profa. Me. Vanessa Grazielli Bueno do Amaral. “A professora Vanessa foi fundamental tanto durante a produção, adaptação e execução do trabalho, quanto na motivação e inspiração para inscrição e participação do Simpósio. Além disso, o professor e coordenador do curso de Publicidade, Me. Vitor Brumatti, foi essencial para que eu me sentisse segura e motivada em participar e representar um tema tão atual e recorrente na Publicidade e, também, a Profa. Dra. Mariana Menin, que demonstrou apoio e incentivo a experiência”, destacou.

O intuito do trabalho era compreender o impacto causado no público seguidor da marca “Masterchef Brasil”, decorrente do uso de memes para divulgar o programa na rede social Twitter, apoiando-se em conceitos de Marketing Digital, Marketing Viral e Marketing de Conteúdo. “A intenção de realizá-la partiu da necessidade e importância de analisar a eficiência do humor como ferramenta de engajamento e relacionamento construído pelas marcas no atual contexto digital, com ênfase nos memes”, comenta a estudante.

A graduanda ressalta a importância de estudantes das mais diversas áreas conquistarem seu espaço nas discussões de temas relevantes para o desenvolvimento humano, seja ele organizacional, político, mercadológico, comunicativo, econômico, entre outros, que impactam de forma significativa no mundo. “Gostaria de parabenizar e demonstrar meu profundo respeito aos estudantes e profissionais que dedicam suas carreiras à pesquisa, e espero que haja, cada vez mais, incentivo físico e motivacional para a participação em eventos como este”, conclui.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/8760-estudante-de-publicidade-e-propaganda-apresen.html
Tags: USC, Publicidade e Propaganda, JMJ


Madre Clélia
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