Arquitetura e Urbanismo

Titulação: Bacharel

Duração: 5 anos

Lançamento: 2008

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento - Portaria MEC - Nº 640 de 21/10/2016 Avaliação do MEC: Nota 4

Sobre o Curso

Habilitado a desenvolver ambientes harmoniosos e soluções projetuais em diferentes escalas: o objeto, o mobiliário, a edificação, a rua, o bairro, a cidade e a região. Estas são algumas das atribuições do arquiteto e urbanista que é também responsável por organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto, funcionalidade e considerando os aspectos ambientais.

Na USC, o curso tem como objetivo formar um profissional atento ao compromisso social necessário para a produção arquitetônica, atendendo, dessa forma, às necessidades dos indivíduos, dos grupos sociais e dos interesses da comunidade.

A profissão de Arquitetura e Urbanismo é tida como uma das carreiras mais promissoras, analisando que o mercado está aquecido em função do déficit habitacional .

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Desenho Técnico Arquitetônico 72 Horas
Lab. Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I 72 Horas
Meios de Expressão e Representação 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Teoria do Projeto: Fundamentos da Arquitetura das Edificações 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Comunicação e Expressão 72 Horas
Estética e História da Arte 36 Horas
Imagem e Representação 72 Horas
Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo 36 Horas
Lab. de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II 72 Horas
Modelos e Maquetes 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Arquitetura de Interiores 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Fundamentos dos Sistemas Estruturais 36 Horas
Lab. de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo III 72 Horas
Teoria do Projeto: Fragmentos Urbanos 36 Horas
Teoria e História: Arquitetura e Urbanismo 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Conforto Térmico e Lumínico 72 Horas
Fundamentos do Paisagismo 36 Horas
Lab. de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo IV 72 Horas
Materiais e Sistemas Construtivos 72 Horas
Mecânica dos Sólidos 36 Horas
Teoria do Projeto: Revitalização Urbana e Paisagística 36 Horas
Topografia Aplicada à Arquitetura 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Conforto Acústico 72 Horas
Eletiva I 72 Horas
Gestão de Obras 36 Horas
Lab. de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo V 72 Horas
Sistemas Estruturais: Concreto 36 Horas
Teoria do Projeto: Habitação e Assentamentos Humanos 36 Horas
Teoria e Crítica Contemporânea da Arquitetura e Urbanismo 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Acessibilidade e Segurança das Edificações 36 Horas
Eletiva II 72 Horas
Estágio I 150 Horas
História da Arquitetura Brasileira 36 Horas
Instalações Hidráulicas e Sanitárias 36 Horas
Lab. de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo VI 72 Horas
Pesquisa da Prática em Arquitetura e Urbanismo I 36 Horas
Técnicas Retrospectivas e Preservação de Patrimônios 36 Horas
Teoria do Projeto: Infraestrutura e Sustentabilidade Urbana 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Eletiva III 72 Horas
Estágio II 150 Horas
Estatística 72 Horas
Lab. de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo VII 72 Horas
Pesquisa da Prática em Arquitetura e Urbanismo II 36 Horas
Teoria do Projeto: Paisagem 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Estruturas de Madeira e Metálica 36 Horas
Estudos Socioeconômicos e Ambientais 36 Horas
Lab. de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo VIII 72 Horas
Plano e Projeto I: Municípios 36 Horas
Teoria do Projeto: Edifícios Complexos e Tecnologia 36 Horas
Disciplina Carga Horária
Empreendedorismo 72 Horas
Instalações Prediais: Elétricas e Especiais 36 Horas
Plano e Projeto II: Metrópole 36 Horas
Trabalho Final de Graduação I (Tfg I) 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 204 Horas
Avaliação Pós-Ocupacional 36 Horas
Plano e Projeto III: Regional 36 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Trabalho Final de Graduação II (Tfg II) 72 Horas


Corpo Docente

Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Direito Instituição Toledo de Ensino (1993), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2008). Formado em Gastronomia na Universidade do Sagrado Coração (2016). É professor adjunto especial da Universidade Sagrado Coração, onde exerce o cargo de coordenador da especialização Lato Sensu em Antropologia. É professor do curso de Gastronomia, Letras, Letras/Tradutor, Artes Cênicas, Música, Arquitetura e Urbanismo, Design e cursos da área de Ciências Sociais. Foi coordenador do curso de Letras e Letras/Tradutor do Centro de Ciências Humanas da Universidade do Sagrado Coração de 2010 a 2011. Tem experiência na área de Gastronomia, Letras, Arte, Cultura, Sociologia e Métodos e Técnicas da Pesquisa com ênfase em Sociologia da Alimentação, Antropologia, Literatura, Estética e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura, estética, arte, educação, sociologia, metodologia científica e antropologia. É co-autor da obra "Antropologia: uma reflexão sobre o homem". 1ª ed. Bauru: Edusc, 2011 (Coleção Syllabus). Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC).É líder dos Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq Ensino de Língua e Literatura e do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação, na Universidade do Sagrado Coração, em Bauru-SP.
Tempo de casa 20 Anos e 4 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP 1993) e mestrado em Conforto Térmico (Energia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP 2005). Atualmente é Docente do Curso de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da U.S.C. (Universidade Sagrado Coração) , Engenheiro Civil e Construtor. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais de Construção Civil, Laboratório de Materiais de Construção, Mecânica dos Solos e Sistemas Construtivos, Gerenciamento de obras e Topografia. Ministra aulas Praticas de Construcao Civil.
Tempo de casa 5 Anos e 10 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade do Sagrado Coração (1999), mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (2004) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), é pós-doutorando em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo - Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. Trabalha atualmente como professor adjunto II na Universidade do Sagrado Coração, onde é coordenador dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Software e Gestão e Governança em Tecnologia da Informação (GGTI). Já lecionou nas seguintes Instituições: Associação Educacional Nove de Julho (UNINOVE) e Anhanguera Educacional. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, Inteligência Artificial, Redes e Sistemas Distribuídos e Computação Aplicada. Atualmente é líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Engenharia e Ciência da Computação (GPECC).
Tempo de casa 17 Anos e 4 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e mestrado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor titular da Universidade do Sagrado Coração e arquiteto - Escritório de Arquitetura Eraldo Rocha. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Conforto Ambiental, deficientes físicos e barreiras arquitetônicas.
Tempo de casa 3 Anos e 10 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Doutoranda em Comunicação na Universidade Estadual Paulista (Unesp). mestre em Comunicação e graduada em jornalismo pela mesma instituição, e especialista em Estudos do Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é professora na Universidade Sagrado Coração (USC), nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Design. É pesquisadora no grupo GPECOM (USC), onde desenvolve estudos que partem da linha de investigação crítica do universo das imagens e sua aplicação midiática apoiada nos estudos de Semiótica da Cultura e Teoria da Mídia.
Tempo de casa 5 Anos e 4 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Mestre em Arquitetura e Urbanismo, na linha de pesquisa "Teoria História e Projeto" pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente esta cursando PÓS GRADUAÇÃO STRICTO-SENSU/DOCÊNCIA-MESTRADO em Arquitetura e Urbanismo, pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO - UNESP BAURU. Pós-graduada no Curso de Gestão Ambiental, pela Faculdade Anhanguera de Bauru. Foi bolsista de iniciação científica pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo ? FAPESP com seguinte projeto: Análise do desenho do parcelamento rural na região de Bauru: compreendendo o período entre o final do século XIX e início do século XX. Também bolsista PROEX no Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Habitação de Interesse Social- ARQHAB. Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Sagrado Coração.
Tempo de casa 3 Anos e 10 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista ´Júlio de Mesquita Filho´ (2002), especialização em Segurança no Trabalho e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista 'Julio de Mesquita Filho' (2008). Tem experiência na área de Construção Civil, Orçamentos, Sistema de Qualidade, Segurança no Trabalho e Gestão Ambiental. Experiência também como docente em curso Técnico de Segurança no Trabalho e graduação em Engenharia Civil, Elétrica, Agronômica e Arquitetura e Urbanismo.
Tempo de casa 3 Anos e 10 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1996) e mestrado acadêmico em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Tem experiência profissional em Arquitetura e Urbanismo, com projetos na área de mobilidade, acessibilidade, execução e fiscalização de edificações de alta densidade; e docência, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, avaliação pós ocupação, design de interiores, edificações e conforto ambiental com ênfase em idosos, índices de conforto, sensação térmica e PMV (Predicted Mean Vote). Atualmente é professora no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas da Universidade Sagrado Coração (USC), além de, Membro do Núcleo de Pesquisa em Conforto Ambiental: NUCAM.
Tempo de casa 10 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (Escola de Engenharia de São Carlos, 2015). Atua principalmente nos seguintes temas: torneamento, cerâmica, green machining e estratégia de usinagem.
Tempo de casa 5 Anos e 10 Meses
Titulação Especialização
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (2009) e mestrado em Programa de Pós-Graduação Engenharia e Estruturas pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Atualmente é professor da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação.
Tempo de casa 2 Anos e 10 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e mestrado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é professora da Universidade Sagrado Coração, USC, em Bauru (SP). Pesquisadora e co-lider no grupo de pesquisa: Tecnologias, Estudo Dirigido e Educação (USC). Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, morfologia, percepção e identidade urbana, ensino de arquitetura, composição e linguagem, mobiliário brasileiro e arquitetura de interiores.
Tempo de casa 5 Anos e 9 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação
Tempo de casa
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação João Carlos Plácido é professor de Design da Universidade do Sagrado Coração -USC (2017); Doutor em Design Ergonômico pela UNESP (2017); Possui Mestrado em Design pela UNESP (2012); e graduação em Desenho Industrial pela UNESP (2009); professor de desenho no ?Curso de desenho em Bauru? da escola Sketch Arte (2017). Lecionou para os cursos de Design e Arquitetura. Tendo participação no Conselho de curso de Design e do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante de Design e Arquitetura da USC. Trabalhou em várias campanhas gráficas e assessorou o escritório ?PFproDesign? no desenvolvimento de produtos. Tem experiência na área de Desenho Industrial (Design), com ênfase em Programação Visual e Projeto de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design, design gráfico, projeto de produto, ergonomia informacional, metodologia em design, marca gráfica, transporte, fotografia, novos meios de comunicação e desenho manual.
Tempo de casa 4 Anos e 10 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Especialização em Urbanismo Moderno e Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), Mestrado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000) e Doutorado no curso de "Dottorato di Ricerca in Storia dell'Architettura e dell'Urbanistica" - Università IUAV di Venezia, Italia (2005). Ensinou, como professor substituto, na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru - SP (1999-2000). Operou sobretudo nas áreas de Historia da Arquitetura, Historia do Urbanismo, Historia Renascimental e Barroca em Roma, princípios de estética, teoria da arquitetura e do urbanismo. Colaborou por oito anos com Carmassi Studio di Architettura, (2006 - 2013), atuando principalmente nos seguintes campos: - pesquisa sobre restauro de edifícios antigos e de estruturas museais, - colaboração didática à atividade universitária do Prof. Arq. Massimo Carmassi, - projeto arquitetônico, projeto em escala urbana, projeto de museus, - curadoria de publicações atinentes à produção arquitetônica do escritório, e à atividade didática do Prof. Carmassi, - catalogação e arquivamento de grande parte do acervo de slides e fotografias (cerca 300.000 unidades) de arquitetura do prof. Carmassi, sobretudo nos temas do Restauro de Museus (cerca 12.000 unidades) e das viagens de estudo. - organização e catalogação de volumes da biblioteca de arquitetura privada do escritório (cerca 10.000 volumes). - organização e gestão completa (desde 2009) do material iconográfico relativo aos projetos arquitetónicos, urbanísticos e de restauro do escritório (desenhos e fotografias) no que concerne publicações de diversos tipos, bem como do vasto arquivo digitalizado (fotos pessoais e acervo de imagens reproduzidas) utilizado pelo prof. Carmassi na sua atividade didática (aulas, seminários, conferências). - gestão de diversos aspectos burocráticos e técnicos referentes ao trabalho presente e transcurso do escritório de arquitetura, sobretudo em ocasião de concursos de arquitetura. Participou, em 2010, como colaboradora externa ao projeto arquitetónico no concurso a convites para o M9 - Museo del Novecento, em Veneza Mestre, patrocinado pela Fondazione di Venezia, cujos cinco projetos concorrentes foram exibidos no Padiglione M9 da Biennale di Architettura di Venezia 2010. O projeto foi publicado em diversas revistas italianas e internacionais, como Casabella, Bauwelt e no próprio Catalogo da Biennale 2010. Em 2012 participou como colaboradora ao projeto no concurso a convites para o Padiglione Italia da Biennale di Architettura di Venezia 2012. Atualmente ensina na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Sagrado Coração, Bauru - SP, nas disciplinas de Plaanejamento Urbano e Regional I, Políticas de Habitação e Assentamentos Humanos, Projetos de Revitalização Urbana e Paisagística, Pesquisa de Prática em Arquitetura I e III, Arquitetura de Interiores.
Tempo de casa 3 Anos e 4 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Educacional de Bauru (1973), mestrado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é assistente - 4 da Universidade do Sagrado Coração e titular da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, construção civil, segurança do trabalho e segurança na construção civil.
Tempo de casa 9 Anos e 4 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (2007) e mestrado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014). Atualmente é coordenador auxiliar do curso de arquitetura da Universidade do Sagrado Coração e professor titular da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanismo, crescimento urbano, sustentabilidade, materiais para construção e missões.
Tempo de casa 3 Anos e 10 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) e mestrado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é engenheiro civil - Escritório de Engenharia e Arquitetura, membro titular do conselho do CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE DE BAURU, professor horista da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: painéis, reforço, bambu, térmico e vidro.
Tempo de casa 7 Anos e 10 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação ossui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UNESP, (1992); Mestrado em Desenho Industrial com ênfase em Projeto do Produto - UNESP, (2010); Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho - (2012) e curso de Nível Técnico em Edificações - UNESP, (1983). Tem experiência e atua no desenvolvimento de trabalhos na área de projetos de arquitetura, planejamento, acompanhamento e execução de obras públicas e particulares. Na área acadêmica atua como docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na Universidade do Sagrado Coração - USC - Bauru -SP e Engenharia Civil e Ambiental, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Produção na Unesp- Campus de Bauru - SP.
Tempo de casa 2 Anos e 10 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Possui graduação em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade do Sagrado Coração (1986), graduação em Análise de Sistemas pela Universidade do Sagrado Coração (2000), graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Agronomia pela Unesp de Botucatu (2006). É Professora Adjunta do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Humanas e da Pós-graduação em Odontologia e Biologia Oral na Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Matemática e Saúde, com ênfase em Bioestatística, Álgebra, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria e Formação de Professores atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, saúde coletiva, métodos e técnicas da pesquisa, práticas educativas, informática nas aulas de matemática, bioestatística, estatística multivariada e análise discriminante.
Tempo de casa 27 Anos e 9 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação ossui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2001). Realizou intercâmbio na Espanha em escritório de Arquitetura pela Iaeste. (2003) Possui mestrado em Built Environment - London South Bank University (2009), reconhecido pela UFMG no Brasil. Desde Janeiro de 2014 é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Sagrado Coração - USC - Bauru e docente na mesma Universidade.
Tempo de casa 3 Anos e 10 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Sagrado Coração (USC) em Bauru-SP. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2015 - Instituto de Arquitetura e Urbanismo). Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de São Paulo (2011 - Instituto de Arquitetura e Urbanismo). Graduação Sanduíche na Leuphana Universität Lüneburg (2009), Alemanha, com financiamento UNIBRAL (CAPES/DAAD). Pesquisa de mestrado vinculada ao grupo Nomads.usp com o título: "ACORDOS E ACORDES: espaços híbridos, música e meios digitais", orientada pelo Prof. Assoc. Dr. Marcelo Tramontano (coordenador do grupo). Editor-convidado da 8ª edição da revista V!RUS, do Nomads.usp, e colaborador nas demais edições (revisão, tradução e parecer). Atua como Arquiteto na Prefeitura do Campus USP de Bauru (DVEF-PUSP-B) desde junho de 2013. No escritório participa da elaboração de projetos, análise e aprovação de projetos contratados e acompanhamento de obras. Atualmente coordena a equipe de Manutenção. Interessado na área de projetos arquitetônicos e de design, com a integração de meios digitais no processo e no produto por meio de tecnologias como: BIM, fabricação digital (CAD-CAM), design paramétrico, realidade aumentada, entre outras possibilidade contemporâneas.
Tempo de casa 1 Ano e 10 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Doutorando em Engenharia Mecânica pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Bauru - SP na área de Processos de Fabricação, possui Mestrado em Engenharia Mecânica na área de Processos de Fabricação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, especialização em ensino de Ciências e Matemática na área de Física e graduação em Ciências - Habilitação em Matemática pela mesma Universidade. Atualmente é professor no IASCJ - Universidade Sagrado Coração. Foi instrutor do SENAI nas áreas de Mecânica de Usinagem (Ajustagem e Tornearia Mecânica) e também na área de Operadores de Processos Industriais.Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia de Transformação.
Tempo de casa 4 Anos e 10 Meses

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Aulas Teóricas e Práticas
  • Aulas em Laboratórios Especializados (projeto, conforto ambiental, modelos e maquetes, materiais de construção etc)
  • Projetos de Extensão
  • Iniciação Científica
  • Visitas Técnicas
  • Viagens de Estudo
  • Estágio Obrigatório
  • Produção de Artigos Científicos


Você Sabia?

Este profissional é sempre imprescindível, face ao corrente déficit habitacional e aos problemas que atingem as cidades como trânsito, infraestrutura urbana etc.

O arquiteto estuda os espaços, com o principal propósito de ordená-los e organizá-los a partir de conceitos éticos, estéticos, técnicos, culturais, sociais e ambientais.

O profissional dessa área é apto a desenvolver ambientes harmoniosos e soluções projetuais em diferentes escalas: o objeto, o mobiliário, a edificação, a rua, o bairro, a cidade e a região.

O contínuo processo de mudanças sociais, econômicas e tecnológicas da sociedade indica a necessidade de formar profissionais cada vez mais criativos e conscientes da demanda do mundo do trabalho, mas, sobretudo, profissionais que reflitam sobre a essência da arquitetura: o homem.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pela Universidade do Sagrado Coração, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.usc.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.usc.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação da USC.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto à USC; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Universidade, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Universidade e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, a Universidade, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral

Formar um profissional atento ao compromisso social que é a base conceitual e crítica na produção arquitetônica, atendendo, dessa forma, às necessidades dos indivíduos, dos grupos sociais e dos interesses da comunidade.

Específicos

  • Preparar profissionais habilitados a promover a preservação do patrimônio arquitetônico.
  • Formar arquitetos e urbanistas capazes de utilizar conhecimentos universais e específicos.
  • Formar cidadãos conscientes da responsabilidade ecológica e com o desenvolvimento sustentável.
  • Formar profissionais criativos e aptos a se adequar ao mercado de trabalho, preservando os princípios éticos e legais.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof.ª M.ª Tatiana Ribeiro de Carvalho Luppi  Currículo Lattes

(14)2107-7024

arquitetura@usc.br

VISITE AS REDES SOCIAIS DESTE CURSO

Facebook

Data da última atualização: 17/11/2017.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2018 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro