Jornalismo

Titulação: Bacharel

Duração: 4 anos

Lançamento: 1998

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento - Portaria MEC - Nº 272 de 03/04/2017 Avaliação do MEC: Nota 4

Sobre o Curso

Conhecido como o profissional da notícia, o jornalista é responsável pela divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e Internet. É o profissional que apura, interpreta e edita os fatos jornalísticos, com o objetivo de transformá-los em notícias e reportagens a serem veiculadas.

Na USC, o curso de Jornalismo forma profissionais para atuarem em veículos de comunicação como revistas, jornais, emissoras de rádio e de televisão. Além disso, oferece disciplinas de formação em Jornalismo Digital, um mercado em ascensão, e em Assessoria de Imprensa, outra grande fonte empregadora.

Há a preocupação em formar o estudante-pesquisador e prepará-lo, também, para buscar, de forma empreendedora, novas possibilidades de atuação no mercado.

Um dos destaques do curso de Jornalismo da USC são os produtos laboratoriais e os projetos extracurriculares. As melhores matérias são divulgadas na TV USC (canal a cabo) e nos jornais Círculo, Campus e na revista Campus Magazine. Há, ainda, os projetos de pesquisa e de Iniciação Científica e as atividades de extensão, como a Webrádio USC, que veicula programação produzida pelos alunos.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Comunicação e Expressão 72 Horas
Fundamentos Teóricos da Comunicação 72 Horas
Introdução ao Jornalismo 72 Horas
Legislação em Comunicação 72 Horas
Tecnologias da Informação e da Comunicação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Antropologia Cultural 72 Horas
Design para Jornalismo 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Téc de Report., Entrevista e Pesquisa Jornalística 72 Horas
Teorias da Comunicação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Eletiva I 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Introdução à Fotografia 72 Horas
Laboratório de Jornalismo Impresso 72 Horas
Redação Jornalística 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Eletiva II 72 Horas
Fotojornalismo 72 Horas
Laboratório de Jornalismo de Revista 72 Horas
Laboratório de Jornalismo Radiofônico I 72 Horas
Redação de Jornalismo Radiofônico 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Assessoria de Imprensa 72 Horas
Edição em Áudio e Vídeo 36 Horas
Ética Profissional no Jornalismo 36 Horas
Lab. de Jorn. Radiofônico II (Documentário) 72 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Teorias do Jornalismo 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Empreendedorismo 72 Horas
Estágio I 100 Horas
Laboratório de Jornalismo Televisado I 72 Horas
Pesquisa de Prática em Jornalismo I 36 Horas
Redação de Jornalismo Televisado 72 Horas
Sociologia da Comunicação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Estágio II 100 Horas
Estética e Semiótica 72 Horas
Laboratório de Jornalismo Televisado II 72 Horas
Pesquisa de Prática em Jornalismo II 36 Horas
Projeto de Pesquisa em Jornalismo 72 Horas
Redação em Jornalismo Digital 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 244 Horas
Comunicação e Política 36 Horas
Laboratório em Jornalismo Digital 36 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso 36 Horas

Recursos Disponíveis

  • TV Acadêmica
  • Estúdio Fotográfico
  • Laboratório de Foto
  • Ambiente Multidisciplinar em Comunicação
  • Laboratório Multimídia
  • Laboratório de Rádio
  • Anfiteatros
  • Auditórios
  • Biblioteca
  • Estacionamento
  • Laboratórios Móveis de Informática
  • Laboratórios de Informática
  • Lanchonetes
  • Núcleo de Pesquisa e História da Universidade do Sagrado Coração – NUPHIS
  • Quadra poliesportiva
  • Rede Wireless
  • Restaurante
  • Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia e computador
  • SIAGE
  • Teatro Veritas


Atividades do Curso

  • Aulas Teóricas e Práticas;
  • Exercícios e Trabalhos;
  • Produção de Programas de Rádio e TV;
  • Reportagens para Jornais, Revistas e Mídias Digitais;
  • Roteiros Ficcionais ou Jornalísticos;
  • Fotografias;
  • Eventos Científicos;
  • Debates;
  • Seminários;
  • Estágios Curriculares;
  • Visitas Técnicas;
  • Pesquisa;
  • Produção de Artigos;
  • Projetos de Extensão;
  • Atividades Interdisciplinares.

Você Sabia?

O Curso de Jornalismo da USC tem acumulado prêmios e participações em diversos eventos de renome. Nos últimos anos, estudantes do curso ganharam prêmios no concurso Novos Talentos do Jornalismo, do Jornal da Cidade de Bauru em parceria com a Jornal Jr.. Também foram finalistas no Prêmio Fernando Pacheco Jordão, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog.

Em 2013, trabalhos produzidos por alunos e orientados por professores do curso foram escolhidos entre os cinco melhores da região Sudeste na Exposição de Comunicação (Expocom) da Sociedade de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom) nas categorias jornalismo literário, melhor roteiro de ficção, jornalismo opinativo e fotografia jornalística.

A profissão de jornalista está relacionada à defesa da justiça social por meio da divulgação das informações de interesse público.

A atividade tem como marco a Revolução Francesa, que pregava a fraternidade, igualdade e liberdade. É desse período a origem de alguns dos valores do Jornalismo, tais como a transparência das informações (contra o obscurantismo) e a busca pela igualdade de direitos e deveres (contra a tirania e a concentração de poder).

Nesse sentido, o jornalista é, em essência, um profissional político, que exerce a atividade de escrever sobre questões sociais que fogem ao que é considerado normal e ético, como a corrupção, a fim de fazer a diferença na sociedade em que está inserido.

Como profissional do texto, o jornalista também domina o texto e as suas variações, as quais derivam do suporte no qual é veiculado (rádio, televisão, jornal, revista e Internet, por exemplo).

Para exercer a profissão, deve ser curioso e observador, informar-se e estudar de maneira contínua e gostar muito de ler e escrever, atividades básicas para seu exercício profissional.

O jornalista é o profissional responsável por apurar, interpretar e editar fatos jornalísticos, com o objetivo de transformá-los em notícias e reportagens de interesse público para serem veiculadas nos mais diversos meios de comunicação.

Também cabe ao jornalista planejar, executar e avaliar projetos na área de comunicação, seja em instituições públicas, privadas ou de terceiro setor.

Curioso, observador e capacitado para a interpretação crítica, o jornalista pode atuar em pesquisas bibliográficas ou de campo, coordenar e realizar projetos gráficos e coberturas fotojornalísticas.

 


Informações Adicionais

Geral

O curso tem como objetivo proporcionar formação sólida no aspecto cultural, ético e profissional de forma a privilegiar o desenvolvimento pleno da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania, qualificação para o trabalho e domínio de competências profissionais para o exercício eficaz das diferentes funções exigidas do Jornalista, pelos diversos meios de comunicações existentes na sociedade atual.

Específicos

  • Desenvolver teorias e técnicas que favoreçam a competência no exercício das diversas tarefas pertinentes ao Jornalismo, a criação e a pesquisa de novos modos operacionais, modelos teóricos e linguagens midiáticas, a partir de práticas alicerçadas na tríade ensino-pesquisa-extensão.
  • Proporcionar uma formação que possibilite ao Jornalista assimilar mudanças constantes nos modos de captação, gestão e transmissão de informações, tornando-o apto a integrar-se de forma competente em modelos de produção jornalística emergente ou em transformação.
  • Relevar as bases éticas e cristãs diante do contexto supervalorizado de poder, exercido pela mídia, para que o profissional possa posicionar-se com autonomia e consciência de seu papel formativo, em uma sociedade democrática.
  • Trabalhar em equipes multidisciplinares, inclusive em projetos de educação a distância e utilizando multiplataformas.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

M.ª Mayra Fernanda Ferreira

Currículo Lattes

(14) 2107-7342

jornalismo@usc.br

Data da última atualização: 21/08/2017.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro