Publicidade e Propaganda

Titulação: Bacharel

Duração: 4 anos

Lançamento: 1998

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento - Portaria MEC - Nº 272 de 03/04/2017 Guia do Estudante: Avaliação do MEC: Nota 3

Sobre o Curso

O curso de Publicidade e propaganda tem como característica principal ser dinâmico e possibilitar uma ampla área de atuação para o profissional. Trabalha tanto o desenvolvimento de competências conceituais, como também estratégicas em seus estudantes, permitindo assim a atuação em agências de propaganda, veículos de comunicação, fornecedores, anunciantes e também na área acadêmica.

Na USC, o curso procura abordar, desde o início, a teoria e a prática de forma integrada e contínua, possibilitando ao estudante conhecer as diversas possibilidades de atuação e aprofundar os estudos de acordo com seus interesses e afinidades.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Comunicação e Expressão 72 Horas
Fundamentos Teóricos da Comunicação 72 Horas
Legislação em Comunicação 72 Horas
Tecnologias da Informação e da Comunicação 72 Horas
Teoria e Técnica em Publicidade e Propaganda 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Antropologia Cultural 72 Horas
Criação em Publicidade e Propaganda 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Processos e Produção Gráfica 72 Horas
Teorias da Comunicação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Direção de Arte 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Fotografia na Publicidade 72 Horas
Gestão de Marcas 72 Horas
Produção Sonora em Publicidade 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Eletiva I 72 Horas
Estágio I 100 Horas
Gestão de Relacionamento com o Cliente 36 Horas
Pesq. de Prática em Publicidade e Propaganda I 36 Horas
Princípios de Marketing 72 Horas
Produção Audiovisual em Publicidade 72 Horas
Redação Publicitária 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Comportamento do Consumidor 72 Horas
Eletiva II 72 Horas
Estágio II 100 Horas
Pesq. de Prática em Publicidade e Propaganda II 36 Horas
Planejamento em Publicidade 72 Horas
Tópicos Avançados em Marketing 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Eletiva III 72 Horas
Empreendedorismo 72 Horas
Mídia 72 Horas
Pesquisa de Marketing 72 Horas
Sociologia da Comunicação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Estética e Semiótica 72 Horas
Produção Digital em Publicidade 72 Horas
Projeto de Pesquisa em Publicidade 72 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Agência Experimental em Publicidade e Propaganda 72 Horas
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 172 Horas
Comunicação e Política 36 Horas
Ética Profissional na Publicidade e Propaganda 36 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso 72 Horas


Corpo Docente

Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru (2017-2020). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP - Bauru (2013-2015). Especialização em Antropologia Cultural (USC 2011).Graduação em Psicologia (USC 2011) e Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano (2005). Fez o curso livre de filosofia no Instituto de Filosofia São Boaventura (2002). É professor auxiliar na Universidade Sagrado Coração (USC - Bauru). É membro do subnúcleo de Educação do Conselho Regional de Psicologia ? Subsede de Bauru. Coordenador do Curso de Psicologia da Universidade do Sagrado Coração, USC, Bauru-SP.
Tempo de casa 7 Anos e 3 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Mestre em Engenharia de Produção - Faculdade de Engenharia - Unesp/Bauru. Possui especialização em Administração pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado, graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru - ITE. Atualmente é Coordenadora e docente do curso de Administração, atuando também nos cursos de Gastronomia, Design de Moda, Ciências Contábeis, Relações Internacionais, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Gestão em Recursos Humanos, Engenharia da Computação, Design e Ciência da Computação na Universidade do Sagrado Coração - USC. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos de administração, marketing, jogos de empresas, gestão da qualidade, gestão do conhecimento, organização de eventos, house organ, TCC, Estágio Supervisionado, Empreendedorismo, administração em gastronomia, gestão organizacional, Métodos e Técnicas da Pesquisa, Ética e terceiro setor. Tem experiência como docente conteúdista em cursos de Educação a Distância. Também coordena os projetos de extensão Economia Solidária e Empresa Junior. É Coordenadora do curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios - USC.
Tempo de casa 6 Anos e 9 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Doutoranda em Comunicação na Universidade Estadual Paulista (Unesp). mestre em Comunicação e graduada em jornalismo pela mesma instituição, e especialista em Estudos do Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é professora na Universidade Sagrado Coração (USC), nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Design. É pesquisadora no grupo GPECOM (USC), onde desenvolve estudos que partem da linha de investigação crítica do universo das imagens e sua aplicação midiática apoiada nos estudos de Semiótica da Cultura e Teoria da Mídia.
Tempo de casa 5 Anos e 9 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Mestre em Direito Constitucional e Especialista em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru (FDB) e Especialista em Gestão e Formação de Educadores em Turismo pela Universidade do Sagrado Coração. Professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade do Sagrado Coração. Advogado atuante na Comarca de Bauru e em outras Comarcas do Estado de São Paulo.
Tempo de casa 20 Anos e 3 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Profissional Tradutor/ Intérprete/Professor. Possui bacharelado em Tradução pela Universidade do Sagrado Coração (2002) e licenciatura em Letras pela Universidade Nove de Julho (2007). Desenvolveu curso de aperfeiçoamento e especialização em Língua Inglesa e Cultura pela Farleigh Dickinson University (FDU), Teaneck, New Jersey, USA. Pós-graduado lato sensu em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira pela Universidade do Sagrado Coração (USC) de Bauru. Mestre em Tradução Técnico-científica na área da Fonoaudiologia dentro da área de concentração de Processos e Distúrbios da Linguagem pela Universidade de São Paulo (FOB-USP). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Tradutor freelancer com experiência nas áreas comercial, técnica e científica. Professor titular de ensino médio e coordenador pedagógico em escolas da rede particular de ensino no interior de São Paulo.
Tempo de casa 2 Anos e 9 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Graduado em Marketing (2010), Mestre em Televisão Digital (2013) e Doutorando em Design pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atualmente é docente/pesquisador na USC - Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Design, com ênfase em: videografismo, design e usabilidade de interfaces digitais, propaganda e marketing.
Tempo de casa 5 Anos e 3 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara (2017), possui Mestrado em Televisão Digital (atual Mídia e Tecnologia) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru (2012), Licenciatura em Marketing pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS (2011), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2010), Graduação em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera (2008) e Graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista - UNIP (2006). Atualmente cursa Segunda Licenciatura em Pedagogia pela UNINTER. Possui experiência em marketing e em agência de comunicação nas áreas de atendimento, pesquisa e planejamento publicitário. Atuou como Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS) nas áreas de Gestão de Negócios, Marketing e Metodologia do Trabalho Científico nos cursos técnicos e, atualmente, leciona na graduação das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) na área de Comunicação e Marketing, e na graduação e pós-graduação da Universidade do Sagrado Coração (USC) nas áreas de Comunicação e Publicidade, Gestão e Marketing e Metodologia do Trabalho Científico, além de ter integrado o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade como professora conteudista em nível de pós-graduação. Também é coordenadora do curso de pós-graduação de Marketing Digital da USC. Sua área de atuação e de pesquisa incluem as temáticas de Comunicação Organizacional, Planejamento e Gestão, Marketing e Comportamento do Consumidor, Mídia e Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Assistida por Televisão Digital, Educação a Distância, Educação Superior e Gestão e Política Educacional.
Tempo de casa 4 Anos e 6 Meses
Titulação Doutorado
Currículo Lattes
Qualificação Dr. Rodrigo Holdschip, Doutor em Design (2015) pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Mestre em Design (2008) pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?, Bacharel em Desenho Industrial (2003) pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?. Técnico em Artes Gráficas (1998) pela Escola SENAI Theobaldo de Nigris. Possui experiência como docente e profissional nas áreas de produção gráfica e design gráfico, atuando principalmente em pré-impressão e como designer gráfico no desenvolvimento de projetos de identidade visual corporativa e programação visual de materiais promocionais, editoriais e cartotécnicos. Atualmente é docente nos cursos de Comunicação e Design da Universidade do Sagrado Coração - USC.
Tempo de casa 2 Anos e 9 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação da FAAC/Unesp (2014). Graduada em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sagrado Coração (2009). Técnica em Informática pelo CTI/Unesp (2005). Docente da Universidade do Sagrado Coração nos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo e Design. Atua principalmente com os seguintes temas: tecnologias da informação e comunicação, internet, marketing digital, direito à informação, governo eletrônico, democracia digital e portais de serviços eletrônicos de governo.
Tempo de casa 3 Anos e 4 Meses
Titulação Mestrado
Currículo Lattes
Qualificação Cursando Doutorado em Comunicação pela UNESP, possui mestrado em Comunicação pela UNESP (2012) e graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade Sagrado Coração (2005). Atualmente é coordenador do curso de Publicidade e Propaganda e docente da Universidade Sagrado Coração nos cursos de Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos Teóricos da Comunicação, Criação e Produção em Multimídias, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado, Redação Publicitária e Criação e Produção Gráfica e Publicitária. É coordenador do projeto de extensão: Agência Experimental de Publicidade e Propaganda - G-15, integrante do programa de extensão em Comunicação 3.0 da USC. É pesquisador do GPECOM - Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade..
Tempo de casa 11 Anos e 3 Meses

Recursos Disponíveis

Espaços Específicos

Espaços Comuns



Atividades do Curso

  • Aulas teóricas e práticas;
  • Projetos de Extensão;
  • Participação no Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade: reflexões teóricas e práticas;


Você Sabia?

O Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade – GPECOM, que conta com a participação de professores, estudantes e ex-alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas, lançou seu primeiro livro no ano de 2013 intitulado: Comunicação, Mídia e Sociedade: reflexões teóricas e práticas.

O egresso do curso de Publicidade e Propaganda terá condições de atuar em diversas frentes no segmento da comunicação.

Estará apto a desenvolver propagandas em veículos impressos, eletrônicos e digitais, podendo especializar-se em setores de produção como fotografia, cinema, produção gráfica, ilustração, rádio, TV e WEB.

Terá ainda inúmeras possibilidades de ação junto aos veículos de comunicação ou mesmo trabalhando diretamente com os anunciantes em setores específicos das empresas, voltados aos assuntos de comunicação, marketing e políticas de relacionamento.

O profissional de Publicidade e Propaganda tem como sua principal missão a construção e a manutenção de marcas de valor nos mercados em que atua. Para isso, os resultados se dão através do planejamento estratégico, da solução adequada e criatividade das mensagens, da correta utilização dos veículos de comunicação e do melhor rendimento da verba dos anunciantes. As técnicas, ferramentas e mecanismos utilizados para alcançar tais resultados, aliados a uma formação humanista e cidadã são a base do curso de Publicidade e Propaganda da USC.


Informações Adicionais

  • Os cursos de Graduação ministrados pela Universidade do Sagrado Coração, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, estão distribuídos e valorados em Edital de Fixação de Encargos Educacionais publicado.
  • Os valores das mensalidades estão sujeitos aos reajustes, conforme contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ficando assegurada a possibilidade de alteração de valores que visem preservar o equilíbrio contratual, caso qualquer mudança legislativa ou normativa, editada pelo Poder Público, altere a equação econômico-financeira da Instituição de Ensino.
  • A configuração formal do ato de matrícula se dá após o aceite e adesão aos termos do contrato pela internet, no portal do aluno (www.usc.br), e condicionada à confirmação do pagamento da primeira parcela da semestralidade no prazo de matrícula.
  • Os boletos de pagamento não serão enviados por correios, e deverão ser acessados e impressos, mensalmente através do portal do aluno (www.usc.br), ícone financeiro, ou solicitar através dos meios de comunicação da USC.
  • O aluno calouro desistente que rescindir o contrato em até 07 (sete) dias corridos após o início das aulas, terá retida a importância equivalente a 20% da primeira parcela da semestralidade.
  • No caso de rescisão do contrato, por estudantes veteranos (alunos que não sejam calouros), em qualquer tempo após a matrícula, ou por calouros, após o prazo mencionado no Edital de Fixação de Encargos Educacionais, independentemente de origem ou iniciativa; implica na obrigatoriedade de liquidar o valor da parcela com vencimento no mês da formalização do pedido, além de arcar com a multa contratual compensatória equivalente a 20% do valor total das parcelas vincendas no semestre e com eventuais pendências financeiras que possuir junto à USC; considerando-se devida a multa no ato da formalização do requerimento e, corrigidos conforme Edital.
  • A ausência às aulas, o abandono do curso ou a interrupção de frequência por parte do estudante contratante não o exime do dever de efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas até à formalização do afastamento, exclusivamente, através de requerimento escrito à Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade, não se admitindo outra forma para tanto. 

Mensalidades

   O valor da mensalidade será correspondente à divisão do valor da semestralidade por seis (06) parcelas mensais e consecutivas, cujo vencimento será todo dia 08 (oito) de cada mês, nos termos e modo do Edital de Fixação de Normas e Encargos Educacionais.

  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, o estudante perderá eventuais descontos concedidos pela Universidade, e o valor será acrescido de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor vencido, juros de mora de 0,033% ao dia e correção monetária medida pelo IGP-M/FGV.
  • Não estão inclusos no valor da semestralidade dos cursos: o fornecimento de material didático de uso individual do estudante; estudos de adaptação; regime de orientação; recuperação; cursos de extensão; congressos e similares; provas especiais; declarações; certidões; diploma; histórico escolar; documentos para transferência; alimentação; participação em formatura solene; transporte escolar; viagens de estudo; serviços facultativos ou extraordinários e de biblioteca, que, quando oferecidos, terão seus respectivos valores divulgados pela Universidade e poderão ser acrescidos no boleto de pagamento da mensalidade subsequente.

Aproveitamento de Estudos ou alterações na carga horária oferecida

  • O estudante que cursar carga horária menor do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por motivo de aproveitamento de estudos ou por cursar as últimas disciplinas para integralização do seu currículo, após o prazo mínimo para término do curso, efetuará o pagamento proporcional da mensalidade, de acordo com a carga horária das disciplinas matriculadas.
  • O estudante que cursar carga horária maior do que a prevista para o semestre na matriz curricular do curso, por acrescentar disciplinas em regime de dependência, terá acrescido na mensalidade o valor proporcional referente à carga horária excedente. As demais informações acadêmicas e financeiras de cursos seriados estão disponibilizadas em atos normativos que poderão ser consultados no portal do aluno.
  • Demais disposições, tal como, forma de cursar disciplinas reprovadas, disciplinas optativas, disciplinas eletivas e matrícula especial, deverão observar a Normativa Conjunta PRAC/PRAD n. 01/2012, de 28 de setembro de 2012, que passa a fazer parte integrante e indissociável deste contrato, estando, inclusive à disposição de eventuais interessados na Secretaria da Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade. 

Desistência- Transferência - Trancamento de Matrícula

– A desistência, a transferência e o trancamento de matrícula são considerados hipóteses de rescisão ao contrato de prestação de serviços, sujeitas à aplicação de multa contratual.

  • A não formalização do cancelamento ou trancamento de matrícula (o que caracteriza abandono do curso) não desobriga o contratante ao pagamento da semestralidade conforme o requerido em matrícula ou até a formalização do desligamento.
  • Na hipótese de transferência de matrícula para outra Instituição, estando o acadêmico em débito, a Universidade, após providências de cobrança administrativa ou extrajudicial, poderá ajuizar a competente medida judicial e tomar outras medidas legais compatíveis, independente do período letivo.

PROUNI

Para alunos Bolsistas do ProUni, o valor da Bolsa de estudos, corresponde a:

- Bolsistas Integrais: 100% do valor da mensalidade

- Bolsistas Parciais: 50 % do valor da mensalidade

Requisitos para ser Bolsista do Prouni: Consulte o site http://prouniportal.mec.gov.br/                                                                                                                        

Geral

O Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda tem como objetivo a formação de um profissional consciente da realidade em que vive, conhecedor das diversas áreas da comunicação de maneira teórica, técnica e prática

Específicos

  • Atuar, utilizando seu potencial criador em benefício da sociedade de forma crítica e transformadora.
  • Pesquisar, planejar, criar, produzir, veicular e avaliar resultados de anúncios e campanhas publicitárias institucionais e promocionais, conduzindo tais atividades de forma ética e humanista.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof. M.e Vitor Pachioni Brumatti Currículo Lattes

(14)2107-7255

publicidade@usc.br

VISITE AS REDES SOCIAIS DESTE CURSO

Facebook   Instagram

Data da última atualização: 25/04/2018.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2018 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro