Facebook Pixel Fallback

Anais - SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

EDIÇÃO: n.1 (2018)

ISSN: 2675-7915

TRABALHOS APRESENTADOS

A história local de Bauru e região sob a luz da história do cotidiano no contexto oitocentista – p.01
Ana Laura Daipré; Leticia Nayelle Higino Costa

A história local e a diversidade de documentos: como conhecer Bauru e o mundo através deles – p.05
Gustavo Silva de Souza; Roger Marcelo Martins Gomes

Ditadura Militar em Bauru e região: análise do regime militar a partir do estudo sobre as vítimas e suas consequências – p.08
Julia Costa; Renata Bazzo Francisco; Roger Marcelo Martins Gomes

Ensino de História local e questão indígena: os Kaingang e a formação histórica do município de Bauru e região – p.11
Taís Cristina Melero; Taynara Zulato Rosa

Esquerda e direita na Política Nacional e Municipal – p.15
Arthur Chagas da Costa; Arthur Guimarães de Oliveira Castro; Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

História local e mapas em sala de aula: representação do interior paulista século XIX – p.18
Luiz Marcelo da Silva Pinto; Maria Eduarda Lis de Paula Coimbra; Flávia Santos Arielo; Roger Marcelo Martins Gomes

História local e o período da Ditadura Militar no Brasil: os reflexos e relatos na cidade e região de Bauru – p.23
Miguel Brandão Martinez; Rafaela Tonetti Jacques

Influências ideológicas e fontes patrimoniais na cidade de bauru: práticas de um subprojeto do Pibid História – USC – p.26
Gabriel Felipini Afonso; Roger Marcelo Martins Gomes

Os aspectos e influências da etnia Kaingang em âmbito regional – p.29
Adrieli Rodrigues Ferrari; Jéssica Chabaribery

PIBID - O aprendizado dos alunos da E.E Stella Machado sobre a Historia Local; ferrovia e centro comercial de Bauru – p.33
Ricardo de Siqueira Sturion; Felipe Phoizer Fernandes de Paula; Roger Marcelo Martins Gomes

Relato de experiência: História; modernização e identidade na E.E. Stela Machado – p.38
Vinícius Carvalho; Ygor Yuji Utida Porto

Experiências vivenciadas no PIBID multidisciplinar: subprojeto multidisciplinar de letras – língua portuguesa – p.44
Bianca Andrade de Moraes; Laureen Costa Rocha Scarelli; Leila Maria Gumushian Felipini

PIBID multidisciplinar – 2018: uma experiência com a prática da docência – p.47
Kelrin Caroline Lucier; Maria Luiza Rodrigues Garcia; Leila Maria Gumushian Felipini

PIBID multidisciplinar: a origem do sítio do Picapau Amarelo – p.52
Ingrid Bonilha de Mattos; Tainara Silvia Braga; Leila Maria Gumushian Felipini

PIBID multidisciplinar: aprendendo e elaborando frases – p.55
Beatriz Padilha da Silva; Mileidy Lucia Trovelli; Leila Maria Gumushian Felipini

PIBID multidisciplinar: ensino por meio de gêneros textuais – p.57
Ana Laura Fermino; Isabela Baraldi; Leila Maria Gumushian Felipini

PIBID multidisciplinar: o ensino de gêneros textuais a partir de metodologias ativas – p.61
Isabela Scarelli Domingues ; Jedaias Lima Ferraz; Leila Maria Gumushian Felipini

PIBID multidisciplinar: produção de notícias; reportagens e entrevistas com base no conto "O Coração Delator" de Edgar Allan Poe – p.65
Ana Laura Juliano Fanini; Júlia Rocha Tarcinalli; Leila Maria GumushianFelipini; Vinícius Gustavo Pinheiro Guimarães

PIBID multidisciplinar: regras de jogo e texto narrativo – p.68
Bárbara Borelli Pires; Nicoli Miwa Uehara; Leila Maria Gumushian Felipini

PIBID multidisciplinar: um relato de experiência de práticas com metodologias ativas – p.71
Lorena Mendes Guimarães; Marinara Carolina Serafim; Sandra Regina Valim Rossi; Leila Maria Gumushian Felipini

PIBID multidisciplinar: um trabalho com gêneros textuais – p.75
Thalita Larissa Antonio; Leila Maria Gumushian Felipini

PIBID multidisciplinas: trabalhando gêneros textuais e a vida cotidiana com estudantes do segundo ano do ensino médio na escola pública – p.78
Paloma Viotto Galvão; Lucas Almeida Repeker; Leila Maria Gumushian Felipini

Publicidade e propaganda com a utilização de metodologias ativas: práticas no PIBID – p.82
Amanda Rodrigues Ferreira; Franciele dos Santos; Graziele Costa Viana; Leila Maria Gumishiam Felipini

Relato de experiência de iniciação à docência: práticas do cotidiano escolar – p.87
Gislaine Aparecida Gimenes; Jamile Galvão; Leila Maria Gumushian Felipini

Construção de uma identidade social: história local em sala de aula – p.92
Giovanna Antunes Lopes da Silva; Jefferson Luiz da Silva; Leonardo Sboldrim Soares; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa;Flavia Arielo

Possibilidades em trabalhar o ensino da história local: observações sobre a residência pedagógica em parceria com a Escola Estadual Doutor Luiz Zuiani – p.96
Dandara Gabriele da Cruz; Lucas Manoel Gonçalves; Nathalia Zanette Ferreira; Willian Felipe Severino; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa; Flávia Santos Arielo

Redescobrindo a História: experiências com a história local no ensino fundamental – p.101
Ana Elisa Lara Paulino; Bruno Vinícius Gomes Pereira; Daniel Oliveira Souza; Rafaela Aline Severino Ladeira; Wander Alexandre Araújo Miranda; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa; Flávia Santos Arielo

Residência Pedagógica: dificuldades do ensino de história local – p.105
Brenda Moretto Caldeira Coelho; George Washington de Castro; Germano Carvalho França; Matheus Augusto Marchi; Renann de Souza Martins; Renã Peres dos Santos; Lourdes M. G. Conde Feitosa; Flávia Santos Arielo

Residência Pedagógica e a História local: pracinhas Bauruenses na Segunda Guerra Mundial – p.108
Laís Prestes Redondo; Marco Antônio Moraes Júnior; Rodrigo Galo Quintino; Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa; Flávia Santos Arielo

Residência Pedagógica: História Local – p.112
Fabrício Banzatto Locatelli; Lucas Bueno de Mira; Maynara Zhandyra Krage de Abreu; Lourdes M. G. Conde Feitosa; Flávia Santos Arielo

A expressão artística e o trabalho em equipe no ensino das vanguardas europeias: subprojeto de língua portuguesa do programa residência pedagógica na E. E. Dr. Zuiani – p.115
Alice Yim Shan Chen; Heloíse Roma Leite; Hillary Fernanda Vilas Boas Feitosa Rodrigues; Nádia Correa Naboa; Patrícia Viana Belam

Ensino de gêneros textuais por meio da proposta de metodologias ativas no programa residência pedagógica de Letras-Língua Portuguesa – p.119
Gabriel Cassiano de Almeida; Naiara Siqueira Dias; Simone Bezerra da Silva ; Patrícia Viana Belam

O estágio supervisionado na formação docente: projeto de leitura através do programa residência pedagógica – p.123
Évellin Tamara Piovezana; Mariana Ferraz; Patrícia Viana Belam; Ana Paula Dias

Programa Residência Pedagógica de Letras: ensino de Língua Portuguesa e gêneros textuais por meio de metodologias ativas no Ensino Fundamental – p.126
Ana Carolina Fernandes Maria; Laura Di Bacchi Zucchi; Tiago Gamba Bernardi; Patrícia Viana Belam

Residência Pedagógica: ensino de Língua Brasileira de sinais para alunos do sexto ano c da Escola Estadual José Viranda – p.130
Ana Luíza Murça Marianno; Cinthia Gabriele Eufrosina Meira; Milena Meireles Pintor; Ana Paula Dias; Paula Renata de Oliveira Saggioro; Patrícia Viana Belam

Residência Pedagógica: estudo e produção de textos narrativos no 6º ano do ensino fundamental – p.138
Harumi Makida dos Santos; Jean Martins; Ana Paula Dias; Patrícia Viana Belam

Residência pedagógica Letras-Língua Portuguesa: textos argumentativos - a construção da argumentação e a defesa de ideias – p.142
Letícia Dias da Silva; Ana Paula Dias; Patrícia Viana Belam

Residência Pedagógica: os apontamentos na experiência de iniciação à docência dentro da escola estadual Dr. Carlos chagas – p.146
Ingrid Graziela de Freitas Santana Cesário; Larissa Fernandez Repullio; Ana Paula Dias; Patrícia Viana Belam

Residência Pedagógica: uma sequência didática baseada no gênero notícia – p.150
Bianca Lais da Silva; Carlos Vinícius Olímpio; Karina Batista Domingues Sarzi; Ana Paula Dias; Patrícia Viana Belam

Subprojeto de língua portuguesa do programa residência pedagógica: o ensino das vanguardas europeias por meio da expressão artística e do trabalho em equipe – p.154
Alice Yim Shan Chen; Amanda Salimon; Ana Paula Dias; Heloíse Roma Leite; Hillary Fernanda Vilas Boas Feitosa Rodrigues; Karina do Carmo Garcia; Lívia Maria Marques Silva; Mariana Flório Fenerich; Nádia Correa Naboa; Patrícia Viana Belam

A cultura afro-brasileira através de atividades práticas – p.158
Ariane Carlos Torneiro; Gabriela Cristina Pinto; Alexandre de Oliveira; Eliane Aparecida Toledo Pinto; Juliana de Oliveira Barbosa Corrêa

Boliche matemático como metodologia para efetivação das quatro operações matemáticas: teoria e prática na Residência Pedagógica – p.161
Giane Cristina Guimarães Martins; Sabrina Miranda de Jesus; Alexandre de Oliveira Eliane Aparecida Toledo Pinto; Juliana de Oliveira Barbosa Corrêa

Entre cartas e sonhos: uma experiência sociocultural entre alunos da escola pública e privada e as contribuições do programa residência pedagógica para uma formação significativa – p.166
Mariana dos Santos Fagundes; Paula Bianca Castro; Juliana Xavier de Oliveira; Alexandre de Oliveira; Eliane Aparecida Toledo Pinto

Introdução à astronomia no ensino fundamental: programa residência pedagógica - a terra e o sistema solar no "diário do céu" – p.170
Bruna Aparecida Neves; Maria Santos Vasquez; Pennélope Marques Santana Paiva; Alexandre de Oliveira; Eliane Aparecida Toledo Pinto; Rosilene Frederico Rocha Bombini; Juliana de Oliveira Barbosa Corrêa

Relato de experiência da intervenção realizada durante o programa residência pedagógica – p.178
Jonathan Souza de Sena; Julia Biancão Camilotti; Paula Elaiza Falcão Rosa de Almeida; Alexandre de Oliveira; Eliane Aparecida Toledo Pinto

Residência pedagógica: arte e tecnologia no contexto do ensino de língua portuguesa na educação básica – p.184
Carolina Oliveira Franco; Estella Marcia da Silva Moura; Juliana de Oliveira Barbosa Corrêa; Alexandre de Oliveira; Eliane Aparecida Toledo Pinto

Edições Anteriores

EM BREVE.

ENDEREÇO DE CONTATO

UNISAGRADO
Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru-SP, CEP. 17011-160
Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas 
Telefone: (14) 2107-7000 / 7327 / 7195
www.unisagrado.edu.br 

Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro