Publicidade e Propaganda

Titulação: Bacharel

Duração: 4 anos

Lançamento: 1998

Período: Noturno

Reconhecimento: Renovado Reconhecimento - Portaria MEC - Nº 272 de 03/04/2017 Avaliação do MEC: Nota 3

Sobre o Curso

O curso de Publicidade e propaganda tem como característica principal ser dinâmico e possibilitar uma ampla área de atuação para o profissional. Trabalha tanto o desenvolvimento de competências conceituais, como também estratégicas em seus estudantes, permitindo assim a atuação em agências de propaganda, veículos de comunicação, fornecedores, anunciantes e também na área acadêmica.

Na USC, o curso procura abordar, desde o início, a teoria e a prática de forma integrada e contínua, possibilitando ao estudante conhecer as diversas possibilidades de atuação e aprofundar os estudos de acordo com seus interesses e afinidades.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Comunicação e Expressão 72 Horas
Fundamentos Teóricos da Comunicação 72 Horas
Legislação em Comunicação 72 Horas
Tecnologias da Informação e da Comunicação 72 Horas
Teoria e Técnica em Publicidade e Propaganda 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Antropologia Cultural 72 Horas
Criação em Publicidade e Propaganda 72 Horas
Métodos e Técnicas da Pesquisa 72 Horas
Processos e Produção Gráfica 72 Horas
Teorias da Comunicação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Direção de Arte 72 Horas
Ética e Cultura Religiosa 72 Horas
Fotografia na Publicidade 72 Horas
Gestão de Marcas 72 Horas
Produção Sonora em Publicidade 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Eletiva I 72 Horas
Estágio I 100 Horas
Gestão de Relacionamento com o Cliente 36 Horas
Pesq. de Prática em Publicidade e Propaganda I 36 Horas
Princípios de Marketing 72 Horas
Produção Audiovisual em Publicidade 72 Horas
Redação Publicitária 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Comportamento do Consumidor 72 Horas
Eletiva II 72 Horas
Estágio II 100 Horas
Pesq. de Prática em Publicidade e Propaganda II 36 Horas
Planejamento em Publicidade 72 Horas
Tópicos Avançados em Marketing 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Eletiva III 72 Horas
Empreendedorismo 72 Horas
Mídia 72 Horas
Pesquisa de Marketing 72 Horas
Sociologia da Comunicação 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Estética e Semiótica 72 Horas
Produção Digital em Publicidade 72 Horas
Projeto de Pesquisa em Publicidade 72 Horas
Sociologia da Responsabilidade Social 72 Horas
Disciplina Carga Horária
Agência Experimental em Publicidade e Propaganda 72 Horas
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 172 Horas
Comunicação e Política 36 Horas
Ética Profissional na Publicidade e Propaganda 36 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso 72 Horas

Recursos Disponíveis

  • TV Acadêmica
  • Estúdio Fotográfico
  • Laboratório de Foto
  • Ambiente Multidisciplinar em Comunicação
  • Laboratório Multimídia
  • Laboratório de Rádio
  • Anfiteatros
  • Auditórios
  • Biblioteca
  • Estacionamento
  • Laboratórios Móveis de Informática
  • Laboratórios de Informática
  • Lanchonetes
  • Núcleo de Pesquisa e História da Universidade do Sagrado Coração – NUPHIS
  • Quadra poliesportiva
  • Rede Wireless
  • Restaurante
  • Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia e computador
  • SIAGE
  • Teatro Veritas



Atividades do Curso

  • Aulas teóricas e práticas;
  • Projetos de Extensão;
  • Participação no Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade: reflexões teóricas e práticas;


Você Sabia?

O Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade – GPECOM, que conta com a participação de professores, estudantes e ex-alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas, lançou seu primeiro livro no ano de 2013 intitulado: Comunicação, Mídia e Sociedade: reflexões teóricas e práticas.

O egresso do curso de Publicidade e Propaganda terá condições de atuar em diversas frentes no segmento da comunicação.

Estará apto a desenvolver propagandas em veículos impressos, eletrônicos e digitais, podendo especializar-se em setores de produção como fotografia, cinema, produção gráfica, ilustração, rádio, TV e WEB.

Terá ainda inúmeras possibilidades de ação junto aos veículos de comunicação ou mesmo trabalhando diretamente com os anunciantes em setores específicos das empresas, voltados aos assuntos de comunicação, marketing e políticas de relacionamento.

O profissional de Publicidade e Propaganda tem como sua principal missão a construção e a manutenção de marcas de valor nos mercados em que atua. Para isso, os resultados se dão através do planejamento estratégico, da solução adequada e criatividade das mensagens, da correta utilização dos veículos de comunicação e do melhor rendimento da verba dos anunciantes. As técnicas, ferramentas e mecanismos utilizados para alcançar tais resultados, aliados a uma formação humanista e cidadã são a base do curso de Publicidade e Propaganda da USC.


Informações Adicionais

Geral

O Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda tem como objetivo a formação de um profissional consciente da realidade em que vive, conhecedor das diversas áreas da comunicação de maneira teórica, técnica e prática

Específicos

  • Atuar, utilizando seu potencial criador em benefício da sociedade de forma crítica e transformadora.
  • Pesquisar, planejar, criar, produzir, veicular e avaliar resultados de anúncios e campanhas publicitárias institucionais e promocionais, conduzindo tais atividades de forma ética e humanista.

O desempenho escolar é avaliado por meio do acompanhamento contínuo do estudante e dos resultados por ele obtidos nas provas parciais de avaliação de conhecimento, nos exercícios e atividades escolares ou outras formas de avaliação definidas pela universidade.

O aproveitamento em cada disciplina é obtido por meio de avaliações parciais ao longo do período letivo e avaliação final, expressando-se o resultado de cada avaliação em notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Para cada uma das avaliações parciais, são atribuídos pesos informados nos planos de ensino de cada disciplina.

Será considerado aprovado, independentemente de avaliações finais, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina e média ponderada das avaliações parciais igual ou superior a 7,0 (sete).

Deverá realizar a avaliação final o estudante que tiver obtido o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades da disciplina e média das avaliações maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor do que 7,0 (sete).

Nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios não haverá avaliação final, exceto se previsto no projeto pedagógico do curso, sendo aprovado o estudante que obtiver média das avaliações parciais, maior ou igual a 7,0 (sete).

Será aprovado o estudante que, submetendo-se à avaliação final, obtenha a média aritmética entre as avaliações parciais e a nota obtida na avaliação final, igual ou superior a 5,0 (cinco).

Será considerado reprovado o estudante que:
I. não obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento);
II. não obtiver média das avaliações parciais igual ou superior a 5,0 (cinco);
III. após a realização da avaliação final, não lograr média igual ou superior a 5,0 (cinco);
IV. nas disciplinas de caráter prático ou em estágios curriculares obrigatórios, não obtiver média das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete).

  • Ter concluído o Ensino Médio

Prof. M.e Vitor Pachioni Brumatti Currículo Lattes

(14)2107-7255

publicidade@usc.br

Data da última atualização: 21/08/2017.*informações sujeitas a alterações

Receba nossas notícias
USC - Sagrado Coração

(14) 2107-7000
(14) 99825-8771

© 2017 | USC - Universidade do Sagrado Coração. Todos os direitos reservados.

Site Seguro